quinta-feira, 4 de julho de 2013

Evento Chefs na Praça - Campinas

Chefs reunidos!!! (Foto de Ronei Thezolin)

Nesta quinta-feira, fui convidada a participar no Royal Palm Tower, com exclusividade para imprensa, do lançamento do evento Chefs na Praça, que será realizado na Praça Carlos Gomes, no dia 14 de julho, em comemoração ao aniversário da Campinas, reunindo 17 renomados restaurantes.
Os restaurantes estarão instalados em tendas ao redor do coreto com seus respectivos chefs, onde os pratos serão preparados especialmente para o evento e serão vendidos a preços populares, variando de R$5,00 a R$ 15,00, sendo uma excelente oportunidade para que os campineiros possam degustar deliciosos pratos da alta gastronomia.

Restaurantes Participantes e seus Pratos:

Outback Steakhouse

Ribs on the Barbie - R$ 15,00

Bar do Marcelino
Pimenta recheada com carne moída empanada no Doritos - R$ 5,00

Cayena Bistrô
Cuba Tropicana (nhoque de banana da terra com ragú de roupa velha) - R$ 15,00

Estação Marupiara
Tiramissu Brasileiro (massa de cacau com licor de café, ganache de chocolate, sorvete cremoso de queijo e toque de canela) - R$ 5,00
Risoto de Caipirinha com lascas de salmão - R$ 10,00

Joe & Leo's
Bravo Hamburguer (150 gr de hamburguer de picanha, cebola, shoyo, american cheese, tomate, alface e molho barbecue) e Hamburguer de Cabidela (pão de hamburguer com galinha desfiada no mix de pimentas, cebola, tomate e bacon) - R$ 5,00

Emporium do Bacalhau
Bacalhoada em lascas servida com arroz branco - R$ 15,00

Prime Italian
Ravioli prime, polpetone com molho concasse, polenta com funghi e molho à bolonhesa - R$ 15,00 e R$ 10,00

Ristorante Laura e Francesco

Royal Palm – La Palette
Chessecake - R$ 5,00

Bellini (Vitória Hotel)

Risoto de carne seca, banana da terra e queijo meia cura / pudim de tapioca - R$ 10,00 e R$ 5,00

Quiota
Cordeiro defumado com cuscuz e nhoque de abóbora ao sugo - R$ 10,00 e R$ 5,00

O Chefs na Praça foi idealizado pelos jornalistas Manuel Alves Filho e Ronei Thezolin e pela publicitária Silvana Pocay, com realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, em parceria com o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB).
Além das tendas gastronômicas, haverão outras onde serão vendidas as bebidas e os tíquetes para retirada dos pratos.
Parte da renda do evento será revertida à Fundação Eufraten, de Campinas, que atua em programas socioeducativos destinados à crianças e adolescentes.
O evento servirá de abertura do 5º Festival Gastronômico de Campinas, que ocorrerá de 18 de julho a 11 de agosto e contará com a participação de 23 restaurantes.

Chefs na Praça
14/07/2013
Horário: 11:00 às 17 horas
Local: Praça Carlos Gomes, Centro
Entrada Gratuita
Preços: Pratos de R$ 5,00, R$ 10,00 e R$ 15,00

11 comentários:

1. Gostaria de poder falar que foi bom. Não foi possível provar nada. Não consegui comprar por causa das filas enormes. Cheguei lá às 14h:00 e a praça estava lotada. Eu acho que os organizadores não imaginavam que o número de pessoas seria tão grande e também ouvi algumas pessoas reclamando que algumas tendas já não disponibilizavam os pratos. Quem sabe numa próxima oportunidade. Fiquei só na vontade kkkkkkk

1. Olá
      Eu cheguei as 11:40 e estava LOTADO!!!!
      Achei a proposta muito boa, apesar das filas gigantescas.
      Acredito que para o próximo ano, esses problemas citados pela população sejam sanados.
      Obrigada por sua visita em meu Blog e também por seu comentário.

2. Olá!
      Mi, fiquei conhecendo o seu Blog por acaso, e adorei! Parabéns! Vou passar por aqui sempre. Obrigada pelo retorno! Então... eu acho que no próximo ano vai ser muito melhor mesmo. Abraços.

2. Eu gostei muito do evento, aproximou a população, reencontrei vários amigos, mas 2 pontos precisam ser melhorados para o ano que vem:
    1- Mais caixas disponíveis
    2- Pratos maiores

Ficar na fila por 1:30 para comprar + 40 minutos para o prato e receber uma amostra grátis foi de doer.
    Fica minha sugestão
    Parabéns pelo seu Blog, sempre trazendo as novidades para nós.

1. Olá Arnaldo
      Também reencontrei muitos amigos!!!!
      Vou encaminhar suas sugestões super válidas para os organizadores do evento.
      Obrigada pela visita em meu Blog e por seu gentil comentário.

Excluir
  3. Ao ler sua matéria, que estava muito boa como sempre, me programei para ir ao evento, assim como já tinha escolhido meu prato.
    Porém, a fila era tão grande tanto para comprar quanto para pegar o prato, que foi desanimador.
    Acabei optando pelo prato de menor fila, mas era tão pequeno que eu fui almoçar em outro lugar depois.
    Por favor, comunique o pessoal do evento que eles precisam se preparar melhor para o próximo ano, pois a cidade merece.

4. Olá Angelina
    Eu também comi um prato diferente do que eu havia escolhido.
    Pode deixar que enviarei sua sugestão aos organizadores.
    Obrigada pela sua visita em meu Blog e por seu comentário.

ResponderExcluir
  5. Mi, eu particularmente já esperava que seria uma loucura, mas mesmo assim resolvi ir e abraçar a causa.
    Fiquei tempão na fila de fichas e depois tempão em cada fila que decidi comer.
    Passei o maior calor e me cansei. Comi sentada na grama.
    Mas no final do dia, me senti realizada e satisfeita com essa experiencia.
    A comida estava muito gostosa (tá certo que poderia ser maior), o clima era de festa, a música estava muito legal e encontrei muitos amigos.
    Uma pena não ter encontrado você, pois mesmo sem te conhecer, sei que um dia esbarremos por ai, pois leio todas as suas reportagens e adoro seu blog.
    beijinhos
    Alexia

1. Olá Alexia
      Eu também me preparei para filas enormes e muvuca total. Mas confesso que foi mais do que eu imaginava.
      Muitas pessoas desistiram e foram embora. Por isso, agradeço ao meu marido que teve a maior paciência e me acompanhou durante toda a tarde de ontem, repleta de bons momentos.
      Obrigada pela sua visita em meu Blog e por seu gentil comentário. Com certeza nos encontraremos, isso já aconteceu com alguns leitores e eu adorei!!!! :)
      Beijos

6. Meus leitores
    Segue mensagem do Chef Mané, um dos idealizadores do Chefs na Praça:

Caríssimos

Gostaria de fazer dois registros essenciais em relação ao Chefs na Praça. O primeiro é de agradecimento. A iniciativa atingiu 100% dos objetivos projetados: divulgou a gastronomia de Campinas, aproximou os comensais dos chefs de cozinha, democratizou o acesso a pratos da alta gastronomia, resgatou a praça como espaço de vivência e ainda ressuscitou a vida no Centro da cidade em pleno domingo. O mérito de tudo isso, evidentemente, é do público que acreditou e prestigiou o evento.

O segundo registro é um pedido de desculpas pelas eventuais falhas. A mais evidente delas, o excesso de filas, deve-se antes de tudo ao sucesso do evento, que atraiu um público muito acima do projetado. Quando se realiza um evento pela primeira vez, não há parâmetros para se estabelecer números. Assim, por mais que eles sigam critérios e estudos, eles são sempre aleatórios. Erramos, mas ficamos felicíssimos pelo erro.

Esperávamos entre 3 e 4 mil pessoas, mas tivemos cerca de 10 mil! Foram vendidas cerca de 10 mil porções! Ou seja, o público não somente comprou a ideia, como ajudou a concretizá-la. Depois de descansarmos uma semana, já retomaremos as discussões para avaliar a primeira edição e iniciar o planejamento da segunda, com os devidos aprimoramentos. Fiquem certos de que as críticas construtivas aqui registradas serão levadas em consideração.

Mais uma vez, muito obrigado por terem saído de casa e enfrentado filas para comer boa comida, ouvir boa música e dividir com milhares de pessoas uma linda e inédita experiência. A gente se vê!!!