segunda-feira, 15 de maio de 2017

Saberes e Sabores - Campinas


Fiquei muito curiosa quando nosso colega Flávio Botelho comentou sobre uma casa de gastronomia afro-brasileira chamada Saberes e Sabores.
Tratei logo de reservar uma data para conhecer.
Na verdade, trata-se do Projeto Saberes e Sabores, que foi elaborado em 2013 e iniciou suas atividades em 2014, com recursos do Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Ambiente interno

Com o objetivo de resgatar e transmitir saberes, conhecimentos, práticas e simbologias da cultura negra, por meio da gastronomia afro-brasileira e africana, sua ação não se restringe em apenas oferecer pratos típicos, mas também desenvolver e apoiar pesquisas sobre as tradições culinárias, realizar oficinas, palestras, seminários, feiras e festivais gastronômicos.

Espaço cultural

Ao passar pela rua, a fachada não chamou a atenção e não havia nenhuma divulgação, mas o portão estava aberto e entramos.
A casa é uma graça, muito bem decorada com toalhas floridas, livros e quadros da cultura afro-brasileira. Tudo muito colorido.

Balcão

Charmoso quintal

As mesas ficam dispostas no amplo quintal e também no ambiente interno, onde há um espaço destinado à exposições, saraus, oficinas e cursos.

Decoração temática

O carro-chefe da casa é o acarajé e há opções como bolinho de feijoada, bolinho de pimenta, bolinho de moqueca, bolinho brasileirinho, entre outros quitutes.


Capricho nos detalhes

Pedimos então, os famosos acarajés e também as caipirinhas da casa. Tudo foi sendo anotado na comanda individual entregue na entrada.
As caipirinhas são servidas em vidros de palmito e estavam muito gostosas. As cervejas são servidas apenas em garrafas long necks.

Caipirinhas de limão e maracujá

Logo chegaram nossos acarajés, bem recheados, temperados e com pimentas à parte, conforme nosso pedido.
Fiquei louca para provar também o bolinho de feijoada, mas no dia que estivemos presentes, ele não estava sendo preparado.

Pimenta e acarajé

A cozinha é comandada pelo chef Marcelo Reis, nascido em Itabuna, na Bahia. Carinhosamente veio à nossa mesa, contou um pouco sobre sua história e sobre o projeto, pelo qual ele é apaixonado.

Belo acarajé

Nos contou que em dias especiais, são preparadas moquecas, feijoadas, bobó de camarão, xinxim de galinha, caruru, caril de frango (prato tradicional da culinária indo-portuguesa), entre outros pratos. A divulgação é feita na página do Facebook  e vale muito a pena acompanhar a programação, que conta também com a presença de ótimos músicos.
A casa Saberes e Sabores é um espaço bem descontraído e funciona de quinta e sexta a partir das 18h e aos sábados, a partir das 12h.



Saberes e Sabores - $$
Rua Garça, n° 43 - Vila Industrial
NOVO ENDEREÇO: Av Anchieta, n° 235 - Centro
Campinas - SP
Cel (19) 99320-8827
https://www.facebook.com/Projeto-Saberes-e-Sabores-229809333891619/

2 comentários:

  1. Mi, boa tarde! A gente, marido e eu, acompanha seu blog há anos. Muito bom! E em breve, quem sabe, uma parceria com nosso site, o "Viva Campinas". Ainda em desenvolvimento, mas logo no ar. Vai falar sobre alguns temas importantes de Campinas e região, inclusive sobre gastronomia que você manja bastante. Sobre o "Saberes e Sabores", sugiro atualizar o endereço, já que estão em frente à Prefeitura de Campinas, na Av. Anchieta. Um abraço!

    ResponderExcluir