sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Coxinhas Douradas - Bueno de Andrada


Durante um passeio de moto em São Carlos, decidimos conhecer as famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, Distrito de Araraquara.
Tudo começou há 60 anos, com um pequeno estabelecimento, o Bar e Mercearia Freitas, mas há 10 anos, depois de uma visita do ilustre escritor Ignácio Loyola Brandão, na qual degustou e se deliciou com as coxinhas que a Dona Sonia preparava, escreveu uma crônica intitulada de Coxinhas Douradas, a qual foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, no ano de 2001. A fama se espalhou rapidamente e batizadas com o título da crônica, transformou o pacato distrito em uma loucura, pois chega a receber mais visitantes ao dia do que o total de moradores.

A famosa coxinha

Hoje, o lugar é um império. Ampliado, reformado e com muitos funcionários. Localizado em frente a Estação Ferroviária Itaquerê, fundada em 1898 e a pequena igreja do Sagrado Coração de Jesus, o cenário fica completo.

Estação e a Igreja

Somente quando chegamos, pudemos entender toda essa fama, pois a rua fica tomada por carros e motos de turistas vindos de toda parte.

Muitas motos

As filas são gigantes, e os atendentes vão passando pelos clientes anotando os pedidos.
São 20 tipos de coxinha, e dependendo do recheio, o formato também muda. As novidades ficam por conta da coxinha de Nutella, de doce de leite e do coxibe, um kibe recheado de queijo em formato de coxinha.

Chaveirinhos

Os clientes podem se acomodar nas inúmeras mesas colocadas na praça em frente ao bar e também no agradável salão.
As filas são divididas em dois perfis: uma para quem vai comprar muuuita coxinha e outra para quem vai consumir até um número limite (acho que 6).

Coxinhas

Dicas da Mi:
  • Frango com Catupiry
  • Carne Moída
  • Calabresa
  • Camarão
  • Carne Seca

Formato muda conforme o sabor

Para poder comparar com as coxinhas que já conheço, preferi não fugir do convencional e pedi uma de frango com catupiry. Depois uma de carne seca.
Sequinha, grande e super recheada, as coxinhas realmente são uma delícia.

Propaganda por toda parte

Sentar na praça, no meio da multidão, degustar o salgado com uma cerveja ou refrigerante gelado, não tem preço.

Lotação máxima

Para acompanhar, é servido um delicioso molhinho apimentado, que foi muito apreciado por todos.
Vi muitas pessoas reclamando das filas e da falta de um ou outro sabor. Mas acredito que seja humanamente impossível atender a todos os gostos, pois o movimento é surpreendente.

Plantas em formato de coxinha

E por ali, tudo gira em torno da coxinha. Decoração, lembrancinhas e até mesmo as plantas podadas em formato de coxinha.
O Bar e Mercearia Freitas "Coxinhas Douradas" abre todos os dias da semana, das 9h às 22h e vale muito a pena conhecer.



Coxinhas Douradas - $$
Av. Dr. Nilo Rodrigues da Silva, n° 14, Distrito Bueno de Andrada
Araraquara - SP
Tel (16) 3335-4176
http://www.coxinhasdouradas.com.br/

Um comentário: