segunda-feira, 23 de março de 2015

Rofer Cervejaria Artesanal - Itupeva


Durante um passeio de motocicleta, acabamos escolhendo como destino a Rofer Cervejaria Artesanal, localizada na cidade de Itupeva, SP.

A fazenda

Fundada em 2.008, a cervejaria é super bem estruturada e impressiona primeiramente pela sua beleza.
Em meio a natureza da região da Serra do Japi, está instalada em uma bela casa de estilo rústico, com muitas plantas e flores na decoração. O galpão possui teto curvo e sua fachada é de tijolinho, com vista para dois grandes lagos, que tornam o lugar ainda mais encantador.

A natureza é um espetáculo

Os clientes podem degustar as cervejas produzidas se acomodando em um encantador biergarten. Grandes mesas de madeira são distribuídas no pequeno espaço.

Fábrica e biergarten

A produção é feita em um pequeno galpão, seguindo a Lei da Pureza de 1.516. De lá, saem cinco tipos de cerveja, sendo elas a Vienna Lager, Pilsen, Hefe Weizen, India Pale Ale e Schwarzbier, sendo o mestre cervejeiro, o experiente Evandro Zanini.

Vienna Lager

  • Vienna Lager: produzida com cinco tipos de maltes e lúpulos nobres, proporciona aos apreciadores uma bebida refrescante, com sabor intenso de malte e biscoito, final seco levemente adocicado. Harmoniza com queijos dos tipos Gouda, Gruyère e Provolone, carnes vermelhas grelhadas, defumados, aperitivos e frutos do mar.
  • Pilsen: chopp claro de baixa fermentação e teor alcoólico de 5%, aroma maltado, levemente encorpado e sabor balanceado de malte e lúpulo. Harmoniza com carnes vermelhas, petiscos, peixes, frutos do mar e comida japonesa.
  • Hefe Weizen: cerveja de trigo encorpada com aroma de banana e cravo típicos desse estilo. O sabor remete a pão, banana e especiarias. Harmoniza com pratos leves, saladas, peixes, queijos e embutidos.
  • India Pale Ale: preparada com ingredientes selecionados, de paladar e amargor mais acentuados e coloração âmbar. Mais encorpada e vigorosa, possui sabores complexos, maltados e lupulados e com combinação aromática de notas pronunciadas de frutas. Harmoniza com aves e queijos maciços como Gruyère, Emmental, Gouda e Grana Padano.
  • Schwarzbier: cerveja escura de baixa fermentação, encorpada, aroma e sabor com notas de malte, biscoito, café e chocolate amargo proveniente dos cinco tipos de malte empregados em sua formulação. Harmoniza com vários tipos de queijos de textura maciça como Grana Padana, Pecorino e Parmesão, além de massas, peixes tenros, risotos, embutidos, patês e sobremesas, como chocolate e cheesecake.

Hefe Wiezen e Pilsen
 




Para quem fica em dúvida quanto aos sabores, basta solicitar uma degustação, que é feita em mini-copinhos. Ai fica facinho escolher sua cerveja preferida.

Copinhos degustação (devidamente degustados)


Como paladar é algo muito pessoal, em nossa mesa foram pedidos todos os tipos de cerveja, cada uma servida em um copo específico.

À sua escolha, 5 opções


As cervejas são vendidas em copos de 300ml e 500ml. No local, não são vendidos alimentos, apenas, saquinhos de amendoim e potinhos de salame.

Fábrica


Por isso o intenso movimento na loja do Queijos Itupeva, localizada bem pertinho da cervejaria. Foi muito interessante observar as pessoas chegando com um kit piquenique, com salgadinhos, patês, torradas, lanchinhos, biscoitos, entre muitas outras coisas.

Detalhes da decoração

Como não sabíamos do pequeno detalhe, nem paramos na lojinha do queijo e muito menos levamos nada de casa, apenas ficamos no amendoim e salaminho (e confesso que cobiçando os petiscos alheios, rs).

Souvenirs

Para quem curte souvenir, há um espaço com camisetas, copos, garrafas e baldes de cerveja, além de alguns kits, ótimos para presentear.

Decoração

O biergarten funciona apenas às sextas-feiras, das 15h às 19h30 e aos sábados, das 10h às 17h30. Como o local é pequeno e costuma ficar lotado, tivemos muita sorte em encontrar uma mesa vaga.

Ótimo para motociclistas

Sem dúvida, visitar a Rofer Cervejaria é um passeio inesquecível para qualquer idade. Um lugar prá lá de agradável e com atendimento impecável.



Rofer Cervejaria Artesanal - $$
Via Estevão Poli, n° 1.250 - Bonfim
Itupeva - São Paulo
Tel (11) 4591-1263
www.rofercervejaria.com.br



3 comentários:

  1. Lugar bem gostoso e agradável, agora vende uns petiscos rs e teve uma reforma, já era lindo, agora ta maais ainda, super recomendo...chopp de trigo é o melhor rs

    ResponderExcluir
  2. Mi, gostei muito da dica.
    Muito obrigado!!
    Tenha uma ótima noite!!
    Sérgio

    ResponderExcluir