segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sulina – Campinas



Escrever sobre o Sulina é uma verdadeira viagem no tempo, pois o restaurante é o mais antigo do Distrito de Sousas. Seu nome é uma referência a origem da família de proprietários, que veio de Santa Catarina trazer um estilo de churrasco gaúcho, preparados conforme receitas tradicionais do patriarca.
Em plena atividade desde 1967 e instalado no mesmo local, costumava frequentar o Sulina quando criança, pois meus pais eram fãs da churrascaria. Nos finais de semana era sagrado juntar alguns amigos com filhos da mesma idade e partir para Sousas almoçar em uma grande mesa no Sulina.

Móveis antigos e conservados

Depois de muitos anos sem ir ao local, mas nunca sem esquecê-lo, tive a oportunidade de retornar à churrascaria, graças a meu marido ser um carnívoro incondicional.
Ao entrar no Sulina, sentimos aquela sensação gostosa de ver que tudo está como sempre foi. Um grande salão dividido em dois ambientes, decoração rústica, persianas de madeira, parede de pedrinhas marrons e os móveis antigos muito bem conservados. Simplicidade total.

Prêmios e Indicações

De novidade mesmo, somente nas paredes os diversos quadros de prêmios e indicações recebidos ao longo do tempo, como por exemplo, o de Melhor Carne, eleito pela Veja Campinas.
O cardápio também é o mesmo, composto por saladas, porções, carnes e peixes. A especialidade da casa é o T-bone, e muito sucesso faz também o Pintado na Brasa e o Lombo de Porco. Entre as porções, a de maior saída é a de polenta, seguida pela de mandioca frita.

Suculento T-Bone

 Dicas da Mi:
  • T-Bone (acompanha arroz, feijão, farofa e vinagrete)
  • Pintado na Brasa (acompanha arroz à grega e molho tártaro)
  • Lombo de Porco (acompanha arroz, feijão, farofa e vinagrete)
  • Porção de Polenta


Comidinha Caseira

A carne é servida exatamente no ponto solicitado, muito saborosa e com textura macia. Os acompanhamentos possuem um sabor caseiro do tipo preparados pela avó, tanto que acabaram rapidinho. Achamos que as porções dos acompanhamentos poderiam ser maiores, pois tivemos que pedir um reforço, porém notamos que as mesmas não foram cobradas como extras.
O atendimento é muito cordial e os pedidos chegam rapidamente à mesa.

Salada de Rúcula com Palmito

De sobremesa, os doces caseiros fazem sucesso, e a dica é experimentar o doce de abóbora, que também é receita de família.
Ao sair, me deparei com um parquinho, composto por apenas um balanço de quatro lugares, o mesmo no qual eu brincava muito com meu irmão enquanto os adultos ficavam de papo na mesa. Bons tempos.

Direto do Túnel do Tempo

Sulina - $$
Avenida Antônio Carlos Couto de Barros, nº 633 – Sousas
Campinas – SP
Tel (19) 3258-1970

2 comentários:

  1. Simplemente ,tradicional,um otimo atendimento e comida saudavel, ate parece que estamos na nossa propria casa ! Parabens aos funcionarios ,que nos deixa a vontande!

    Silvia Salla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia
      Bom demais o Sulina né? Sempre com sua qualidade impecável!
      Obrigada pela visita no Blog e por seu comentário.
      Bjao

      Excluir