quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Workshop Cozinha Show – Cayena Bistrô - Campinas


A convite do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), estive presente em uma noite muito especial no Cayena Bistrô, onde ocorreu o Workshop Cozinha Show, um destaque do 5º Festival Gastronômico de Campinas, organizado exclusivamente para jornalistas e convidados.
No workshop, os pratos servidos no festival, são preparados ao vivo pelos chefs dos restaurantes participantes, com uma explicação detalhada de sua elaboração, desde a escolha dos ingredientes até a forma de servi-los.

Deliciosa entrada

A chef Manuella Delatorre, proprietária do bistrô, estudou em Barcelona, é brasileira de descendência cubana e assim, nessa miscigenação, aplica seus conhecimentos procurando fugir de receitas tradicionais e buscando inspiração nos sabores do mundo, que por sinal, é tema do festival em questão.

Thyago Camilo, especialista em cervejas, da Brasil Kirin 

Sugerindo a harmonização de bedidas com os pratos servidos na noite, esteve presente no local, o representante da Brasil Kirin, Thyago Camilo, especialista em cervejas, o qual nos falou um pouco mais sobre a Baden Baden, uma conhecida cerveja artesanal, produzida em Campos do Jordão. Foram passados diversos aspectos importantes que devem ser apreciados, como a parte auditiva que deve ser observada ao abrir a garrafa, a parte visual com as diferentes tonalidades, a parte olfativa, onde sentimos o aroma após agitar um pouco o copo e por fim a parte do paladar, onde degustamos a cerveja que ao passar pela saliva, é possível diferenciar se ela é doce, amarga, ácida, etc. Muito válidas as orientações sobre harmonização de cervejas premium.

Terra Brasilis

O Cayena Bistrô participa do Festival Gastronômico com o seguinte menu:
  • Entrada: Terra Brasilis (bolinho de filhote com açaí e crocante de farinha d’água) 
  • Prato Principal: Cuba Tropicana (nhoque de banana da terra com ragú de roupa velha)
  • Sobremesa: Makia Mediterrânea (brûlée de limão siciliano e alecrim)

Harmonização com Pilsen Cristal

Ao longo da noite, Manuella passou dicas incríveis da cozinha e tratou do assunto com desenvoltura e muita paixão pela sua arte.
Iniciou os trabalhos com a preparação do bolinho de filhote de piraíba, um peixe de rio que conforme seu relato, gosta muito de utilizar no bistrô. O bolinho leva ingredientes como pimenta branca em grãos, sementes de coentro, cúrcuma, leite de coco e suco de limão siciliano. Foi servido de forma impecável e estava muito saboroso.

Cozinha Show - Chef Manuella e sua equipe

Enquanto os convidados degustavam a entrada acompanhada da cerveja Pilsen, Manuella começou a preparação do prato principal, o Cuba Tropicana, um nhoque que tem como ingrediente principal a banana da terra. Conforme explicação da Manuella, quanto mais escura, mais doce está a banana e melhor para utilização nas receitas. Sempre questionada o que seria ragú, ela explicou que basicamente é uma carne cozida ao molho, e que roupa velha, é um prato típico cubano, preparado com fraldinha, mas que em seu restaurante, ela prepara com filé mignon.

Cuba Tropicana

O Cuba Tropicana foi servido aos convidados e recebeu elogios de todos, pois estava muito gostoso e exótico, misturando sabores doces e salgados. Foi lembrado que este prato participou do Evento Gastronômico Chefs na Praça, e para tal foram utilizados setenta quilos de banana da terra, sendo servidas cerca de 500 porções.

Cayena & Baden Baden

Finalizando a noite, foi preparada a sobremesa, Makia Mediterrânea, com limão siciliano, açúcar demerara, ovo, creme de leite, fava de baunilha e alecrim.

Baden Baden Weiss

Os copos foram trocados e abastecidos com a cerveja Weiss, mais forte e encorpada que a Pilsen. Seguimos atentos ao passo a passo da preparação da sobremesa, e assim que foi servido o brûlée, os elogios foram unânimes, encerrando a noite com chave de ouro.

Makia Mediterrânea

Foi um evento muito interessante, realizado em um bistrô de largo prestígio, na agradável companhia de convidados especiais.
O 5° Festival Gastronômico de Campinas ocorre até o dia 11 de agosto de 2013 e ainda dá tempo de você saborear todas essas delícias.


A blogueira Mi e a Chef Manuella Delatorre

Cayena Bistrô - $$$
Rua Capitão Francisco de Paula, n° 264 - Cambuí
Campinas - SP
Tel (19) 3385-3033
www.cayenabistro.com.br

8 comentários:

  1. Adorei...Como sempre muita informação boa.

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que matéria maravilhosa, super explicativa e cheia de informações preciosas.
    parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Mandou muito bem, deve ser muito legal participar de um evento assim e você merece.

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Cayena ano passado com minha esposa e gostei muito de tudo.
    E também gostei muito da forma como você trouxe a nós clientes, as novidades do local.
    att

    ResponderExcluir