sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Garçom do Mês: Deni - Giovannetti Rosário


Neste mês, homenageamos no espaço Garçom do Mês, um dos garçons da mais tradicional chopperia da cidade, o Giovannetti.


Denival Barbosa, mais conhecido por Deni, tem 52 anos e
há 30 trabalha como garçom.

Deni, garçom do Giovannetti Rosário

Nascido em Osasco - SP, encontrou na profissão de garçom, a oportunidade de ganhar dinheiro. Gostou tanto, que não se vê trabalhando em outro ramo.
Em Campinas, trabalha no Giovannetti há 22 anos, sendo 18 deles no Giovannetti Cambuí e 4 no Giovannetti Rosário, onde sempre somos atendidos por ele.
O que Deni mais gosta em sua profissão é o contato com os clientes, ressaltando que na unidade do Rosário, como os clientes são mais fiéis, esse contato se estreita com maior facilidade, criando um vínculo de amizade.
Deni lembra que teve o prazer de atender no Giovannetti, diversos atores que passaram por Campinas, quando suas peças de teatro estavam em cartaz, como a veterana Eva Wilma e galã Thiago Lacerda.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vendinha do Klinke - Campinas (FECHOU)


Já fazia um bom tempo que eu queria conhecer a Vendinha do Klinke, até que num certo sábado a tarde, minha amiga de infância, a jornalista Marita Siqueira, me deu um ultimato e disse assim "Vamos no Klinke AGORA". Missão dada é missão cumprida e assim, nos dirigimos para o bar.

Balcão de boteco

Chegando lá, de cara já adorei o bar. Por coincidência, escolhi para sentar a mesa cativa da Marita, mas amigas de infância costumam ter mesmo essa afinidade, rs.
Fomos muito bem recebidos pelo Klinke, que apesar da cara de bravo, é uma figura simpática e muito divertida.

Klinke, sempre conectado

A Vendinha do Klinke existe há mais de 40 anos e desde novembro de 2015, está em novo endereço, mas permanece no mesmo bairro, o Botafogo. A tradição da vendinha foi mantida, com variados produtos dispostos nas prateleiras num canto da área interna.

Produtos da vendinha

Nas paredes, diversas tabuletas chamam a atenção com os petiscos preparados no bar.
O cliente pode se acomodar nas mesinhas da calçada, na área da frente debaixo dos ombrelones ou no espaço interno. Há também as banquetas do balcão.

Tá com vontade de que?

O cardápio é bem atraente, com porções quentes e frias e lanches. Klinke é famoso por preparar pratos saborosos como pernil, rabada, dobradinha, caldinhos, feijoada, entre outros.
Para nossa sorte, na tarde que estávamos presentes, havia um belo pernil sendo preparado.

batatinhas de casamento e jiló


Dicas da Mi:
  • Tulipinhas de Frango
  • Frango a Passarinho
  • Batatinha de Casamento
  • Rosbife caseiro
  • Torresmo
  • Lanche de Linguiça Caipira (com ovo, queijo e vinagrete)
  • Lanche de Mordadela com Queijo
  • Lanche de Pernil (com queijo e vinagrete)

Pernil no capricho

Logo que nossa cerveja chegou à mesa, foi servida uma porção de batatas chips. Na sequência provamos o jiló e as batatinhas de casamento. Ai que delícia!

Lanche de mortadela com queijo

As porções e os lanches estavam gostosos e bem caprichados. Assim que o pernil ficou pronto, pedimos uma porção, que estava divina. Tudo isso acompanhado das pimentas da casa, ficou ainda melhor.

Cerveja gelada

Para beber, além da cerveja mega gelada, tem doses de destilados e boas opções de vinho.

E tem vinho também

O atendimento é outro ponto que merece todo respeito, feito pelo atencioso Tiago
Aos sábados, é servida a tradicional Feijoada do Klinke. Voltarei para provar com certeza.
A Vendinha do Klinke me conquistou pelo estômago e pelo coração.


Vendinha do Klinke - $$
Rua Jorge Miranda, n° 45 - Botafogo
Campinas - SP
Tel (19) 99192-8999
https://www.facebook.com/Vendinha-do-Klinke-966422646721413/


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Théo Medeiros - Campinas


A ocasião era especial e pedia um jantar a altura. Assim, escolhemos o renomado restaurante francês, Théo Medeiros.
Inaugurado em 2008, o restaurante está localizado em uma charmosa rua do Cambuí e instalado em uma bela casa.

Bar, logo na entrada

Na parte da frente, as mesas bem dispostas às sombras das grandes árvores e protegidas por ombrelones, costumam estar lotadas.

Garrafas coloridas

O espaço interno é climatizado e possui uma decoração moderna e de muito bom gosto, com detalhes encantadores em cada canto. Muitas plantas compõem o ambiente e livros de culinária dão um toque especial às prateleiras. Uma fileira de garrafas coloridas, é destaque na janela da cozinha.

Ceviche

O cardápio é composto por entradas, petiscos, carnes, aves, peixes, frutos do mar e sobremesas. As receitas do chef Théo aliam as tradicionais técnicas européias de preparo com os ingredientes locais e frescos, resultando em pratos exclusivos e surpreendentes. Seus pratos são inspirados na França, Itália, possuem influências árabes e orientais, e claro, clássicos da culinária brasileira.

Ambiente muito agradável

Achei super interessante, algumas lousas espalhadas pelo restaurante com alguns pratos destacados. O garçom nos explicou que as novidades são lançadas nas lousas e se tiverem aceitação, passam a fazer parte do cardápio.

Filet Mignon Recheado com Brie

Dicas da Mi:

  • Ceviche de St. Peter com Brioche
  • Mini Caçarola de Camarões e Cogumelos
  • Filet Mignon Recheado com Brie (acompanha risotto de castanhas e frutas secas)
  • Robalo na Sidra (acompanha risotto de rúcula)
  • Stinco de Cordeiro (ao alecrim e polenta trufada com Catupiry)
  • Ossobuco King Size (com Risotto de Açafrão)
  • Filet Mostarda (com fettuccine persillée)
  • Crêpe Soufflé de Laranja (com sorvete de flor de laranjeira)
  • Galette de Maça (com sorvete de vinho do porto e creme de baunilha)

Robalo na Sidra

Iniciamos nosso jantar com um ceviche, pois amamos esse prato. Estava sensacional. Meu marido escolheu um Robalo na Sidra e eu um Filet Mignon Recheado com Brie. Ambos os pratos estavam divinos e com uma bela apresentação.
Para beber, fomos de Stella Artois, que estava bem gelada. Há uma boa carta de vinhos, de nacionalidades variadas. O cliente pode optar também por drinks, caipiroskas, caipirinhas e cachaças, com duas opções produzidas pelo próprio chef Théo.


Stellinha gelada

O atendimento foi impecável, assim como tudo no restaurante.
Chef Théo Medeiros é português, está no Brasil há mais de 30 anos e foi eleito pela Veja Campinas por diversas vezes, como o Melhor Chef do Ano.
O movimento do restaurante é intenso, então aconselho a fazer uma reserva. O público é bem variado, sendo ele, casais, famílias e grupos de amigos.

Prêmios e mais prêmios

Seu horário de funcionamento é de terça à sexta, das 19h00 às 23h30, sábado das 12h às 16h e 19h às 0h30 e domingo das 12h às 16h.
Para não ser pego desprevenido, vale lembrar que o pagamento é feito somente em cheque ou dinheiro, pois a casa não aceita cartões.
Nosso jantar no restaurante Théo Medeiros foi perfeito e podemos afirmar que faz jus à sua fama.



Théo Medeiros - $$$ 
Rua Sampaio Ferraz, n° 175 - Cambuí
Campinas - SP
Tel (19) 3255-4333
http://www.cheftheo.com.br/

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Esquenta dos 80, com o o bartender Kascão Oliveira - Giovannetti

Os clientes pediram e o Giovannetti fará um"bis" de seu primeiro evento comemorativo aos 80 anos da marca. Para que um número maior de pessoas possa desfrutar da atividade realizada no Gio Rosário, no último final de semana, o bartender Kascão Oliveira retorna à casa neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de outubro


O octogésimo aniversário do Giovannetti será completado somente em 2017, mas as comemorações já começaram em grande estilo. No último fim de semana, o Gio Rosário, casa que deu origem à marca, recebeu o estrelado bartender Kascão Oliveira. Com mais de três décadas de experiência, o veterano profissional arrebatou os presentes com sua simpatia e competência. O sucesso foi tanto que a ação terá direito a bis neste sábado e domingo (15 e 16/10), para que um maior número de clientes possa desfrutar da experiência etílico-gastronômica inusitada.

Kascão Oliveira, o Rei do Dry Martini
Manuel Correia/Divulgação

Novamente, o profissional estará no Giovannetti Rosário, nos dois dias, das 11h às 18h, para preparar os icônicos drinques Negroni, Aperol Spritz e Dry Martini, cujo preparo impecável rendeu a Kascão o título de “Rei do Dry Martini”, na noite paulistana.


Preparo do Aperol Spritz é uma atração à parte
Manuel Correia/Divulgação

Além de preparar as três bebidas pertinho do público, o bartender que já serviu coquetéis para famosos, como Madonna e Mick Jagger, surpreenderá com suas caipirinhas e caipiroskas de mix de frutas, como caju, carambola e jabuticaba, com gengibre e outros ingredientes.


As caipirinhas e caipiroskas que encantaram o público
Manuel Correia/Divulgação

Para acompanhar os drinques, o Gio Rosário introduzirá ao cardápio duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, que serão servidas em porções individuais, com o objetivo de revisitar clássicos da culinária e promover experiências gastronômicas inesquecíveis. Tudo como forma de prestigiar os clientes, responsáveis pelo sucesso da marca Giovannetti. São eles:

Entradas:
Polvo grelhado com batata ao murro, aioli de ervas e molho de páprica
Brandade de bacalhau

Principais:
Arroz de polvo
Rabada assada ao molho de tomate e polenta cremosa
Porchetta de leitoa à pururuca com purê de batata doce e salada de rúcula

Sobremesa:
Pudim de limão siciliano
Negroni, um dos mais famosos drinques
Manuel Correia/Divulgação

As atividades em contagem regressiva para os 80 anos de fundação do Giovannetti ocorrerão periodicamente, nas três unidades da marca, em formatos diferenciados, até 2017. Fazem parte do “Esquenta dos 80”, eventos, inovações no cardápio, renovações visuais nas casas, entre outras.


Giovannetti Rosário com novo visual para a
comemoração pelos 80 anos
Manuel Correia/Divulgação


Giovannetti Rosário
Rua General Osório, n°1.059 - Centro
Campinas, SP
Tel (19) 3231-2830


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Lumen Christ Bar e Mercearia - Campinas


Naquela esquina com cara de quina, existe um bar há 5 décadas. Passando de um dono para outro ao longo dos anos, o bar sempre foi ponto de encontro dos botequeiros da região, que consideram o local, um patrimônio do bairro.

Anéis de cebola

Estrategicamente bem localizado no bairro Chácara da Barra, o bar está desde 2014 sob o comando dos irmãos Augusto e Leonardo Ortiz. A dupla reformou e batizou o bar de Lumen Christ Bar e Mercearia, pois vale lembrar que numa área anexa ao bar, decidiram manter a mercearia que é tradição do local. A mesa de bilhar também foi mantida, para alegria dos fiéis clientes. 
O bar é bem charmoso e possui uma boa área externa, com mesinhas bem dispostas na sombra da nova cobertura e das grandes árvores da calçada.

Da Casa

O pequeno espaço interno é totalmente reservado para os funcionários do bar, com a cozinha, as geladeiras e a apetitosa estufa, sempre com os famosos torresmos, que são sequinhos e crocantes.
O cardápio é de tirar o chapéu, composto por salgados, porções frias, porções quentes e lanches.

Croquete de carne

Dicas da Mi:
  • Bafo de Onça (contra filé, gorgonzola, muçarela e cebola)
  • Da Casa (contra filé, queijo, tomate, azeitona preta e rúcula)
  • Linguiça Caipira (linguiça caipira, muçarela, ovo, tomate e cebola)
  • Bolinho Caipira Invertido (bolinho de linguiça caipira recheado de batata doce)
  • Porção de Croquetinhos de Carne
  • Porção de Iscas de Frango com Gorgonzola
  • Tábua Mista 600 gr (gorgonzola, azeitona chilena, salame, queijo oprato e queijo meia cura)
  • Torresmo
Iscas de frango com gorgonzola

Os lanches são super saborosos e bem recheados e as porções são feitas no capricho. O croquete de carne está entre os melhores que já provei e o Bolinho Caipira Invertido, concorreu no Comida di Buteco desse ano. Aliás, foi após o concurso que o bar ganhou fama e atraiu novos clientes.

Bolinho caipira invertido

Para acompanhar os petiscos, não deixe de pedir o molhinho especial da casa, que é muito bom.
Com tamanho movimento, o atendimento às vezes fica complicado, mas acredito que aos poucos, tudo vá se ajeitando.

Cerveja gelada sempre

Para beber, a cerveja é sempre super gelada e há também algumas cachacinhas artesanais.
Aos sábados, o bom e velho samba, rola a partir das 16h, sempre com ótimos músicos.
O Lumen Christ abre de segunda a sábado, das 8h30 às 23h e aos domingos, das 9h às 14h30.



Lumen Christ Bar e Mercearia - $$
Rua Maria Encarnação Duarte, n° 551 - Chácara da Barra
Campinas - SP
Tel (19) 3252-3684






sábado, 8 de outubro de 2016

Hambúrguer do Bem no Let’s Eat Cambuí

Na semana do Dia das Crianças, de 11 a 15 de outubro, o cliente poderá comer um Classic Salad ou o Bacon Burger e participar da campanha de doação de metade da renda para a
ONG Sonhar Acordado



Para comemorar o Dia das Crianças, de 11 a 15 de outubro, a franquia Let's Eat Burger`n`Bar, restaurante localizado no bairro Cambuí, realizará duas ações sociais com o objetivo de levar alegria para as crianças carentes de duas instituições parceiras do projeto.
Para participar, o cliente que for ao restaurante durante esse período poderá escolher entre dois lanches participantes da ação: Classic Salad ou Bacon Burger e metade do valor será revertido para as ações dentro da ONG Sonhar Acordado, uma organização internacional, sem fins lucrativos, que atua junto a instituições, orfanatos, casas de apoio e hospitais e que busca transformar a vida de crianças carentes por meio de uma relação de amizade com o jovem voluntário.

Classic Salad

E o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será ainda mais especial, pois receberá os super heróis mais queridos como o Super Homem, Batman e o Flash. A ação traz a tona uma das principais características do Let's Eat, a decoração inspirada nas séries, filmes e modalidades esportivas. "Ter personagens interpretados dentro da nossa casa acaba por tornar reais, pelo menos por alguns minutos a experiência vivida nos cinemas”, conta o proprietário Vieira. Recreação especial para as crianças com arte em bexiga e pintura também serão atrações na data.

Bacon Burger



Hamburgada

Com o intuito de promover um Dia das Crianças para lá de divertido, no dia 11 de outubro, das 16 às 18 horas, a Let`s Eat Burger`n`Bar abrirá especialmente para receber cerca de 30 crianças do Lar Nosso Sonho, que abriga crianças e adolescentes em situação de risco. Nesse dia será servido batata frita e mini hambúrguer, além disso, para deixar a comemoração ainda melhor terá recreação com pintura e arte com bexigas.


Let`s Eat Burger`n`Bar
Rua Américo Brasiliense, n° 166, Cambuí
Campinas - SP
Tel:(19) 3203-5183
www.letseat.com.br



terça-feira, 4 de outubro de 2016

Schwarzwald - Bar do Alemão - Curitiba


Durante uma viagem a Curitiba, segui os conselhos de minha prima Suze, que reside na cidade e foi categórica em dizer: "Não deixe de conhecer o Bar do Alemão".
Localizado no Centro Histórico de Curitiba, no calçadão do Largo da Ordem e cercado de outros bares, o Schwarzwald - Bar do Alemão iniciou suas atividades em 1.979, ou seja, é tradicionalíssimo.

Alemanha - Brasil - Curitiba

Assim que chegamos, nos deparamos com uma pequena e alegre fachada. Havia um daqueles painéis em que os turistas colocam as carinhas para tirar foto, e claro que nós também registramos o momento de casal alemão.

Foto de turista, rs

Ao entrar no bar, a surpresa foi grande, pois quem vê a pequena entrada, não imagina o real tamanho do bar, que é muito grande e possui capacidade para 800 pessoas muito bem acomodadas. A decoração é de encher os olhos, remetendo às tradicionais tabernas germânicas, com móveis rústicos pesados.

Alegre decoração

Camisas autografadas

Casa cantinho do bar possui um detalhe, como camisas de jogadores do Bayern Munchen autografadas, bandeiras, flâmulas, quadros, canecas, flores e claro, uma parede só com prêmios. O mascote Tiburso, fica bem no meio do salão, e também é difícil resistir a uma foto.

Tiburso, o mascote, no meio da galera

O cardápio é composto quase que integralmente por comida típica alemã, dividido em aperitivos (porções), refeições e sobremesas. Entre kassler, eisben, bockwurst, bratwurst e demais pratos, o prato de maior sucesso na casa é a Carne de Onça, preparado com quadradinhos de pão, cobertos com carne crua moída na hora, cebola e muita cebolinha. Recomenda-se salgar na hora de comer, acrescentar mostarda escura e regar com azeite. Assim fizemos.

Carne de Onça

Dicas da Mi:
  • Carne de Onça
  • Marreco Recheado (servido com purê de maçã, repolho roxo e salada)
  • Eisbein (joelho de porco) (servido com bockwurst salsicha vermelha e salada)
  • Spätzle (javali) (servido com purê de maçã e repolho roxo)
  • Apfelstrudel (folhado de maçã com nata)

Joelho de porco

Ficamos com vontade de provar o joelho de porco. Como vínhamos de outro bar, já tínhamos comido a tradicional Carne de Onça e notamos que a porção de joelho era bem servida, pedimos ao garçom se a casa poderia preparar uma porção aperitivo e gentilmente nosso pedido foi atendido.
Dessa forma, não fomos embora sem ter provado o delicioso joelho de porco.

O famoso Submarino

Para beber, fomos de Submarino, que é uma canequinha de Steinhäger mergulhada numa caneca de chopp. Além de ser delicioso e refrescante, o cliente pode levar a canequinha para casa. Como cada uma tem um motivo diferente estampado, pode-se colecioná-las. O curioso, é a frase embaixo delas "Este caneco foi roubado honestamente no Bar do Alemão".

Canequinhas colecionáveis

O chopp da casa é Itaipava, e o Bar do Alemão já recebeu por diversas vezes, o prêmio de melhor chopp da cidade. O cliente pode escolher entre as versões clara, escura, carioca, black ou weiss.
Durante toda a noite, a tradicional música alemã e o alto barulho das conversas, risadas e brindes, tornaram o ambiente descontraído e muito alegre.

Chopp Itaipava

O bar abre diariamente das 11h às 2h, inclusive aos domingos e feriados.
Podemos afirmar que o bar do Alemão é um lugar imperdível e pode ser considerado uma verdadeira atração turística da cidade.



Schwarzwald - Bar do Alemão - $$

Rua Claudino dos Santos, n° 63, Largo da Ordem
Curitiba - PR
Tel: (41) 3223-2585
http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/