sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rosário Restaurante e Linguiçaria – Bragança Paulista


Se Campinas tem um famoso Rosário, Bragança Paulista também tem. Tão tradicional quanto o nosso, o Rosário Restaurante e Linguiçaria é famoso por ser o pioneiro a preparar as tradicionais e autênticas linguiças bragantinas.
A receita foi trazida da Itália e o bar aberto em 1.947 ao lado da Igreja do Rosário. A iguaria preparada pelo casal Octávio e Mariquita, ficou tão famosa, que foi necessário mudar de local para comportar os clientes que já não eram mais somente da cidade e sim de toda parte do estado de São Paulo e até mesmo de outros estados. A produção chegava a 200 quilos por dia.


Direto da Fonte

Hoje, devido ao reconhecido trabalho, o Rosário possui duas unidades, uma no portal da cidade e outra dentro do Estádio do Bragantino, além de contar com uma fábrica, a qual produz mais de dez tipos de linguiça, entre elas a tradicional, com ervas, brasileirinha, ao vinho, prensada, apimentada, com provolone, com alho, com azeitonas, com rúcula, tomate seco, etc.


Dá para resistir a umas comprinhas?

A unidade que conheci, foi a do portal da cidade. Ao passar pelo local, sua fachada simples não chamou a atenção, mas sim um detalhe no banner, onde estava escrito “desde 1.947”. O que eu jamais imaginaria, era a deliciosa surpresa que nos aguardava.
A casa é simples, possui um ambiente super familiar, com uma gostosa varanda que estava lotada e um salão interno, no qual nos restou escolher uma mesa.
O cardápio era de babar, mas entre tantas opções, não poderíamos deixar de escolher o carro-chefe da casa, a Linguiça do Rosário.


Saladinha Individual Caprichada 

Dicas da Mi:
  • Linguiça do Rosário (acompanha feijão, arroz, ovo, farofa e salada)
  • Contra-filé a Parmegiana (acompanha arroz, fritas e salada)
  • Bisteca de Porco (acompanha feijão, arroz, ovo, farofa e salada)
  • Porção de Torresmo
  • Lanche X Calabresa Salada (linguiça do Rosário, queijo, salada e maionese)
  • Lanche X Beto Leão (linguiça do Rosário, vinagrete, queijo, purê de batata e maionese)
Linguiça do Rosário e seus acompanhamentos

Voltando a falar do cardápio, há diversas opções de carnes, peixes, aves, massas e porções, além de cada dia ter um prato especial, como a feijoada às quartas e sábados.
Muita procura tem também os lanches da casa,  sendo os de maior saída, aqueles preparados com linguiça.
Os pedidos chegaram super rápido à mesa, tanto que quase não deu tempo de dar o primeiro gole na bebida e já estava tudo lá. Para nossa surpresa, não parava de chegar comida, pois os pratos são individuais e os acompanhamentos servidos em porções separadamente.
Mesmo estando em duas pessoas, aconselho a escolher uma mesa grande, pois em uma só não caberia tantas travessas.
A salada que acompanha os pratos é composta por alface, tomate, cenoura, beterraba e cebola. Estava deliciosa e foi preparada com verduras e legumes fresquinhos.
O feijão e arroz é daqueles que lembram a comida da vovó e a linguiça caseiríssima servida com ovo frito por cima, estava divina.


O melhor Torresmo da Face da Terra

Como somos lombriguentos, vimos uma porção de torresmo na mesa ao lado e fomos obrigados a pedir uma também. Fazia tempo que não comia um torresmo com essa qualidade. Bem carnudo, sequinho e com o couro super crocante.
Fomos atendidos por um garçom pra lá de simpático, o Pituca. Achei muito legal o modo dele atender as mesas com rapidez e muita alegria, sempre cantando uma música animada.
Depois da refeição, não perca a oportunidade de apreciar a vitrine das linguiças e escolher qual delas levar para casa.




Rosário Restaurante e Linguiçaria – $
Av. Dom Pedro I, nº 1.400 – Jardim Nova Bragança
Bragança Paulista – SP
Tel (11) 4032-7894

Nenhum comentário:

Postar um comentário