quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Cerveceria Antares - Córdoba AR



De férias em Córdoba, na Argentina, saímos a procura de um lugar bacana para curtir a noite, que é muito animada e com opções infinitas.
Escolhemos a Cervejaria Antares - Nueva Córdoba.
Muito bem localizada no fervo do Paseo Buen Pastor, tivemos a impressão de ser um local pequeno.
Ao entrar, nos surpreendemos. O ambiente é bem descolado, sendo um salão comprido, com mesas de diversos tamanhos no centro, sofás em uma lateral e charmoso balcão na lateral oposta.


Ambiente interno

Fomos recebidos por um funcionário que nos abriu a porta com um super sorriso. Sim, há um funcionário somente para abrir a porta e receber ou se despedir dos clientes.
No andar superior, ficam os sanitários, um ambiente com várias mesinhas e uma bela varanda, com mesas ao ar livre.

Varanda no piso superior

Após fazer um tour pela casa, que estava simplesmente lotada, conseguimos uma mesa bem perto da entrada.
A Cervejaria Antares completou 22 anos de história e lidera o mercado de cervejas artesanais na Argentina. Possui bares próprios em diversas cidades turísticas do país, como Buenos Aires, Bariloche, Mendoza e Rosário.

Criatividade na decoração

Sua história teve início na cidade de Mar del Plata no fim dos anos 90, quando o casal Leonardo e Mariana Ferrari se juntaram ao amigo Pablo para dar início ao sonho. 
O primeiro brewpub Antares, foi inaugurado em 1998 em Mar del Plata. O sucesso é tamanho, que hoje são 53 franquias em 12 províncias e 2 fábricas (ambas em Mar del Plata).

Paredes pintadas

O nome da cervejaria é uma homenagem a uma estrela brilhante da constelação de Escorpião, de nome Antares, que foi utilizada para guiar os navegantes durante muitos séculos. Como a cervejaria teve um papel fundamental no descobrimento e desenvolvimento da cerveja artesanal para os argentinos, nada melhor que batizá-la de Antares.
No balcão, 11 bicos de cerveja fazem a alegria dos clientes.

12 bicos

O cardápio é fantástico, composto por tapas, porciones, ensaladas, pizzas, sandwiches frios e calientes, as famosas hamburguesas, além das especialidades cerveceras, que são deliciosos pratos preparados com cerveja.

Empanadas de carne picante


Dicas da Mi:
  • Empanadas de Carne Picante
  • Planchetta de Mar (vegetais salteados em cerveja porter, mariscos empanados, camarões, peixe, acompanhado de fritas)
  • Bondiola Desmechada (lanche de bondiola braseada, com cebola caramelizada, queijo, panceta crocante e barbacoa porter)
  • Hamburguesa Angus (panceta, cebola, pepino, gruyere, mostarda e mel)

Planchetta de Mar

Sobre as cervejas: para iniciar os trabalhos, pedimos duas IPAs, que foram servidas com amendoim, que notamos ser tradição dos bares argentinos.
Experimentamos a Caravana, uma cerveja inspirada na American Session IPA (e lá veio mais um amendoim).


IPA

O garçom nos ofereceu uma Playa Grande, mas como ficamos em dúvida, ele trouxe um copo para degustação (e não era copinho não). Essa cerveja possui um estilo próprio à base de trigo com um pouco de aveia, casca de laranja, coentro e gengibre, que o torna mais cítrico, complexo e refrescante. É uma homenagem à emblemática praia de Mar del Plata, onde relax, esportes e muita diversão, representam um modo de vida.

Playa Grande, degustação

Experimentamos outra famosa da casa, a Barley Wine, pois ficamos curiosos por ser a cerveja com o maior teor alcoólico da Antares, considerada uma irmandade de malte e licor, com traços de noz, caramelo e doce de leite. Tratam como Vinho de Cevada, quando "a videira se torna cevada".

Imperial Stout e Barley Wine

Como nem todos os clientes se satisfazem somente com cerveja e amendoim, a Antares investiu com força nos petiscos.
Escolhemos as empanadas picantes e a planchetta de mar, petiscos deliciosos, com um sabor único.

Banheiros

Como já comentado, a cervejaria estava lotada e às vezes nosso pedido "se perdia". Fomos atendidos pelo jovem Ramiro, que muito atencioso e simpático, só de olhar para a gente sabia que estava nos devendo alguma coisa e tratava de correr.
Durante a noite, fomos embalados por música eletrônica de ótima qualidade.

Souvenirs

Para quem gosta de souvenirs, havia uma vitrine com bonés, canecas, chaveiros, camisetas e demais itens. Diversos rótulos de cervejas em lindas embalagens também estavam prontos para serem levados para casa.

Happy

Das 18h às 20h, rola o happy hour e as cervejas ficam com 50% de desconto. Já da 1h às 2h, rola o Hora Extra, também com desconto.
Para quem procura almoço, a cervejaria abre as portas às 12h, com platos especiales.
A Cervejaria Antares é parada obrigatória na Argentina. Guie-se pela estrela e procure sempre por este nome.



Cerveceria Antares Nueva Córdoba - $$
San Lorenzo 79, Nova Córdoba
Córdoba - Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário