segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cantina do Zuza – Campinas


Por incrível que pareça, eu ainda não conhecia a Cantina do Zuza. Meu marido sempre almoçava lá e me contava sobre os bem servidos pratos do dia-a-dia.
Depois, recebi um e-mail do leitor Silvio, indicando o local. Então estava mais do que na hora de conferir.
Finalmente, fui lá conhecer e hoje escrevo para vocês.


A tradicional Cantina do Zuza está instalada em um casarão antigo de esquina no Bosque, é está aberta desde 1996.
Zuza abriu sua cantina por gostar de cozinhar para seus amigos e logo a cantina ficou conhecida pela qualidade e sabor da comida caseira.
Há seis anos, a cantina está sob nova direção, mas o nome foi mantido para não fugir das origens. Hoje os irmãos Fabiana e Elias comandam a casa da mesma forma como sempre foi, sem alteração de cardápio ou padrão de atendimento.
Dividido em dois ambientes o casarão costuma ter todas as mesas lotadas, a qualquer dia da semana. O salão interno é bem arejado e as mesas são bem distribuídas. Na varanda, o clima é mais descontraído e as mesas são bem concorridas.
Nas paredes, diversas tabuletas sugerem algumas opções de pratos.

De entrada, salada de rúcula com cebola

No cardápio, comida caseira para todos os gostos, com saladas, porções, carne, frango, peixe e o tradicional omelete, o qual vi em muitas mesas. Tudo sempre acompanhado de feijão, arroz e salada de rúcula.
Alguns pratos são servidos todos os dias e há também um menu especial com dez deliciosas opções para cada dia da semana.
A especialidade da casa é o famoso Bifão do Zuza, que consiste em um suculento bife de contra-filé coberto de muito alho frito e cortado em lâminas.


Famoso Bifão do Zuza
  Dicas da Mi:
  • Salada do Zuza (rúcula, muçarela de búfala, palmito, tomate e azeitona)
  • Bifão do Zuza (contra-filé com alho, arroz, feijão e salada de rúcula)
  • Feijoada Completa
  • Bife a Parmegiana (acompanha arroz, fritas e salada)
  • Omelete Tradicional (um belo omelete, acompanhado de arroz, feijão e salada de alface e tomate)
  • Sobremesa (doces caseiros, como pudim de leite, bolo de chocolate e mousse de chocolate)

Arroz e feijão de acompanhamento


Lógico que em todos os dias, as demais opções são de dar água na boca, mas para ter uma idéia da diversidade, destaco na segunda-feira o virado à paulista, na terça a maminha à moda da casa, na quarta a vaca atolada, na quinta o pimentão recheado, na sexta a rabada com polenta e no sábado a tradicional feijoada.
Como era minha primeira visita, obviamente escolhi o Bifão do Zuza, que sinceramente não dei conta de comer, para alegria do meu marido que arrematou o bifão. A carne veio macia e no ponto solicitado. Realmente uma comidinha caseira de primeira.

Conhece aquele pudim de leite da vovó?

Para beber, a cerveja estava super gelada e tudo foi servido muito rápido.
Fomos muito bem atendidos pelo gentil sr. José Roberto e percebi que assim como ele, todos os garçons trabalham alegres e de bem com a vida.
Para encerrar a refeição, pedimos um pudim de leite que estava delicioso.
A conta é encerrada na mesa mas deve ser acertada no caixa, onde uma fila costuma se formar. E foi no caixa que eu soube que os doces são carinhosamente preparados pela mãe dos proprietários, a Dona Cleusa, que além da ótima mão, trabalha no caixa passando a régua.

Tradição e sucesso
Procure não chegar nos horários de pico, pois as filas são constantes.
A casa abre de segunda a sábado, das 11:00 às 15:00 horas e aceita cartões.
Mesmo sem o Zuza, a Cantina continua um sucesso, e a grande novidade é a abertura de uma segunda unidade, recém-inaugurada no bairro Guanabara, a qual em breve estarei visitando. E é fato que o bom e velho Zuza não conseguiu ficar muito tempo afastado do seu público, e hoje comanda um outro negócio, mas ai já é uma outra história...




Cantina do Zuza - $$
Rua Uruguaiana, nº 635 – Bosque
Campinas – SP
Tel (19) 3232-4894
www.cantinadozuza.com.br

2 comentários: