segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Petisqueira dos Pobres – Campinas



Há pouco tempo, postei uma matéria sobre a Cantina do Zuza, dizendo que atualmente ele comandava outro estabelecimento.
Trata-se da Petisqueira dos Pobres, que a começar pelo nome já é inusitado.
Carismático e com um excelente semblante, Zuza se divide entre o balcão, o fogão e as mesas.
A Petisqueira possui um ambiente bem pequeno, com poucas mesas em seu espaço interno e a maioria na calçada.

Famoso Zuza

Em torno do balcão, mais propriamente do Zuza, diversos clientes tomam cerveja em pé, puxando conversa enquanto os petiscos são preparados visivelmente sem pressa.
Não há cardápio disponível, mas há uma tabuleta na entrada com algumas sugestões e outra pendurada na parede. Há também alguns cartazes com preços das bebidas e caso o cliente tenha alguma dúvida, é mais fácil perguntar diretamente ao Zuza.

Quadros preciosos

Nas paredes, muitos quadros com fotos antigas de figuras famosas de Campinas e de jogadores da Ponte Preta. Uma das fotos mais interessantes que vi, foi a do pai do Zuza, no balcão de seu empório, há muitos anos, tornando facilmente compreensível essa paixão, passada de pai para filho.

Lanche de Aliche preparado no capricho

Dica da Mi:
  • Lanche de Aliche
  • Bolinho de Bacalhau
  • Croquete de Carne
  • Cestinha de Bacalhau
  • Caldo de Mocotó


Bolinho de Bacalhau

Na noite em que estive lá, ele estava preparando uma dobradinha e pelo visto a galera estava animada esperando. O cheiro dos temperos estava muito bom.
A maioria dos clientes, vai à petisqueira atrás dos famosos pratos da baixa gastronomia, como essa tal dobradinha, a moela ao molho, o pimentão recheado, entre outros pratos que o Zuza costuma preparar, como se fosse um verdadeiro ritual.

Tudo explicadinho

A cada dia é servido um tipo de prato e com toda essa variedade, é comum não haver disponível alguns dos petiscos descritos nas tabuletas, mas sempre haverá um lanchinho ou salgado para forrar o estômago enquanto tomamos uma cerveja gelada e prestamos atenção no movimento do bar.
Tive a sorte de estar presente na noite em que um grupo de amigos se reuniu para tocar aquele sambinha gostoso das antigas.
A Petisqueira dos Pobres é um lugar fora do comum, onde pobre mesmo, é somente aquele que foi lá e não entendeu o recado.

Samba de qualidade

Petisqueira dos Pobres - $$
Rua Proença, nº 327, Jardim Proença
Campinas – SP
Tel (19) 3234-7985

2 comentários:

  1. Onde eu encontro um( Bom caldo de mocotó)? Estou com muita vontade de tomar, mas não conheço um restaurante, cantina lanchonete ou outros que vendam, por favor me avise a vontade está enorme, porém procuro por lugares e encontro os mais longe. Se souber me diz, Eu me chamo Aliete e estou deixando meu telefone, 987680267

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aliete
      Na petisqueira dos Pobres você encontra em dias específicos. Dê uma ligadinha para o Zuza e se informe melhor.
      Há também o Bar dos Artistas, na rua Francisco Teodoro, 591, Vila Industrial,
      Tel 3273-1437. Outro famoso pelo caldo de mocotó é o Bar do Cachaça, que fica na rua Dr. Carlos de Campos, 294, também na Vila Industrial.
      Espero ter ajudado, depois me conte em qual foi.
      Abraços
      Mi

      Excluir