terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bar Voga – Campinas


Difícil encontrar alguém de Campinas que não conhece o Bar Voga. Considerado um dos mais tradicionais bares é também reconhecido por ter o melhor pastel da cidade.
O bar funciona a todo vapor desde 1940 e é frequentado por todas as tribos, de engravatados a bicho-grilos, de estudantes a senhores de idade, e por ser tão despojado, acolhe a todos sem distinção.
Localizado no centro da cidade, o bar passou por uma recente reforma. Seu ambiente resume-se a um salão onde se encontra o balcão, a estufa e umas 15 mesas, e a calçada, que acomoda as mais disputadas mesas.
Por ser famoso pelos pastéis, é praticamente impossível passar pelo Voga e não dar uma paradinha, nem que seja para comer um só deles. Lógico que o impossível depois é ficar somente naquele pastel, pois são 18 sabores à disposição do cliente, além de outros salgados igualmente deliciosos e das 34 opções de lanches.

Lanche Roast-Beef Especial

Ao provar qualquer sabor escolhido, com sua massa sequinha e bem recheado, fica fácil entender de onde vem o sucesso do pastel. Cartazes espalhados pelas paredes, alertam para o fato de alguns sabores serem preparados com azeitonas com caroço.
Os garçons ficam no corre-corre e atendem diversas mesas ao mesmo tempo, e para satisfação dos clientes, os pedidos vão chegando mesa a mesa com muita rapidez.

Tradicional e delicioso pastel de carne

Dicas da Mi:
  • Pastel de Carne
  • Pastel de Palmito
  • Pastel de Calabresa com Queijo
  • Pastel de Gorgonzola, Requeijão e Queijo
  • Pastel Romeu e Julieta
  • Empadinha de Frango
  • Bolinho de Bacalhau
  • Lanche Pernil 2 Queijos (pernil, muçarela, provolone, tomate e orégano)
  • Lanche Roast-Beef Especial (roast-beef, milho inglês, muçarela, presunto e azeitona preta)
  • Lanche Calabresa (calabresa, muçarela e vinagrete)

Super recheado pastel de palmito

É muito comum ver o movimento de pessoas levando todos esses quitutes para casa, os quais são embrulhados cuidadosamente.
Há quem torça o nariz para o Voga, pelo fato de ser um boteco estilo “sujinho”, mas para mim o único ponto negativo, é a dificuldade para estacionar, pois na avenida é proibido e não há estacionamentos próximos, principalmente à noite.
Mas esse é um detalhe que não ofusca o brilho do velho e bom Bar Voga.

Bar Voga - $
Av. Anchieta, nº 35 – Centro
Campinas – SP
Tel (19) 3234-6988

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Patrocínio Kekanto


Há algumas semanas recebi um email me propondo um patrocínio para o Dicas da Mi.
Trata-se do site Kekanto, que funciona como um boca-a-boca online, onde os usuários avaliam estabelecimentos visitados e serviços utilizados. Baseados nessas opiniões, as pessoas podem ter uma idéia se determinado estabelecimento ou serviço vale a pena ou não.
O Kekanto funciona também como uma rede social, e seus usuários recebem atualizações de seus amigos e interagem uns com os outros, comentando e gostando de avaliações.
Com tamanho sucesso, já conta com mais de 6 milhões de pageviews/mês e mais de 180 mil usuários que recebem newsletters quinzenais.
Fiquei muito lisonjeada pelo meu Blog ter sido selecionado, devido ao conteúdo imparcial, qualidade e pelas experiências reais de consumo, segunto palavras da própria equipe.
É o Blog Dicas da Mi, ganhando cada vez mais espaço e agora com patrocinador Kekanto!

http://www.kekanto.com.br/





segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bisteca do Caipirinha – Tatuí


Essa cobertura é mais uma indicação do amigo Gustavo Totina, que depois de explicar em detalhes e afirmar que eu iria amar um certo restaurante, fui conferir.
Trata-se do tradicional Restaurante Bisteca do Caipirinha, localizado na pequena cidade de Tatuí, e que atrai clientes do Brasil inteiro.
Instalado em um grande sobrado de esquina, o restaurante abriu as portas em 1981. Na parte superior fica a residência de seu Ataíde, que gosta mesmo é de ser chamado por Caipirinha.

Recordações

Ele me contou que o segredo de seu sucesso, é oferecer o que ele sabe fazer de melhor: bistecas fritas. No começo, há mais de 60 anos e em outro endereço, confessou que sua comida era meio sem graça. Mas depois que comprou grandes frigideiras e passou a fritar as carnes e usar bastante tempero caseiro, sua comida ganhou fama e até já apareceu na televisão, disse ele todo orgulhoso. Detalhe que as frigideiras utilizadas no restaurante, são as mesmas desde 1965.

As tradicionais frigideiras do Caipirinha

Hoje em dia, a família dá conta do recado na cozinha e também do atendimento, enquanto o Caipirinha recebe seus clientes, sentadinho na porta do restaurante, sempre com um sorriso no rosto e uma boa história para contar desses seus 80 anos de vida.
O restaurante é uma verdadeira viagem no tempo. Um amplo salão com azulejos desenhados, mesas de fórmica e cadeiras de plástico daquelas bem antigas. O fogão é igual ao que minha avó tinha e muitos quadros de clientes decoram as paredes, com fotos inclusive de famosos, como Olivier Anquier, Vera Holtz, Zezé Motta, Bira (do Jô), entre outros.

Arroz e feijão à vontade, servidos no bom e velho fogão azul e branco

A simplicidade é tamanha, que nem cardápio o restaurante tem, e para ser sincera, ninguém sente falta dele. As moças que atendem às mesas, oferecem rapidamente as opções: bisteca de boi, bisteca de porco ou filé de frango, que pode ser simples, acebolado, à milanesa ou com queijo. Tudo muito light, do jeito que nosso cardiologista recomenda.
Escolhida sua carne, logo a garçonete já pergunta se vão querer ovo frio, mole ou duro, e quantos. Gente, é muita comida!!!

Pimentas da casa

De entrada, é servida uma bela salada de tomate com cebola (ou seria de cebola com tomate?), acompanhada de pão francês fatiado. Deliciosamente preparados com carinho, os tomates são cortados em fatias grossas, cobertos com muita cebola temperada com limão, vinagre, sal, azeite e pimenta do reino. Um segredinho da casa, que a filha do Caipirinha revelou, é levar a cebola ao freezer por algumas horas para que elas fiquem mais suaves.

Deliciosa salada de tomate com cebola e seu tempero especial

O maravilhoso feijão e o arroz, ficam dispostos no charmoso e antigo fogão azul e branco, e pode se servir à vontade. Ao lado, em uma mesa, ainda tem farofa, pão francês e a deliciosa pimenta da casa.
Quando a carne chega à mesa, é comum as pessoas acharem que o prato é para duas pessoas, mas na realidade é bem caprichado mesmo e individual. A carne é macia, suculenta e muito saborosa.

Suculenta bisteca de boi acebolada

Dicas da Mi:
  • Salada de Tomate com Cebola
  • Bisteca de Boi Acebolada
  • Rabinho
  • Arroz e Feijão
  • Ovo Frito
  • Pudim de Leite
  • Bombocado
Rabinho (retalhos de carne bem temperadinhos)

Rabinho acebolado

Uma boa dica é pedir um prato de rabinho, que são os retalhos da carne pedida. Muito saborosos, fizeram sucesso na mesa.
As sobremesas (pudim de leite e bombocado) também tem fama de serem deliciosas. Após o almoço, o café e o bombocado se tornam uma dupla perfeita. O bombocado é tão delicioso que vale a pena levar uma caixa para casa.

Bombocado e café, irresistíveis

Famoso pudim de leite da casa

O movimento do restaurante é intenso mesmo nos dias de semana, e nos fins de semana costuma ter fila, mas é daquelas que vale muito a pena. Sorte mesmo dos moradores da cidade que podem degustar de todas as delícias servidas por lá o dia que bem entenderem.
Acredito que muita gente que esteja lendo agora, possa achar sem graça a ideia de sair de casa no fim de semana, pegar estrada e comer feijão, arroz, ovo frito, salada de tomate e bisteca. Mas só quem conhece o Restaurante Bisteca do Caipirinha sabe que há um prazer enorme nisso. Vale lembrar que essa deliciosa refeição, pode ser acompanhada da Tuiubaína Vieira!

Proteção de Nossa Senhora Aparecida e
uma pinguinha para abrir o apetite

Gostei muito de ter conhecido o restaurante e mais ainda por ter conhecido e conversado com o carismático Caipirinha e seus lindos olhos azuis. Só fiquei triste porque ao procurá-lo para tirar uma foto para postar aqui no Blog, ele já tinha subido para tirar o cochilo da tarde.
Uma pena, mas vale de pretexto para voltar em breve e tirar um “rrretrato”, como ele mesmo disse.
E já ia me esquecendo, para não perder viagem, aviso que o restaurante não abre aos domingos (agora abre aos domingos também - OBA!!! informação atualizada em 2017).
Parabéns a essa família tão dedicada, e muita saúde e sucesso ao Caipirinha.



Bisteca do Caipirinha - $$
Rua do Cruzeiro, nº 954
Tatuí - SP
Tel (15) 3259-1557
https://www.facebook.com/Bisteca-Do-Caipirinha-284672768259445/

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nasai Japanese Food - Campinas (FECHOU)



Depois do sucesso de sua 1ª unidade em Alphaville - São Paulo, foi inaugurado em Campinas, em outubro de 2010, o Nasai Japanese Food.
Sob o comando de Kazuo, com 11 anos de experiência na gastronomia oriental, o Nasai trouxe uma proposta inovadora, oferecendo pratos fantásticos de criação própria e também os tradicionais da culinária japonesa.
Estrategicamente localizado no ponto mais badalado do Cambuí, o restaurante tem uma decoração requintada e agradável, em tons escuros, com iluminação baixa, mesas de madeira e vime bem distribuídas, um belo paisagismo, um charmosíssimo lounge, além das atrativas mesas na calçada.
No cardápio há uma infinidade de opções entre combinados, temakis, festivais, drinks e sobremesas.

Saquerinhas de lichia e de kiwi

A grande atração da casa é o Festival à Nasai, que oferece 90% dos pratos do cardápio e é composto por entradas como uramakis, temakis, sashimis, hossomakis, robatas, guiosas e por pratos quentes como tempurá de legumes, yakisoba, tepanyaki, encerrando com cinco deliciosas opções de sobremesas, como banana flambada, creme de papaia entre outros. No Festival, o cliente pode escolher entre a opção que inclui ou não pratos com camarão.

Uramaki Ebi Tem

Dicas da Mi:
  • Uramaki Ebi Tem (enrolado com arroz por fora, recheado de camarão empanado)
  • Risoto de Shimeji com Camarões (puxado ao creme de leite)
  • Ebi Nasai (arroz japonês, com creme de leite, shimeji, molho tarê e 4 camarões grandes)
  • Yakisoba Nasai (com frutos do mar)
  • Carpaccio de Salmão (fatias bem finas de salmão, temperado com ervas finas, limão siciliano e azeite)
  • Combinado Umai 47 peças (20 sashimis de peixes variados - atum, salmão ou peixe branco - 6 negui shake, 8 Niguirirs, 4 Spicy Roll, 4 Male Roll e 5 Uramaki Ebi Tem)
  • Festival à Nasai

Combinado 47 peças

Os pratos além de deliciosos são lindos, servidos como uma obra de arte. Realmente podemos perceber que há algo diferenciado e inovador nos itens oferecidos.
O atendimento é cordial, rápido e eficiente.
Nasai é uma palavra utilizada para trazer tranquilidade e confirmar o que há de bom.
Sendo assim, confirmo que a casa é um sucesso e não vejo a hora de voltar.

Parabéns à equipe de sushiman

Nasai Japanese Food - $$$
Rua Dr. Emilio Ribas, nº 906 – Cambuí
Campinas – SP
Tel (19) 3252-6808
http://www.nasai.com.br/

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cantina Romanos - Campinas


Inaugurada em 1998, a Cantina Romanos é um pedacinho da Itália no Cambuí, com seu amplo espaço, dividido em 4 ambientes, e uma área externa, com um lindo e tranquilo jardim de inverno.
Em um ambiente agradável e aconchegante, logo de entrada, podemos ver a adega climatizada.
A decoração é rústica-sofisticada, com paredes de tijolinho, quadros com paisagens da Itália, prateleiras com azeites e garrafas de vinhos, embutidos pendurados, além das bem montadas mesas de frios e queijos.
O grande destaque da cantina, é a produção artesanal das massas e pães, feita no próprio local, assim como a carta de vinho, com 200 rótulos.
O cardápio oferece divinas massas, muito bem elaboradas, além de peixes, frutos do mar, aves e carnes. Há ainda um cardápio à parte, de pizzas, o qual tem grande saída no sistema delivery.
O atendimento é muito cordial e o tempo de espera dos pratos passa voando.

Mesa de queijos e frios

Dicas da Mi:
  • Salada Firenze (rúcula, presunto parma, tomate seco, muçarela de búfala, tomate caqui e torradas de pão italiano)
  • Nhoque Romano (ao molhos sugo e branco, com cogumelo-de-paris, cubos de filé-mignon flambados ao conhaque, bacon, catupiry e muçarela, gratinado com parmesão)
  • Manicaretti (recheado com presunto, queijo prato, champignon e funghi, ao molho branco e bolonhesa, gratinado com parmesão)
  • Garganelli Alla George (com camarões flambados ao cognac, com molho branco, catupiry, gratinado com parmesão)
  • Risotti Speciali Alla Marinara (camarões, polvo, lula, marisco, vôngole, tomate casse e molho napolitano)
  • Mousse de Chocolate Branco e Amargo (com sorvete de creme e calda de abacaxi)

Divino Maricaretti

As massas realmente são deliciosas e servem bem duas pessoas. O movimento da casa é grande, e caso queira comemorar uma data especial, é recomendável que se faça reserva, pois as filas são constantes, mesmo em dias de semana.
No horário de almoço, a cantina é muito procurada, com seus pratos executivos a preços mais acessíveis.
A rosticeria da Romanos também é um sucesso, onde você pode levar para casa, delícias como as massas fresquinhas, molhos, ante-pastos, tortas e pães.
O slogan da casa é perfeito: "É sofisticado. É gostoso. É Romanos".

Petiscos deliciosos

Cantina Romanos - $$$
Rua Coronel Silva Teles, nº 620 – Cambuí
Campinas – SP
Tel (19) 3254-5858

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Rancho do Pescador - Campinas


Sempre ouvi falar muito bem do Rancho do Pescador, que é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, mas nunca tinha tido a oportunidade de ir. Até o dia em que um amigo me falou que estava quase doente para comer uma bela caldeirada, e como sei que a de lá é muito famosa, pensei: essa é a hora!
Para quem não mora nas redondezas, chegar lá é quase uma viagem, mas garanto que vale muito a pena.
A especialidade da casa são os peixes e os frutos do mar, e à frente da belíssima cozinha, está o casal Gideone e Luciana, que juntos elaboram e preparam os pratos divinamente bem, com produtos de qualidade.
Na casa que pertence à família desde 1958 , o restaurante foi inaugurado em 1998 e mantiveram as características do imóvel, como o piso e o quadro pintado a óleo na parede de um dos ambientes.
Com uma bela varanda logo na entrada, um salão interno e um amplo e charmoso quintal, as mesas são bem distribuídas, e dependendo do clima e da disponibilidade, é só escolher onde se acomodar. Nas paredes, podemos perceber o carinho de amigos e clientes, que deixaram registrados momentos de alegria, assim como diversas fotos de famosos no mural da casa.

Salada de acelga no capricho

Fomos muito bem recepcionados pela família Buffo, que sempre passava pela nossa mesa, para ver se estava tudo de acordo.
Para enganar a fome enquanto o pedido não vem, o couvert de entrada é maravilhoso (tanto que nem deu tempo de tirar uma foto) e é composto por antepasto de berinjela, cebolete e pasta de alho, acompanhados de pãozinho crocante.

Dicas da Mi:

  • Caldeirada de Frutos do Mar (marisco, lula, polvo, camarão e peixe, acompanhado de arroz e pirão)
  • Abadejo a Paraty (abadejo grelhado, acompanhado de arroz à grega, batata sauté, palmito, cebola e ervilha refogados na manteiga)
  • Moqueca de Abadejo com Camarão (abadejo, camarão, leite de coco,cebola, tomate, pimentão, azeite de dendê, acompanhado de arroz e pirão)
  • Abadejo do Rancho (abadejo na manteiga, preparado com cebola, camarão descascado, creme leite fresco e especiarias, gratinado com queijo e aspargo, batatas fritas, acompanhado de arroz)
  • Bobó de Camarão (camarão ao molho de tomate, azeite de dendê, leite de coco, purê de mandioca, pimentão e cebola, acompanhado de arroz)
  • Porção de Lula a Dorê
  • Salada de Acelga
  • Banana Flambada (acompanhada de sorvete de creme)

Maravilhosa Caldeirada
Os pratos são muito bem servidos e maravilhosamente saborosos. O restaurante possui espaço para a molecada brincar e realiza eventos musicais, almoços especiais, encontros de motos, etc.
Para agitar ainda mais, o restaurante fechou literalmente uma parceria de peso, com o famoso Twin, figura carismática e conhecedora do assunto.
Com certeza o Rancho do Pescador faz jus a sua fama e é daqueles restaurantes que a gente não vê a hora de voltar.

Banana Flambada

Rancho do Pescador - $$
Av. das Amoreiras, nº 7.432 - Jardim Santa Terezinha
Campinas - SP
Tel (19) 3225-7046
http://www.ranchodopescador.com.br/