segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ponto das Ostras - Cananéia - SP


Reconhecida por seu valor histórico, Cananéia é considerada a cidade mais antiga do país (apesar das controvérsias). Além desse título, é também famosa pelas ostras, que são a grande riqueza da cidade, com seus criatórios notabilizados pela sua especial e diferenciada qualidade. As ostras de Cananéia são conhecidas mundialmente e há muitas décadas, estão classificadas entre as mais nobres. Exportadas e servidas em finos restaurantes de São Paulo, Curitiba, Santos, entre outras cidades, são tradicionalmente apreciadas pelos melhores e exigentes paladares.
Claro que durante uma viagem à charmosa cidade, não poderíamos deixar de procurar um restaurante que servisse a iguaria.

Tamanho extra grande

Por indicação de um garçom de um bar que estávamos tomando cerveja, fomos parar no Ponto das Ostras, restaurante tradicional na cidade.
Instalado em uma casa antiga, possui um amplo salão e cores bem alegres na fachada. Em seu interior, os móveis são rústicos e há uma parede feita toda em pedras e outra, em conchas.

Gilson e suas preciosidades

Ao fundo do restaurante, avistamos um grande balcão repleto de ostras, onde o seu Gilson, proprietário, atende os clientes sem tirar os olhos e as mãos das suas preciosas. É possível degustá-las ali mesmo, enquanto se recebe uma verdadeira aula sobre o molusco.

Aula para os clientes

Meu marido que é apaixonado por ostras, comeu ali mesmo no balcão, depois pediu uma porção na mesa e se deleitou com as enormes ostras que foram servidas. Eu que não sou chegada, apenas observei a degustação da galera e esperta, passei o olho no cardápio pensando no que comer.

Salada que acompanha o Bobó

Além das ostras que são servidas in natura, gratinadas ou à parmegiana, há diversos pratos interessantes, como filé de peixe ao molho de camarão ou  à parmegiana, paella, peixe caiçara com pirão, yakisoba de frutos do mar, strogonoff (de ostra, camarão, siri ou mexilhão), lambre-lambre (arroz com mexilhão), bobó de camarão, entre outros. Há também pratos à base de frango e carne da culinária chinesa.

Porção de ostras


Dicas da Mi:
  • Ostras In Natura
  • Bobó de Camarão (acompanha salada e arroz)
  • Paella
  • Caldeirada
  • Lambre-Lambre (arroz com mexilhão)

Bobó de camarão

Além da comilança de ostras, não resistimos e pedimos um bobó de camarão. Cremoso e bem temperado, agradou e esquentou a todos.
Para beber, cerveja Brahma gelada, que combinou perfeitamente com o prato.
O atendimento da casa é bem simpático e atencioso.

Lambre-lambre

Durante o tempo em que estivemos no local, presenciamos o restaurante bem movimentado,
Fica a dica então, passando por Cananéia, não deixe de conhecer as famosas ostras do Gilson e as delícias da culinária caiçara preparadas no Ponto das Ostras.



Ponto das Ostras - $$
Rua Pero Lobo, n°15 - Emerlinda
Cananéia - SP
Tel (13) 3851-1481

4 comentários: