sexta-feira, 29 de julho de 2016

Garçom do Mês: Edy - Rancho Vô Joaquim


Há muito tempo eu estava com essa ideia, de prestigiar um garçom a cada mês, pois seja em bares, restaurantes ou em eventos, a figura do garçom sempre me chamou muito a atenção e em minhas andanças, me deparei com diversas figuras incríveis.
Já faz tempo que este tipo de trabalho deixou de ser considerado apenas como um bico, pois hoje, com o destaque da gastronomia, o sucesso dos botecos e o grande número de eventos, a profissão exige qualificação e comprometimento, passando a ser reconhecida e valorizada, além de ser considerada uma das peças mais importantes do estabelecimento, pois a presença de um bom garçom, faz toda a diferença.
Tenho como hábito, sempre perguntar seu nome, pois acredito que seja uma forma de estreitar a relação cliente/garçom e também receber mais facilmente sua atenção.
Para retribuir todo esse carinho que tenho recebido desses profissionais tão talentosos, inauguro hoje, um novo espaço no Blog: o Garçom do Mês.

Edy, garçom do Rancho Vô Joaquim


Para começar, vamos conhecer um pouco mais sobre o Edson Cardoso Alves, mais conhecido como Edy, um garçom que se destaca pela simpatia e bom humor. Edy é natural de Lins - SP, tem 50 anos de idade, há 26 anos se dedica à profissão de garçom e atualmente trabalha no Bar e Restaurante Rancho Vô Joaquim, localizado em Joaquim Egídio, Campinas, SP.
Edy foi copeiro em São Paulo, trabalhou para famílias importantes e até mesmo com famosos da TV, o que lhe rendeu um grande aprendizado como formalidades, postura, trato na aparência e flexibilidade.
Chegou em Campinas neste ano de 2016 e desde então, desempenha um papel de destaque no Bar e Restaurante Rancho Vô Joaquim.
O que ele mais gosta em sua profissão, é o contato frequente com pessoas diferentes e também a identificação que possui com o restaurante em que trabalha, pois é um apreciador da culinária, principalmente a caipira. Brincalhão que só ele, diz que a única coisa ruim em ser garçom, é quando esquecem da caixinha. Na realidade, o difícil mesmo é não ter horários definidos, como uma noite longa pela frente, que às vezes incomoda, mas são ossos do ofício.
Em tantos anos nesse meio, Edy já passou por várias histórias engraçadas, como uma vez em que servia um jantar fino para uma família renomada e lhe deram a ordem para servir a refeição da Isa, que jantaria naquele momento. Ele preparou a mesa com todos os talheres, guardanapos, pratos, taças e ficou a espera da convidada. Foi quando a madame se aproximou da mesa e começou a rir, informando que a Isa era sua cachorrinha. Claro que virou motivo de piada.

13 comentários:

  1. Parabéns, Edy querido! Você Merece! Beijao

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, grande homenagem a pessoa no qual sou suspeito em dizer sobre suas excelências

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Edy,vc realmente é maravilhoso mesmo ......vc merece todas homenagem ....

    ResponderExcluir
  4. Que bacana!!!! A galera curtiu o novo espaço do Blog e principalmente a homenagem ao Edy.
    Obrigada e abraços

    ResponderExcluir
  5. Hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente o Edy. A "arte do servir" fez morada neste Ser e, como quem Serve serve e quem não Serve não serve, ele fez jus aos melhores elogios. Abraços aos Edy e a vc Mi pela nobre iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante esse seu tópico sobre o Garçom.
    Quer uma dica para o seu próximo post? Vá ao ABBRACCIO - CUCINA ITALIANA no Iguatemi e peça para ser atendida pelo Dênis.
    Só que você tem que dar sorte, porque nem sempre ele está atendendo.

    ResponderExcluir