segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sinfonia Bar – Campinas


Com vinte anos de funcionamento, o Sinfonia Bar possui uma clientela diversificada, como estudantes, casais, grupos de amigos, além de receber muitos turistas gringos, devido aos hotéis nas proximidades.
O bar está instalado em uma das mais tradicionais esquinas do Cambuí, em frente ao Centro de Convivência Cultural (CCC) e seu nome é uma homenagem aos músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas, que costumam frequentar o local após os ensaios, antes de ficarem sem casa, já que atualmente o CCC encontra-se interditado.
Seu espaço é pequeno e muito agradável, dividido em um salão interno e uma gostosa varanda, meu local preferido.
O apetitoso cardápio, possui diversos itens de lanches, porções e pizzas.
A maior procura é pelo rodízio de pizzas com 19 sabores, incluindo deliciosas pizzas doces.
O atendimento é feito pelo proprietário Eduardo, que simpático e atencioso, dispensa o serviço de garçons e realiza o serviço sozinho. Além de dar muito bem conta do recado, ainda consegue bater um papo com os clientes e conhecê-los um pouco mais.

Sabores diversos do Rodízio de Pizza


Dicas da Mi:
  • Especial Mignon com Fritas (mignon, queijo, azeitona preta e vinagrete)
  • Gratinado Convivência (mignon, provolone, muçarela e molho picante)
  • Especial Linguiça com Fritas (linguiça, queijo, azeitona preta e vinagrete)
  • Porção de Contra-Filé com Catupiry
  • Rodízio de Pizzas

Linda pintura do Sinfonia Bar

O bar é uma ótima opção para as noites quentes, pois a esquina é daquelas onde literalmente o vento faz a curva e a cerveja é sempre gelada, seja qual for a marca escolhida.
Atualmente o bar aposta no rodízio de pizzas, que de 2ª a 5ª tem um valor bem em conta. De 6ª e sábado o valor sofre uma alteração, mas ainda assim vale a pena.
E no Sinfonia não tem miséria não, as pizzas são servidas até o cliente jogar a toalha. Aconselho reservar um espaço para encerrar a noite com a deliciosa pizza de banana, servida com bastante leite condensado.


Sinfonia Bar  -  $$
Rua General Osório, nº 1.609 - Cambuí
Campinas – SP

Tel (19) 9286-5873

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Osteria Salvatore – Campinas


A família Salvatore trouxe para Campinas um pedacinho da Itália. Com quatro anos de existência, esse tesouro fica escondidinho no Parque Industrial, um dos bairros mais antigos de Campinas.
Trata-se da Osteria Salvatore, que há tempos eu desejava conhecer.
Osterias são estabelecimentos simples, onde a família trabalha unida para servir refeições, cafés, além de reunir os amigos, sempre em clima de festa.

Deliciosa e estupidamente gelada Karavelle

Instalada na casa da Nonna da família, a osteria é simplesmente um lugar ímpar. Possui uma energia contagiante, decoração rústica e um tanto curiosa. Os móveis não seguem nenhum estilo, pois as mesas, cadeiras e quadros são completamente diferentes uns dos outros.
Em cada canto da casa existe um objeto decorando o local e assim, pode-se perder horas observando a casa e com certeza muitos detalhes passarão desapercebidos.
Um belo piano está à disposição daquele que quiser expor seus dotes musicais, assim como uma grande coleção de vinil pode ser tocada a escolha do cliente.

Bruschettas de Aliche

No comando da casa, está a filha de Salvatore, Julia, que nos recebeu muitíssimo bem. Mesmo sem reservas, ela nos arrumou um cantinho mais que perfeito e ainda tivemos a oportunidade de bater um bom papo e conhecer um pouco mais do local.
Para dar início aos trabalhos, nos ofereceu uma pinguinha produzida na fazenda de sua família, que de tão gostosa nem deu tempo de tirar uma foto.
O cardápio é muito apetitoso e castiga qualquer cristão. O responsável por todas as iguarias é o simpático Marcello, chef e marido de Julia.

Pizza Carpaccio

De entrada, os antepastos da casa fazem muito sucesso. São quinze tipos de bruschettas, sardelas e caponatas, além das saladas e porções diversas.
As pizzas são diferenciadas e especialmente saborosas. Como o próprio Marcello disse “não temos muitas opções, mas todas são elaboradas com carinho e ingredientes de primeira.”
Aceitando a sugestão de quem mais entende do assunto, pedimos os carros-chefe da casa: Pizza de Zucchine e da Fazenda (frango com ora-pro-nobis – uma hortaliça muito utilizada na culinária mineira).

Meia da Fazenda - Meia Zucchini

Dicas da Mi:

  • Bruschetta de Aliche
  • Pizza de Zucchine (muçarela, abobrinha italiana ao forno, tomate seco e parmesão)
  • Pizza da Fazenda (muçarela, frango desfiado refogado com ora-pro-nobis, tomate e catupiry)
  • Pizza de Champignon (muçarela, champignon, bacon, tomate e parmesão)
  • Pizza Catania (muçarela, alho frito, tomate e parmesão)
  • Pizza Romana (muçarela, aliche, cebola e tomate)
  • Pizza Carpaccio (molho de alcaparra, rúcula, finas fatias de carne e parmesão)

Meia Champignon - Meia Catania
Assim como tudo de bom que vimos na casa, o atendimento também foi impecável. Lucas e Lucia tomaram conta de nossa mesa, sempre alegres e gentis.
Posso dizer que foi uma noite pra lá de divertida, onde pudemos conhecer um lugar muito original, degustar uma pizza deliciosa, e tudo isso ao som dos Beetles, tocado ao vivo por um grupo de rapazes que mandaram muito bem.

Frequentadores bons de músicas alegram a noite

E se ainda não bastasse, todo dia 29 a Osteria prepara o tradicional Nhoque da Fortuna, em uma noite muito especial.
A casa funciona de terça a sábado e não aceita cartões de crédito. Como o espaço é pequeno, é necessário fazer reserva as sextas e sábados. Para quem procura tranquilidade, sugiro ir durante a semana.
Enquanto escrevo esta matéria, me deu um certo receio em divulgar este lugar, pois a Osteria Salvatore é um daqueles achados que dá vontade de colocar numa redoma, pois como eu disse, tesouros existem e devem ser cuidados com carinho.

Decoração: de tudo um pouco

Osteria Salvatore - $$
Rua Francisco Antônio Pinto, nº 154 - Parque Industrial
Campinas – SP
Tel (19) 3272-1736

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bar de Vidro – Campinas


Em plena atividade desde 1965, o Bar de Vidro está sob nova direção há 3 anos, tendo a frente dos negócios o alegre Vandré, mais conhecido como Pirata. Sarrista por natureza, sua simpatia com certeza atrai novos clientes que juntando aos fiéis frequentadores, resulta em um bar sempre movimentado.
Típico botecão de bairro, situado numa esquina com suas convidativas mesas na calçada, o bar tem esse nome devido a ser todo envidraçado.

Bolinho de Alho Poró: Tem que fazer parte do cardápio!!!!

O cardápio também segue a “linha de vidro”, e seus lanches de destaque são batizados com nomes como vidraça, vitrô, vitrine, vitral, vidrado e vítreo.
Há ainda lanches tradicionais, hambúrgueres e porções, tudo especialmente delicioso e com um temperinho especial. Não esqueçam de pedir a pimentinha da casa, que na brincadeira eles chamam de vinagrete.


Pimenta da Casa: Não é para qualquer um

Para acompanhar a cerveja estupidamente gelada, além dos apetitosos itens oferecidos no cardápio, minha dica é perguntar ao Pirata qual o petisco do dia, pois sempre há uma novidade e uma invenção que caso agrade ao público, passa a fazer parte do cardápio.

Lanche Vítreo

Na primeira vez que fui ao bar, dei a sorte de experimentar um bolinho de alho poró simplesmente DIVINO, preparado pela mãe do Pirata e com receita de família guardada a sete chaves.
Em uma outra visita, foi a vez do incrível pastel de gorgonzola. Sorte minha que dessa vez tive direito ao repeteco.

Pastelzinho de Gorgonzola

Dicas da Mi:
  • Vidraça (pernil, provolone, azeitona verde, alho frito, alface e tomate)
  • Vitrine (picanha, queijo prato, champignon, shitake e rúcula)
  • Vítreo (linguiça, da casa, queijo prato, azeitona verde e rúcula)
  • Vidrado (contrafilé, queijo prato, azeitona preta, cebola, ovo e orégano)
  • Salada de Rúcula
  • Pastel de Gorgonzola
  • Bolinho de Bacalhau

Bolinho de Bacalhau

O bar é bem frequentado e ideal para quem procura relaxar num fim de tarde em um ambiente descontraído e com um ótimo astral.
Para quem acha que todo boteco é sujo, no Bar de Vidro as mesas estão sempre limpas, com seus guardanapos e pratos recolhidos com certa frequência, e seus banheiros são bem cuidados.


Salada de Rúcula

Após passar por uma reforma e participar do 1º Comida di Buteco, o bar ganhou maior credibilidade e movimento. As sextas e sábados, a parada é certa para motociclistas da região.
Assim é o Bar de Vidro, simplicidade, simpatia, comida de primeira e cerveja gelada.


Nós e o Pirata, figura!!!
Bar de Vidro - $$
Rua Siqueira Campos, nº 88 - Vila Itália
Campinas - SP
Tel (19) 8224-8619

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VIVA!!!!! 2 anos de Dicas da Mi!!!



Hoje é um dia de alegria, pois o Dicas da Mi está completando 2 aninhos!!!
Com dedicação e respeito, o blog atingiu uma média mensal de 4.500 acessos!
A maioria das pessoas não tem idéia do que é receber um email de alguém que nem conhecemos, repleto de carinho, palavras gentis, sugestões e opiniões construtivas. Aliás, nem eu mesma imaginava a dimensão e a responsabilidade do que é manter um blog.
Esse retorno, faz com que eu me sinta recompensada e motivada a escrever sobre lugares que de uma forma ou de outra me fizeram bem.
Aproveito o espaço para informar, que todas as indicações recebidas, são anotadas e na medida do possível, colocadas no ar. Peço apenas um pouco de paciência, pois são muitos os lugares a serem visitados. Como sempre digo, eu tardo mas não falho.
Assim, agradeço a vocês, meus leitores e seguidores por fazerem parte dessa história e sobretudo, pela confiança.
E lá vamos nós, para mais um ano de bares, botecos, restaurantes e afins!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Restaurante Tábua de Marés - Campinas


Localizado em Barão Geraldo, o charmoso restaurante Tábua de Marés, é considerado um dos melhores da cidade em matéria de peixes e frutos do mar.
Da família Dom Alvarez, com mais de 20 anos de experiência no mercado de pescados, seus produtos são diferenciados e de qualidade incontestável, proporcionando aos clientes, o prazer de saborear pratos da culinária caiçara e também da cozinha internacional.

Buffet de Comida Japonesa

Sua decoração estilo praiana é de muito bom gosto. O ambiente é dividido em uma bela varanda na frente do restaurante, um espaço lateral com ar condicionado e o salão interno climatizado, onde está localizado o buffet de comida japonesa.
O cardápio é bem variado, com especialidade em peixes e frutos do mar, mas também composto por massas, carnes, aves e risotos, além de um buffet de shushi, temaki e sashimi de salmão.


Caçarola de Frutos do Mar
Dicas da Mi:
  • Caçarola de Frutos do Mar (arroz branco puxado na manteiga com camarão rosa, abadejo, lula, marisco, polvo, leite de coco, catupiry, açafrão, páprica e salsa)
  • Caldeirada (camarão rosa, abadejo, polvo, lula, marisco, regado no vinho branco, limão, especiarias e tomates frescos. Acompanha arroz e bata soute)
  • Abadejo Grelhado com Aspargos na Manteiga (acompanha risoto ao funghi)
  • Bacalhau do Porto a Zé do Pipo (lascas de bacalhau puxado no azeite com cebola, purê de batata e azeitona preta, coberto de creme de maionese com parmesão. Acompanha arroz e batata soute)
  • Buffet de sushi

Lasanha verde de bacalhau
No horário de almoço, os pratos executivos fazem sucesso e a noite a grande procura é pelo sistema à la carte e pela comida japonesa.
Perfeito para quem tem filhos, pois a criançada se diverte no espaço kids e pode optar pelos pratos infantis, sendo o mais pedido o Fish Finger (palitos de peixe empanado).

Delícias da culinária japonesa

Para aqueles que preferem preparar o pescado em casa, há um espaço no restaurante onde é comercializado o produto e demais ingredientes para uma deliciosa refeição.

É só pegar e levar para casa


Restaurante Tábua de Marés  -  $$
Rua Maria Tereza Dias da Silva, nº 288 - Barão Geraldo
Campinas - SP
Tel (19) 3289-3261