sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Velhão (As Véia) – Mairiporã


Há alguns anos, li em uma revista de motocicletas, uma reportagem sobre O Velhão, e fiquei curiosa para conhecê-lo.
Após tentativa frustrada, recebemos o convite da amiga Alyne Póstos, que mora em São Paulo, para almoçarmos por lá.
Finalmente o dia chegou e fomos premiados com um lindo domingo de sol.

Marcenaria
Localizado na Serra da Cantareira, na divisa do município de São Paulo e Mairiporã, O Velhão é um complexo arquitetônico simplesmente SURREAL.
Mesmo tendo visto muitas fotos e lido diversas matérias sobre o local, fiquei de boca aberta quando cheguei por lá, pois é muito bonito, grande e diferente de tudo que imaginei.

Serralheria

Linda também é a sua história. Em 1.978, o proprietário Sr. Moacyr, comprou um lote de 3.000m2 no meio do nada e começou a construir um casarão e uma oficina, trabalhando apenas com material de demolição. Ao longo dos anos, foi comprando mais lotes e ampliando o conjunto, ao lado de sua esposa Iracema. Seu Moacyr faleceu em 2.001 e Dona Iracema, tocou O Velhão com muita dedicação, onde passou a incentivar o aprendizado de jovens da região, na arte da serralheria e da marcenaria.

Café do Véio

Aliás, vale ressaltar que todos os itens produzidos no local são maravilhosos, literalmente uma arte.
A cozinha utilizada para a preparação do almoço dos meninos foi chamando a atenção de quem passava por ali e assim surgiu a ideia de abrir um restaurante, hoje chamado de As Véia.

Sebo

Os nomes O Velhão e As Véia são uma simpática homenagem ao casal Moacyr e Iracema.
Antes de começar a falar do restaurante, vale lembrar que no complexo gastronômico, há uma pizzaria “As Pizza”, dois bares “Conspiração do Jogo” e “Galos Bar”, o “Café do Veio” e a cervejaria “Das Nova”.

Conspiração do jogo

Em outras casinhas pra lá de charmosas, estão localizadas diversas lojinhas que são a alegria dos clientes, como o Antiquário, o Sebo, a Boutique Requinte da Serra, o Batubulan, com lindos objetos de decoração produzidos pelos artesãos da Ilha de Bali, além de lojas de flores, de chocolates, de bijuterias, bordados, etc.

Detalhes por todos os cantos

Restaurante As Véia

Depois de andar por cada cantinho do complexo e registrar tudo que via pela frente, decidimos entrar finalmente no restaurante, pois já estava começando a formar fila para o almoço.
Ao chegar, o cliente recebe uma comanda individual e é avisado que o pagamento deverá ser feito somente com cheque ou dinheiro.

Mesa de antepastos

Aos sábados, domingos e feriados, o restaurante trabalha com um delicioso café da manhã com quitutes servidos no fogão a lenha, como café no bule, pães e bolos caseiros, sucos naturais, frutas, tortas, entre outros, servidos das 9:00 às 12 horas.

Linda mesa de saladas

Já o almoço, é servido de segunda a quinta-feira, das 12:00 às 16:00 horas, por um valor único e incluída a sobremesa.
Sexta, sábado, domingo e feriado, o horário é o mesmo, porém o valor é um pouco mais caro, pois há o churrasco como mais uma opção. Nesses dias a sobremesa é cobrada a parte.

Comida brasileira de primeira

A decoração é rústica e maravilhosa, com madeira de demolição e tijolos por todos os lados, lindas flores em cada cantinho, placas indicativas elaboradas em mosaicos, estátuas antigas, diversas panelas nas prateleiras, bicicletas penduradas no teto, lindos lustres antigos, arandelas, lampiões, e diversos utensílios de cozinha entre muitos outros detalhes.

Salão principal

O restaurante é formado por 8 ambientes, e as comidas são dispostas no fogão à lenha em diversos lugares. Logo ao entrar, me deparei com um ambiente muito bacana, onde rolava música ao vivo, com um trio de primeira, cantando pop rock internacional. Lá são servidos massas e peixes.

Buffet de massas e peixes

Depois em outro ambiente, uma linda e grande mesa de saladas, toda decorada com orquídeas, chamou a atenção por sua beleza.

Pimentinhas das Véia

Andando mais um pouco, você entra no salão principal, onde está o buffet da perdição, com muita variedade de comida brasileira, típica da fazenda, com pernil, feijoada, farofas, batatas preparadas de inúmeras formas, couve, feijão branco, virado, torresmo, dobradinha, espigas de milho, frango frito, assada, empanado, etc, etc.

Cachaças

Neste ambiente, achei sensacional e inusitado encontrar duas banheiras lotadas de cerveja no gelo. Além de lindo é prático, pois a cerveja estava estupidamente gelada.

Cervejas na banheira

Num cantinho, havia uma mesa de antepastos, com queijos, alichela, abobrinha e berinjela em conserva, tomates secos, pães caseiros, cuscuz, etc.
Ali pertinho há a cachaçaria, onde os clientes podem degustar deliciosas cachaças e também comprar algumas garrafas para levar para casa.

Churrasco na área externa

Se ainda não bastasse toda essa comilança, em uma área externa, está localizada a churrasqueira, onde são preparados contra-filé, chuleta, linguiça, cebola e os famosos assados de frutas, abacaxi e banana.

Ambiente externo todo florido

Escolhemos um ambiente externo para almoçar, por acharmos mais tranquilo, mais fresquinho e por ser uma ótima oportunidade de passar bons momentos  em meio à natureza.

Decoração caprichada

Ali também pudemos almoçar ao som de tradicionais músicas italianas, cantadas e tocadas com muita alegria pela Sr. Michele Gravina, que depois passou nas mesas vendendo seu CD.

Em um ambiente música italiana

No outro, pop rock internacional

O atendimento com relação às bebidas foi muito bom e ao terminar o almoço, uma simpática fotógrafa registra fotos dos casais e oferece o trabalho como chaveiros e imãs de geladeira, como recordação. Compra quem quiser, sem maiores problemas.
Se você for do tipo formiga, há uma charmosa banquinha de sobremesas com diversos doces caseiros apetitosos.

Doces cortesia durante a semana.
Finais de semana, doces pagos a parte.

Assim que encerramos a comilança, fomos dar uma passeada por uma trilha, que nos levou até um parquinho para as crianças e uma linda casinha de bonecas, a qual eu e minha amiga não resistimos e entramos para apreciar.

Passeio pela trilha

Mesmo sendo grande, todos os ambientes são lotados e o vai e vem de pessoas é rotineiro. Assim, recomendo que chegue cedo para não ficar horas nas filas, que são gigantescas.
Antes de ir embora, vale a pena dar uma passadinha na cozinha e levar para casa os pães caseiros preparados por lá.

Pães caseiros à venda

Esse é O Velhão, um lugar que proporciona uma viagem ao passado, repleto de surpresas agradáveis e super indicado para curtir sem pressa, pois são muitos os detalhes que ainda sim passam desapercebidos até mesmo para olhos mais atentos.


O Velhão – As Véia - $$$
Estrada Santa Inês, n° 3.000
Mairiporã – SP
Tel (11) 4485-1330, 4485-2084

2 comentários: