sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Feijão com Tranqueira – Joaquim Egídio – Campinas



O Feijão com Tranqueira é o tipo de restaurante mais que indicado para ir com os amigos ou com a família em um final de semana e se esbaldar com todas as delícias da culinária mineira no aconchego da natureza.
O caminho por si só já é uma higiene mental, pois o restaurante está localizado em uma fazenda na linda Estrada das Cabras, em Joaquim Egídio.
Inaugurado em 1991 sem muitas pretensões, o Feijão com Tranqueira agradou tanto os frequentadores, que ao longo desses anos, já passou por diversas melhorias, ampliações, alterações de cardápio, visando atender cada vez melhor seus clientes. Sempre sob o comando do animadíssimo Carlos Alberto, carinhosamente chamado de Carlão pelos clientes, a casa comporta confortavelmente 350 pessoas e chega a servir mais de 1.000 refeições por final de semana.


Pinguinha para abrir o apetite

Instalado em uma ampla casa com estilo rústico, o restaurante possui uma decoração bem criativa e divertida, com muito objetos de fazenda como lampião, latão de leite, serrote, foice, moedor de café, violas, garrafões de pinga, berrantes entre muitos outros.
Em meio a todos esses objetos, não posso deixar de falar dos vinis que decoram boa parte das paredes, afinal Carlão já trabalhou como DJ e é apaixonados por suas relíquias.
As mesas são dispostas na bela e agradável varanda, no amplo ambiente interno e nas concorridas mesas do quintal. Isso mesmo, todos querem uma mesa no quintal, à sombra das árvores, podendo apreciar a natureza, ouvir os pássaros e ainda observar alguns animais criados na fazenda.


Prêmios merecidos

O cardápio é inspirado na mais autêntica comida de fazenda e o restaurante já foi vencedor por diversos anos do prêmio Veja Campinas Comer & Beber, categoria Comida Brasileira. Repleto de todos aqueles itens que o cardiologista recomenda que passemos longe, é praticamente impossível se controlar com tantas opções e com aquele cheirinho bom de tempero que toma conta do ambiente.


Só delícias

A comida é preparada com capricho no fogão a lenha e é servida em dois sistemas, à la carte às sextas, sábados e domingos e buffet self service aos domingos e feriados, onde o cliente paga um valor e come à vontade, incluindo as muitas sobremesas caseiras.
No buffet de saladas, podemos encontrar uma grande variedade de verduras, legumes, picles, cuscuz, tudo fresquinho e bonito.


Buffet de saladas

No buffet de pratos quentes, temos à vontade entre muitas outras opções, o torresmo crocantinho, mandioca frita, polenta frita ou cozida, bolinho de arroz, farofa, arroz branco, arroz carreteiro, ovo frito, linguiça, pernil, frango com quiabo, carne de panela com batata, vaca atolada, macarrão, feijão tropeiro, feijoada e o famoso feijão com tranqueira, preparado com paio e linguiça calabresa.


O famoso feijão com tranqueira

Entre os pratos à la carte, os mais procurados são o filé a parmegiana, a bisteca de porco e o contra filé acebolado, preferencialmente acompanhados do feijão com tranqueira.


Sobremesas caseiras

A maioria das pessoas que escolhe o Feijão com Tranqueira para almoçar, costuma passar o dia no local. Vão se servindo aos poucos, tomando uma caipirinha, uma cerveja gelada, se servindo mais um pouquinho, atacando as sobremesas que são caseiríssimas e depois vão dar uma caminhada para ver os bichinhos que ficam em uma área própria para eles, como coelho, pavão, peru, pônei, cabrito, diversos passarinhos, entre outros. A criançada adora.


Casinha dos coelhos

Há também aqueles que preferem se deitar nas redes estrategicamente bem instaladas entre as árvores, ou simplesmente ficar olhando o lago como se algo fosse sair de lá.


Quintal para a molecada 

Mesmo sendo considerado distante, sempre digo que o certo seria voltar a pé para casa, para fazer digestão e queimar um pouco das calorias adquiridas, pois, antes de ir embora, mesmo depois de tanta comilança, não há quem resista a um cafezinho acompanhado do tradicional bolinho de chuva.
Feijão com Tranqueira, além da boa comida, um lugar simples, acolhedor e muito agradável.


Café e bolinho de chuva


Feijão com Tranqueira - $$$
Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira  (Estrada das Cabras), Km 11 – Joaquim Egídio
Campinas – SP
Tel (19) 3298-6682


4 comentários:

  1. Comida boa, ambiente bom e com amigos queridos fica melhor ainda!!!!
    Beijos
    Marise

    ResponderExcluir
  2. Fui nesse restaurante a uns 4 anos... Simplesmente genial. Uma excelente comida e ótimo ambiente. Lembro que na época que fui tinha uma vaquinha, a estrela. Sabem se ela ainda esta lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto
      Haviam vários animais sim, mas não sei se a tal vaquinha Estrela ainda estava por lá.
      Também gosto muito deste restaurante!
      Obrigada pela visita no Blog e pelo seu comentário.
      Abraços
      Mi

      Excluir