sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Garçom do Mês: Palhinha - Restaurante e Pizzaria Monte Cristo (Dadá)


Setembro é a vez de homenagear com muito carinho no espaço Garçom do Mês, um garçom que é um exemplo a ser seguido em sua profissão.


Vilson do Amaral, mais conhecido por Palhinha, tem 67 anos e há 47 trabalha como garçom.

Palhinha, garçom do Restaurante e Pizzaria Monte Cristo

Palhinha, nasceu em Santa Cecília - PR e foi criado em Tatuí - SP, onde em 1.969 iniciou seus trabalhos servindo café da manhã para os hóspedes do hotel onde sua mãe trabalhava.
Chegou em Campinas em 1.977 e foi trabalhar no Restaurante Rosário. Trabalhou também no tradicional Eden Bar e por 12 anos no extinto Galo de Ouro, de onde tem muitas histórias para contar.
Palhinha participou da competição Garçom Cross, e por dois anos, foi eleito o garçom mais elegante.
Conhecemos a figura no Restaurante e Pizzaria Monte Cristo (Dadá), onde trabalha há 5 anos. Ele está sempre presente na hora do almoço e a noite, e realmente, está sempre muito alinhado.
Palhinha adora atender os clientes e claro, bater um papo descontraído com eles, "mas sempre sem ser intrometido", garante. Gosta tanto de sua profissão, que não soube me dizer um ponto ruim sequer e afirmou ser tudo nota 10.
Entre tantas lembranças engraçadas, ele contou que certa vez, na época de festas do Eden Bar, ele pegou um canudo de rojão que já estava queimado, colocou uns palitos de dente na ponta e tocou fogo, mirando para o meio do salão. "Foi uma gritaria só", contou ele, com cara de moleque arteiro.


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O Botequim do Beto - Campinas


Conheço o Botequim do Beto desde a época que ele era azulão e com mesas de sinuca na frente.
Confesso que, até então, tinha entrado no bar apenas duas vezes, uma para pedir informações e outra para beber água, durante uma caminhada. O bar existe desde 2002 e em 2014, passou por uma bela reforma.
Com uma fachada bonita e novos letreiros destacando o nome do bar, a mudança despertou minha atenção, mas mesmo assim, só fui realmente conhecer o bar durante o Comida di Buteco 2016, quando o bar estreou no concurso.

Pimentinhas da casa

Ai sim tive uma bela surpresa. Além da reestruturação, o público também mudou. Haviam casais, grupos de amigos e famílias nas diversas mesas.
Na ocasião, o Beto nos recebeu com uma alegria contagiante. Ao mesmo tempo que ele é quieto e observador, ele faz brincadeira e arranca risadas dos clientes. Uma figura! Após o Comida di Buteco, tratei de voltar com meus amigos

Nós e o Beto

Um amplo salão acomoda muito bem os clientes e um charmoso deck com vista para a rua, é perfeito para os fins de tarde e noites mais quentes.

Feirinha: porção mista de pastel

O cardápio é sensacional, de deixar muitos concorrentes no chinelo. Tem salgados, porções, lanches, pratos, saladas, pizzas, hambúrgueres e sempre alguma novidade, pois o Beto vive inventando moda.
Ainda sobre o cardápio, todos os itens são batizados com nome de músicas, como Avohai, Judia de Mim, Menino da Porteira, Fascinação, entre outros sucessos.

Marvin: lanche de mortadela

Dicas da Mi:
  • Faroeste Caboclo (porção com 1 kg de frango a passarinho)
  • Menino da Porteira (hambúrguer artesanal, queijo, presunto ovo, bacon e salada)
  • Feirinha (porção de mini-pastel de carne e queijo)
  • Marvin (lanche de mortadela, ovo, bacon, muçarela e alface americana)
  • Porção de Croquete Vaca Atolada (com massa de mandioca)
  • Pratos Executivos (no almoço)
Faroeste Caboclo: porção de frango a passarinho

Provamos de tudo um pouco e tudo estava maravilhoso. Os petiscos são caprichados e muito bem servidos, com um temperinho delicioso e acompanhados de molhos da casa. Todo os lanches são servidos com fritas.
O Beto faz questão de trabalhar com marcas de qualidade, como a Ceratti por exemplo.

Croquete de Vaca Atolada, concorrente no Comida di Buteco

A porção que concorreu no Comida di Buteco, continua fazendo sucesso na casa, e como meus amigos não conheciam, pedimos a porção de Croquete de Vaca Atolada, que é feito com massa de mandioca, envolvido em pedaços de carne de vaca temperados, com leve tempero apimentado. Muito bem apresentada, a porção é servida com 10 unidades e 2 molhinhos, um delicioso de pimenta e um outro bem saboroso, o qual eu já conhecia, mas que ninguém na mesa acertou seu ingrediente principal, jiló. Muito bom por sinal, pode comer sem receio.

Cerveja trincando

Para beber, fomos de Amstel, que estava gelada e com precinho camarada. Também provamos um dos coquetéis, o Sex On The Beach.

Sex on the Beach

Ainda provamos uma invenção do Beto, o croquete de mortadela, que ainda não está no cardápio, mas que adoramos.

Novidade: croquete de mortadela

Como a noite estava fria, fomos agraciados com um delicioso caldo, servido com parmesão. Oh coisa boa.

Caldinho delicioso

Para fechar a noite, doce de laranja em calda, feito com muito carinho.
Na última vez que estive no Botequim do Beto, ele me falou que em breve estará com novidades no cardápio. Ou seja, o que já era bom, vai melhorar.

Laranja em calda

O Botequim do Beto funciona todos os dias da semana e o almoço também é imperdível. De segunda a sexta-feira tem almoço executivo, com pratos fixos e sempre um prato do dia. Provamos o bife acebolado e o bife a cavalo e adoramos. O feijãozinho servido é maravilhoso. De quarta e sábado, a tradicional feijoada faz um sucesso tremendo. Voltarei para provar.

Executivo bife acebolado

Executivo bife a cavalo

Finalizo com um conselho: Não perca tanto tempo como eu perdi, se você ainda não conhece O Botequim do Beto, trate de conhecer, pois é daqueles lugares que você é tão bem atendido e se sente tão à vontade, que não vê a hora de voltar.



O Botequim do Beto - $$
Rua Joaquim Vilac, n° 683 - Vila Teixeira
Campinas - SP
Tel (19) 3213-0527
https://www.facebook.com/obotequimdobeto/

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sazanka Japanese Food - Campinas


Reservamos o horário do jantar e fomos em família conhecer o Sazanka Japanese Food, localizado no Cambuí.
Sob nova direção desde janeiro deste ano, o restaurante está instalado em uma bela casa, com três agradáveis ambientes, sendo eles um pequeno salão com vista para a rua, um amplo salão aos fundos e o piso superior.

Bela decoração

A decoração é belíssima, típica japonesa, com espadas na parede, maneki neko, grandes luminárias e muitas plantas.

Espadas

O cardápio é composto por entradas, saladas, sashimis, hossomakis, uramakis, sushis, okonomis, temakis, milanesas, teppanyakis, yakisakanas, tempuras, sukiyaki, yakisobas, teishokus e sopas.

Sunomono

Shimeji

O cliente pode escolher o sistema a la carte ou optar pelo rodízio, que pode ser com sashimi de salmão e peixe branco à vontade ou com sashimi  salmão, peixe branco e atum à vontade. A cozinha está sob o comando do sushiman Gilberto Rocha.

Sushiman Gil Rocha e sua equipe

Optamos pelo rodízio que incluía sashimi de salmão e peixe branco e foi espetacular.
Inicialmente foi servido o sunomono e logo chegou um prato com delícias quentes, como salmão grelhado, guiozas, harumakis e hot holls. Na sequência veio uma generosa porção de shimeji e outra de yakisoba. Tudo muito delicioso.

Pratos quentes bem variados

Yakisoba

Foi então que deu início a parte fria, com a chegada de um bonito prato com sushis variados e sashimis. Sensacionais. Gostamos também da criatividade e combinação de ingredientes.

Pratos frios, deliciosos

Sashimis

Ainda foi servido tempurá de legumes e missoshiro. Após todos os pratos servidos, os garçons retornam várias vezes à mesa, perguntando se há interesse em mais algum prato. Repetimos sashimis, joes e alguns pratos quentes. Tudo que foi solicitado, foi servido com fartura.

Tempurá

Para beber, fomos de Heineken, servida no balde e bem gelada.
O atendimento da casa também foi nota 10. Na ocasião, a atenciosa Índira nos atendeu muito bem e com muita gentiliza.
Cerveja mega gelada

O Sazanka é uma excelente opção para os amantes da culinária oriental, reunindo em um só lugar, qualidade e ótimo atendimento.



Sazanka Japanese Food - $$
Rua Santos Dumont, n° 819 - Cambuí
Campinas - SP
Tel (19) 3579-3680
http://www.sazanka.com.br/

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bacamarte Bar - Campinas


Com muita satisfação, fomos conhecer mais um novo bar da cidade, o Bacamarte Bar.
Inaugurado em julho, o bar marca a volta do Twin, figura de grande carisma e talento. Twin foi proprietário de um dos mais famosos botecos da cidade, o Bar do Twin, que há sete anos encerrou suas atividades.

Um senhor boteco

Como não podia deixar de ser, o local escolhido é nada menos que a Vila Industrial. Instalado em um charmoso ponto, com alguns bares nas proximidades, o Bacamarte possui um ambiente descontraído e aconchegante. Mesinhas na calçada e um ambiente interno típico de boteco, com um grande balcão e suas banquetas e mesinhas de madeira. O destaque fica para uma parede decorada com pallets e outra toda coberta de páginas de gibis de super-heróis.

Parede de super-heróis

O cardápio é de lamber os beiços, com deliciosas porções, lanchinhos, teppans, saladas e salgados. O famoso croquete de mortadela, que já lhe rendeu até prêmio em outros tempos, faz parte das gostosuras preparadas por lá. Entre as novidades, está a pimenta dedo de moça empanada, recheada com carne.

Porção de pernil no capricho


Famoso croquete de mortadela

Dicas da Mi:
  • Lanche de Linguiça Caipira (com ovo, muçarela e vinagrete)
  • Lanche de Contra Filé (com tomate, muçarela e azeitona)
  • Porção de Pernil Acebolado
  • Porção de Frango a Passarinho
  • Porção de Linguiça Flambada na Cachaça
  • Croquete de Mortadela
  • Pimenta Recheada

Porção de Linguiça Flambada na Cachaça

Provamos algumas porções, lanches e claro, o delicioso croquete de mortadela.
Tudo muito bem servido e feito no capricho, com aquele temperinho especial. Para quem é fã de frango a passarinho, não deixe de experimentar o do Bacamarte, pois o tempero e o ponto são sensacionais.

Frango a passarinho...huuum

Lanche de linguiça caipira

Para beber, fomos de Eisenbahn e Heineken, ambas bem geladas. As caipirinhas também fizeram sucesso na noite. Provamos a de morango com kiwi e a de lima da pérsia, muito gostosas.


Caipirinhas de lima da pérsia e 
morango com kiwi 

O atendimento foi excelente, mesmo com a casa cheia. Uma programação musical de primeira, promete alegrar ainda mais as noites do local. Na noite que estivemos presentes, tivemos o prazer de ouvir o delicioso som de Fabinho Azevedo, músico, violonista e compositor conhecido da cidade.

Som de primeira de Fabinho Azevedo

Certa hora da noite, Twin emprestou o microfone do músico e anunciou um jantar especial que se realizará neste mês de setembro. Ótima notícia saber que a tradição dos almoços e jantares especiais continua.

Twin e seu sócio Julio 

Com pouco tempo aberto, o Bacamarte já conquistou inúmeros fãs, pois a casa estava lotada e as pessoas não se importavam em esperar por vagar uma mesa.

Viva!!!

A casa funciona de segunda a sexta-feira, das 17h à 0h e aos sábados, das 12h à 0h.
Desejamos sucesso e vida longa ao Bacamarte!



Bacamarte Bar - $$
Rua Sales de Oliveira, n° 244 - Vila Industrial
Campinas - SP
Tel (19) 2513-2618 e 97419-0360
https://www.facebook.com/bacamartebar/?fref=ts

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PHD Pub - Rio Claro


Fomos com uma grande galera conhecer o PHD Pub Bar, na cidade de Rio Claro.
Inaugurado em 2004, o bar é muito bem localizado no Boulevard dos Jardins e está instalado em uma ampla casa de esquina.

Decoração

Frequentado em sua maioria por motociclistas da cidade e da região, possui uma temática totalmente voltada ao mundo da Harley Davidson.

Chopeira e canecas

Todos os objetos utilizados na decoração, fazem parte do acervo pessoal do proprietário e foram trazidos de viagens ao longo dos anos. Muitas placas, flâmulas, quadros nas paredes, além de muitas canecas penduradas atrás do balcão. O ambiente é incrível e alegre.

Linda pintura na parede

Mesa para grupos maiores

Na frente, há uma varanda com uma linda pintura de um índio em sua moto. O ambiente interno é composto por várias salas, cada uma com um tipo de móvel e decoração.

Esse ambiente lembra uma casa

O cardápio é composto por lanches, porções e pratos, sendo eles tradicionais ou da culinária mediterrânea, como as famosas Paellas Marinera e Paella Valenciana, que são feitas sob encomenda para ocasiões especiais.

Buffet especial

Dicas da Mi:
  • Lanche de Pernil (com muçarela, cebola e bacon)
  • Lanche de Jamon (presunto cru espanhol com tomate e rúcula)
  • Isca de Tilápia
  • Tulipas de Frango
  • Inferno Linguiça Flambadas
  • Mignon ao Molho Gorgonzola

Saladas

As porções são saborosas e bem servidas. A casa trabalha com uma ótima variedade de cervejas especiais e também com boas opções de chopp.



Tive a oportunidade de degustar um almoço especial, que foi servido para nosso grupo, mediante reserva. O prato do dia foi costela, frango, mandioca cozida, arroz, feijão, farofa e salada. Excelente e por um preço único, comemos à vontade.

Pratinho básico com as gostosuras

A diversão fica por conta da figura ímpar do proprietário Felix Martinez Navas, mais conhecido como Espanhol, devido a sua nacionalidade. Sempre presente no bar, interage com os clientes e ainda apronta umas brincadeiras, onde todos se divertem.



Pelas mãos dele, tomei cerveja de uma forma típica espanhola, diretamente no porron, uma jarra de cristal abaulada e com um longo bico.

Mexeu, morreu

O PHD Pub funciona de terça a sábado, das 17 às 2h, sendo que sextas e sábados, rola música ao vivo.



PHD Pub - $$
Rua 9, n° 440 - Cidade Jardim
Rio Claro - SP
Tel (19) 3557-7205