segunda-feira, 11 de maio de 2015

Estação Marupiara - Joaquim Egídio


A convite da Renata Tannuri, da Elo Produções, estive presente no jantar de lançamento do novo cardápio da Estação Marupiara, em comemoração aos 10 anos de existência da casa.

Lançamento do cardápio em comemoração aos 10 anos
da Estação Marupiara

A Estação Marupiara é um charmoso e colorido restaurante, instalado em um casarão tombado do século XIX, cercado de muita natureza, em uma ampla área de preservação ambiental. Sua decoração é impecável e agrada aos olhos assim que entramos. Delicadas luminárias, toalhas de renda, bonecas de cerâmica, cadeiras de junco, mesas de madeira de demolição, flores e velas, deixam o ambiente muito agradável. Entre tantos objetos, o que mais me chamou a atenção, foi um incrível painel de 12 metros, brasileiríssimo, pintado pela artista plástica Giló Silvatti, uma velha conhecida dos tempos de escola.

Lindos trabalhos de Giló Silvatti

A área externa possui redário, pergolados com flores, um grande quiosque onde várias mesas são bem distribuídas, parquinho e um bar de apoio.
A especialidade da casa são os peixes e frutos do mar, o que rendeu o prêmio de melhor restaurante segundo a Veja Campinas 2013/2014, na categoria. Mas o cardápio vai além e é composto também por carnes nobres e massas especiais, tudo preparado de forma criativa e caseira.

Harmonização

À frente de todas essas delícias, está a chef Vivi Moraes, que abençoada de muita criatividade e profissionalismo, prepara os pratos da casa com ingredientes nacionais e locais, utilizando muitas ervas, frutas, castanhas, sempre com um toque especial do que ela mesmo chama de culinária afetiva, ou seja, aquela que nos remete à família e às coisas boas da vida.


A talentosa chef Vivi Moraes

Ao chegarmos, uma bela mesa nos aguardava e a chef Vivi Moraes, nos deu as boas vindas, apresentando os pratos que seriam servidos, intitulados de "Novos Sabores 2015".
Entre petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas, os convidados degustaram nove criações, onde o destaque da noite foi a jabuticaba. A utilização de ingredientes pouco conhecidos pela maioria dos clientes, também despertou a curiosidade e o interesse dos convidados, como foi o caso do baru (espécie de castanha nativa do cerrado brasileiro), licuri (um coquinho da palmeira sertaneja da  caatinga, que lembra o sabor da amêndoa) e o cumaru (conhecida como fava tonka, é uma semente aromática rara, semelhante à baunilha).


Perfeita mesa a nossa espera

A noite iniciou com a Brusqueta de Jabuticaba, preparada no pão artesanal com creme de queijo e compota de jabuticaba, gratinada com parmesão. Simplesmente deliciosa e leve, agradou a todos.


Brusqueta de Jabuticaba

Na sequência, foi servida uma massa que nos encantou. Chamada de Jabuticaba, uma massa fresca preparada com jabuticaba, recheada com queijo e compota de casca de jabuticaba, grelhada na manteiga de sálvia. Uma receita inédita e de sabor incrível.

Massa: Jabuticaba

Iniciando os pratos principais, degustamos o Pirarucu Rolet, um lombo de pirarucu enrolado com azedinha, com molho da mesma erva em forma de esfera, sobre creme de cará com wasabi e terra de castanhas (caju, pará e baru). A combinação de sabores, de certa forma arriscada, deu muito certo e arrebatou elogios.

Pirarucu Rolet

O próximo prato, foi o Pirarucu Defumado, que como o nome sugere, é um lombo de pirarucu defumado, acompanhado de uma mistura de três tipos de arroz (arbóreo, vermelho e preto) e abóbora assada com licuri e nozes carameladas. Indiscutivelmente divino.

Pirarucu Defumado

Na sequência, foi a vez do Café e Cana, um risoto de café com ragu de costela bovina laqueada no melado. Os suspiros dos convidados puderam ser ouvidos, pois o prato estava sensacional.


Café e Cana

Então, foi a vez de sermos surpreendidos pelo Romeu e Julieta, um filé mignon recheado com goiabada cascão e coberto com molho gorgonzola, acompanhado de risoto de queijo minas. Sinceramente, foi a versão mais incrível do Romeu e Julieta que degustei até hoje.


Romeu e Julieta

Após o incrível jantar, chegou a vez das sobremesas, que completando as contas, seriam três.
Começamos pelo Abacaxi Tropical, um abacaxi cozido com especiarias, servido com cocada mole, espuma de coco e banana crocante. Um docinho veio em boa hora e até reanimou os ânimos após tantos pratos. A sobremesa estava perfeita.


Abacaxi Tropical

Em seguida, veio o Azedinho Doce, cubos de brownie de chocolate branco com uvaia, cubos de gelado de chocolate em laguinho de creme de cumaru, com pérolas de maracujá e flores. Uma sobremesa que agradou aos olhos e ao paladar, pois além de delicada e linda, a sobremesa estava deliciosa. O gostinho acentuado que lembrava baunilha, era do tal cumaru, citado anteriormente.


Azedinho Doce

Para finalizar, foi servido o Café com Leite, uma versão de tiramissu exclusiva da casa, com bolo de café, gelado de queijo, calda de chocolate polvilhado com cacau e canela, acompanhado de licor de jabuticaba (mais uma vez ela) em forma de esfera. Dessa sobremesa consegui apenas provar umas duas colheradas, pois a fartura da noite foi tamanha, que eu já estava jogando as toalhas.


Café com Leite

A noite foi regada a vinho, sempre harmonizando com os pratos.
Em tempo, não haveria nome mais perfeito para a casa, pois marupiara, em Tupi-Guarani, significa "lugar de pessoas felizes" e foi assim que me senti nesta noite, pois a experiência gastronômica foi incrível e o jantar perfeito, com pessoas agradáveis e conversas despretensiosas, onde pude fazer novas amizades, com a turma do Campinas.com.br e do Blog do Bom Gosto.


Parabéns à Estação Marupiara

Fica aqui a minha dica, para que todos prestigiem as criações da chef Vivi Moares, que prepara com a alma, surpreendentes pratos com aromas e sabores que só o nosso país pode oferecer.




Estação Marupiara - $$$$
Rua Manuel Saturnino do Amaral, n° 29 - Joaquim Egídio
Campinas - SP
Tel (19) 3298-6289
www.estacaomarupiara.com.br

3 comentários:

  1. Oi Mi
    Adoro seu blog e fui conferir essa sua dica, pois não conhecia a Estação Marupiara.
    Comida maravilhosa e atendimento perfeito.
    Parabéns pelo seu empenho e dedicação, seu blog é o melhor, :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Angélica!
      Fico feliz em saber que você acompanha meu blog e ainda segue as minhas dicas.
      Obrigada pelo retorno, bjs
      Mi

      Excluir
  2. Fiquei bem curiosa para conhecer esse restaurante depois de ler sua reportagem. Neste final de semana, fui com minha familia, marido e filhas, e todos adoraram.
    Além da comida ser maravilhosa o local é lindo.
    Quero agora voltar a noite para um jantar a dois.
    Parabéns pelo blog, continue nos dando dicas de lugares assim.
    abraços
    Simone

    ResponderExcluir