terça-feira, 10 de julho de 2018

Macaxeira Restaurante & Cachaçaria - Campinas


Semana passada estivemos presentes na noite de apresentação para a imprensa, da mais nova casa nordestina de Campinas, o Macaxeira Restaurante & Cachaçaria.
A rede iniciou as atividades em 2015, a partir da união de jovens empreendedores com empresários experientes nos ramos de alimentação e bebidas. Atualmente conta com duas casas em São Paulo (Tatuapé e Itaim Bibi), uma em Guarulhos e a mais nova, em Campinas.
“Campinas é a porta de entrada para o interior paulista e possui um público consumidor muito exigente, o que nos estimulou a direcionar nossa expansão para cá”, afirma Daniel Venturini, CEO do grupo Macaxeira S/A.

Letreiro na varanda

O bairro escolhido para receber a unidade foi o Cambuí e a casa está maravilhosa. De esquina e muito bem localizada, chama a atenção pela iluminação e pelo colorido. O projeto é do renomado arquiteto Otávio de Sanctis e tudo foi pensado para garantir um ambiente despojado, com referências à cultura popular brasileira, que também servem como inspiração para os pratos e para a carta de drinques.

Letreiro aos fundos

Muitas plantas fazem parte da decoração e logo na entrada, um lindo jardim com temperos desperta curiosidade. O ambiente interno é amplo e as varandas são um charme.


O charmoso balcão também é uma ótima opção para um lanche rápido, um drink ou um bate papo. O detalhe que mais me chamou a atenção, foi o teto do salão principal, repleto de fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas, uma graça.

Livros de cordel e fitinhas do Senhor do Bonfim
decoram o salão principal

Ao entrar, cada convidado recebeu uma dessas fitinhas e fomos orientados a amarrá-la na saída, na grade do restaurante, algo que segundo Guilherme Temperani, diretor de operações, já se tornou uma tradição do Macaxeira.

Vitrine de tentações, destaque para o chips de macaxeira

O cardápio é composto por saladas, entradas, caldos, petiscos, porções, lanches, pratos regionais e executivos.

Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta

Barra de torresmo, crocante por fora e macia por dentro

Aos convidados, foram servidas várias porções de dadinhos de tapioca, barra de torresmo, caldo de moela, costelinha suína com mandioca e baião de dois. Tudo estava muito gostoso, representando muito bem a culinária nordestina, com ingredientes variados e temperos marcantes.

Caldo de moela cozida com pimenta biquinho e tomate cereja

Baião de Dois com queijo coalho, linguiça, bacon e carne seca

Costela suína marinada na cachaça com macaxeira cozida e
pimenta biquinho
Farofa e vinagrete, como acompanhamento

Para beber, tomamos chopp e algumas caipirinhas, que são as vedetes da casa. Elaboradas pelo barman Rodriguinho Ferreira, são muito criativas, bonitas e levam em seu preparo, frutas brasileiras, como cajú, carambola, limão cravo, entre outras.

Chopp geladinho

Provamos a de caju, limão cravo e mel, a Arretadinha (lima da pérsia, capim santo e carambola), a de maracujá e a de jabuticaba com maracujá, todas muito gostosas. A carta de cachaça é bem variada e possui rótulos de todo país.

Deliciosas caipirinhas

Caju, limão cravo e mel

Para fechar a noite, foram servidas porções de dadinhos de tapioca doce, polvilhados no açúcar e canela e acompanhados doce de leite e cocada, uma delícia!

Dadinhos de tapioca doce, polvilhados no açúcar e canela,
com doce de leite

Na saída, cada convidado escolheu um bonequinho mamulengo, feito pelo Mestre Mamulengueiro Sebastian Marques, poeta, diretor de teatro, pesquisador da cultura brasileira e da religiosidade afro-brasileira.

Mimo: bonequinho mamulengo

Também não esquecemos de amarrar nossa fitinha e fazer um pedido.

Tradição de amarrar as fitinhas

O Macaxeira Campinas, funciona de segunda a sábado, das 12h à 0h, e aos domingos das 12h às 18h. De segunda a sexta a casa promove happy hour, das 17h às 20h, com double caipirinha.



Macaxeira Restaurante & Cachaçaria - $$$
Rua Maria Monteiro, n° 292, Cambuí
Campinas - SP
Tel (19) 99388-2471
www.macaxeirarestaurante.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário