quinta-feira, 21 de julho de 2022

Ponto 1 - Campinas


Outro dia me perguntei: “Como assim o Ponto 1 não está aqui no blog?” Acho que é porque sempre quis escrever algo caprichado e acabou ficando para depois. Mas isso não diminui o carinho e consideração que tenho pelo bar, e o que importa, é que hoje falaremos do Ponto 1, bar tradicional e considerado o mais antigo de Barão Geraldo.
Inaugurado em 1978, como mercearia pelo casal Benedito e Benita, hoje o bar é administrado por seus três filhos, Ademar, André e Alexandre Hernandez.

Os irmãos Hernandez

Ao longo dos anos, acompanhamos a evolução do bar, as festas, os encontros que eram realizados na praça da frente e juntava uma galera enorme e algumas reformas. Atualmente, o bar que já era bacana, está ainda melhor. E somos prova disso!

Direto do túnel do tempo: Carangos e Motocas - 2008

Carangos e Motocas - 2008

Carangos e Motocas - 2008

Ambiente maravilhoso

Lindo balcão e decoração

No salão interno, o destaque fica para o lindo balcão e a parede decorada com mais de 600 latinhas. Muitas placas, quadros e garrafas, completam o visual. Uma balança vermelha Filizola está bem posicionada na entrada, para relembrar os tempos da mercearia.

A famosa parede de latinhas

Balança dos tempos da mercearia

As mesas são dispostas no ambiente interno e na calçada, bem espaçadas e sem aperto.

Ah! Esse pastelzinho mineiro (recheado de carne seca)

Fritas sempre vai bem

O cardápio é de tirar o chapéu, com uma variedade incrível de petiscos, porções e lanches, além de uma ampla carta de cervejas e drinks.

UTI: porção de mandioca, calabresa e panceta


Dicas da Mi:
  • Pastel Mineiro (salgado ou doce, em diversos sabores)
  • Fritas Limão (temperadas com limão e um leve toque picante)
  • UTI (porção de mandioca, calabresa e panceta, servida na chapa)
  • Buffalo Wings (coxinhas de frango ao molho picante com molho de gorgonzola)
  • Carré de Cordeiro (acompanha geleia de hortelã, arroz e farofa)
  • Porpeta de Carne com Queijo
  • Mr. Gorgo (hambúrguer 180g, creme de gorgonzola, bacon e champignon, acompanhado de fritas)
  • Seven (hambúrguer 180g, molho Jack Daniel’s, picles, queijo, alface, tomate e cebola, acompanhado de fritas)
  • Escondidinho de Carne Seca (purê de mandioca, cebola, manteiga, queijo e catupiry)
  • Pulled Pork Copaxi (copa lombo, abacaxi e queijo)
  • Kit Fumaça (Brisket: 200 gramas de carne bovina defumada no pit smoker, Pulled Pork: 200 gramas de copa lombo defumada no pit smoker, acompanhados de porção mista de mandioca frita e batata, flor de alho, catupiry, cheddar, molho barbecue e relish de pepino)
  • Churros do Chaves (doce de leite ou Nutella)

Seven, sensacional

Buffalo Wings: coxinhas de frango ao molho picante e molho de gorgonzola

Kit Fumaça: brisket, pulled pork, mandioca frita e batata com molhos

Esses são apenas alguns destaques que já provamos e aprovamos, entre tantas delícias do cardápio.
Para beber, as caipirinhas são fantásticas e a cerveja ou chope são sempre gelados.

Caneca trincando

Uma boa cachacinha

O atendimento é muito atencioso e rápido.
Não é a toa que o Ponto 1 já foi é eleito pela Veja Campinas, o melhor boteco da cidade e também já foi indicado na categoria Happy Hour. O happy rola de segunda a sábado, das 17h30 às 20h. com precinhos camaradas nas porções, lanches e bebidas.

Caipirinha no capricho 

De sexta e sábado, rola música ao vivo com músicos da melhor qualidade, com repertório como pop rock, MPB e clássicos do rock.

Antonio Lugao, fera!!!

O bar abre a partir das 17h, de segunda a sábado e é relativamente fácil encontrar vagas de estacionamento.



Ponto 1 - $$
Rua Eduardo Modesto, 54 - Barão Geraldo
Campinas – SP
Tel (19) 3289-2378
www.ponto1bar.com



quarta-feira, 6 de julho de 2022

Chefs Campinas - Praça Carlos Gomes




Com 25 restaurantes, Chefs Campinas volta a ocupar a
Praça Carlos Gomes com o melhor da gastronomia e preços acessíveis

Evento faz parte das comemorações de aniversário da cidade e
ocorre no próximo dia 10 de julho, em formato presencial


O Chefs Campinas, um dos mais tradicionais eventos gastronômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizado pelo Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – CRC&VB - e pela Prefeitura Municipal de Campinas, está de volta em formato 100% presencial. Com 25 restaurantes participantes, a nona edição do festival acontece no próximo domingo, 10 de julho, na Praça Carlos Gomes. Cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo local, segundo estimativa da organização, para degustar pratos diversificados e aproveitar a programação musical e cultural, além do lazer.

O Chefs Campinas está inserido no calendário anual de eventos e é uma das atividades comemorativas do aniversário de 248 anos de Campinas. A programação gastronômica e cultural terá início às 10h e se estenderá até às 17h do próximo domingo. No dia, as 25 operações, de variados estilos gastronômicos, vão oferecer seus menus com valores de até R$ 30,00.

O evento também terá seu lado social. Neste ano, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira levará para a Praça Carlos Gomes sua produção de hortaliças e legumes orgânicos, além de pratos produzidos pelo restaurante da instituição. O Armazém das Oficinas contempla uma loja própria, localizada dentro da sede do Cândido Ferreira, onde também estão localizados a horta orgânica, o restaurante e o buffet.

As atividades das oficinas de trabalho e geração de renda começaram há 29 anos com o cultivo de uma pequena horta fora da sede do Cândido Ferreira. No início, uma moradora vizinha propôs que usassem o terreno visando a limpeza e preservação. Proposta aceita, os primeiros resultados relacionados a melhorias dos usuários, que nesse período ainda ficavam internados no então hospital, começaram a chamar a atenção para uma forma alternativa de tratamento. A horta passou então a ser cultivada dentro da sede do Cândido Ferreira e desde seu início o cultivo sem defensivos químicos e sem adubos industrializados foi adotado, visando o bem-estar dos trabalhadores. 

Outra novidade para esta edição é a escolha de Andreia Pimentel, especializada em cozinhas exóticas e atualmente com um quadro de gastronomia no programa da Eliana, do SBT, como Chef Embaixador Chefs Campinas. “A Andreia sempre foi nossa parceira, sempre contribuindo para o crescimento e o fortalecimento do evento”, completa Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB

 

RETOMADA

O presidente do CRC&VB destaca que a alegria de retomar um evento 100% presencial, depois de dois anos ausente da praça que simboliza a cidade de Campinas. “Mais uma vez voltamos a comemorar o aniversário de Campinas em grande estilo com a realização deste evento que proporciona momentos de descontração e lazer para as famílias, ao mesmo tempo que facilita o acesso da população à alta gastronomia com valores reduzidos e incentiva a ocupação dos espaços públicos da cidade”.

“Apesar do momento difícil pelo qual passa os restaurantes, com falta de mão de obra decorrente da retomada das festas e eventos, conseguimos reunir um número expressivo de restaurantes de Campinas para este ano”, lembra ele.

Costa explica que nesta edição, até pelo problema com a falta de mão de obra, a organização decidiu trazer duas importantes instituições para o Chefs do Futuro. O IGA e IFBG, antigos parceiros do festival, estarão presentes com operações, nas quais os alunos estarão ajudando no preparo dos cardápios. “Achamos importante essa iniciativa para inserir os futuros chefs desde cedo no mercado que escolheram,”

O presidente do CRC&VB lembra que o objetivo da entidade é o de promover a cidade como atrativo turístico, o centro da cidade e as praças. A ocupação das praças pela população faz com que estes equipamentos sejam melhorados e as pessoas também tomem cuidado com esta questão. “É uma preocupação nossa, além da gastronomia, fazer a ocupação das praças, para que a população possa frequentar estes equipamentos e que eles voltem a ter vida e ser um ponto de convivência e integração”, pontua.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, ressalta que é um prazer imenso retomar este evento que virou tradição e usa um dos patrimônios de Campinas, que é a Praça Carlos Gomes, agregando ao local uma atividade gastronômica que é uma marca da cidade, que é considerada uma excelência em todo o país.

“Estamos muito felizes em retomar este festival, após dois anos, em grande estilo, com uma programação cultural que a gente separou com muito carinho, e a participação dos melhores chefs da cidade”, comenta a Secretária. “E sabemos que vai ser um grande sucesso o Chefs Campinas.”

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E MUSICAL

Quem passar pela praça no próximo domingo, além de saborear as comidas, também terá a oportunidade de acompanhar uma agenda cultura e musical. Dentre as programações musicais já confirmadas, estão: grupo Sambadona, Baby Whales e Folksons. Também haverá uma apresentação circense da Familia Burg

O Chefs Campinas – nomenclatura adotada desde 2018 – é uma realização do Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau) e da Prefeitura Municipal de Campinas. A ação tem patrocínio da Brahma

Participarão desta edição as operações Antonello Bistrô, Armazém Cambuí, Armazém das Oficinas – Restaurante, Bar Américo, Boteco Vidottinho, Bronco Burger, Candreva Bar, Casa Peruana, Die Oma Backerei, Estação Marupiara, Gelateia Pallure, Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG), IGA Escola de Gastronomia e Confeitaria, John 85, Kansas BBQ, Macaxeira Campinas,  Machuchos & Co, Original Cheesecake, Outback Steakhouse, Prime Italian, Raízes Zen, Sousas Craft Beer, Sulinas Parrila Restaurante, Tannur Lebanese e Zurdos BBQ.

Cada restaurante terá sua própria operação de pagamento, sendo que todos aceitam cartões de crédito e débito. As barracas de bebida terão um caixa central e caixas volantes.

 

Sobre o Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau)

Fundado no ano 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, conhecido também pelo slogan Visite Campinas, tem como principal objetivo fomentar o Turismo de Negócios na Região Metropolitana de Campinas, além de promover e divulgar o destino, oferecendo informações atualizadas, reunindo empresas, fortalecendo relações e contribuindo diretamente para o segmento turístico e para toda a cadeia produtiva da região. O Visite Campinas investe em relacionamento e oportunidades. Para promover os atrativos turísticos da região, em parceria com seus associados, participa das principais feiras e exposições do trade turístico.


Tannur - Manakish de Zaatar


Boteco Vidottinho - Costelinha do Rey




PARTICIPANTES E SEUS CARDÁPIOS

ANTONELLO BISTRÔ
Paella Caipira
Cannoli sabores: Creme de baunilha, doce de leite, brigadeiro gourmet


ARMAZÉM CAMBUÍ
Lanche Emílio Ribas
Pernil desfiado, queijo muçarela argentina derretida, vinagrete e maionese.


ARMAZÉM DAS OFICINAS - RESTAURANTE
Escondidinho
Recheios: frango, grão de bico ou mandioca com costela
Quiche com salada orgânica
Sabores: Alho poró ou Lorraine


BAR AMÉRICO
Burger na Parrilla com crispys de cebola e maionese de bacon mergulhado no creme de cheddar
Torresmo de Rolo coberto com queijo gratinado e chimichurri defumado do chef


BOTECO VIDOTTINHO
Costelinha do Rey
Costelinha especial desfiada ao molho barbecue da casa, provolone, bacon, tomate e rúcula
Coxinhas
Xororó
Frango com catupiry
Berra Vaca
Costela com queijo meia cura
Lagoa do Taquaral
Brócolis com muçarela


BRONCO BURGER
Cheese Bronco
Pão, burger de costela na churrasqueira, queijo prato da fazenda Atalaia, e maionese caseira


CANDREVA BAR
Risoto de alho poró com tiras de Alcatra
Torresmo pururuca


CASA PERUANA
Ceviche Clássico
Ceviche original peruano a base de peixe branco fresco, cebola roxa, pimentas e um toque de coentro . Marinado com leite de tigre especial da casa e limão. Acompanha batata doce cozida na laranja e milho torrado peruano.
Causa Limenha
Batata amassada e temperada com pimentas e limão. Recheada com abacate , ovo, azeitona e frango desfiado, maionese e molho huancaina


DIE OMA BÄCKEREI
Hot dog Alemão
Salsichão Schüblig Berna no pão tradicional de fécula de batata e catchup com curry
Salsichão Schüblig - O autêntico Alemão
Acompanha salada de batata com mostarda Berna
Apfelstrudel
Schaimrollen
Rolinho de massa folheada assado recheado com nuvem de doce de leite
Bolo Oma


ESTAÇÃO MARUPIARA
Risoto de Camarão
Polenta italiana com ragu de linguiça
Fondue de chocolate com frutas


GELATERIA PALLURE
Gelato no copo ou casquinha Artesanal (até 2 sabores)
Sabores: Chocolate Belga / Morango / Pistache / Paçoca / Nutelina / Doce de Leite


IFBG - INSTITUTO FRANCO-BRASILEIRO DE GASTRONOMIA
Nhoque frito de mandioquinha
Recheado com queijo sob bolonhesa de peito bovino, salsa de cebolas e pesto de manjericão
Sorvete de Baunilha com Lavanda Preparado no Nitrogênio
Cookie Recheado com Nutella


IGA ESCOLA DE GASTRONOMIA E CONFEITARIA
Rigatoni à Bolognesa
Receita original de Bologna, aprovada pela Federazione Italiana Cuochi
Rigatoni à Carbonara
Rigatoni ao molho Alfredo


JOHN 85
Pulled pork Sanduíche
Sobre paleta de porco defumada e ao molho barbecue, coleslaw e bacon, no pão de hambúrguer
Brisket acompanhado de coleslaw e batata bolinha


KANSAS BBQ
Smoked Burger
Pão brioche, maionese, hambúrguer Angus, queijo cheddar, picles de cebola roxa e molho barbecue
Brisket - O queridinho do Texas
Peito bovino Angus defumado por 10h na lenha, acompanhado de salada de batata americana finalizada com crispy de bacon
Pork Ribs
Defumada por 8h, foi eleita a 4ª melhor do Estado de SP em 2019
American Dog
Pão, maionese, salsicha Berna , creme cheddar finalizado com crispy de bacon
Salada de batata americana finalizado com crispy bacon


MACAXEIRA CAMPINAS
Arrumadinho
Carne seca com macaxeira e baião de dois
Dadinho de Tapioca
Porção de torresminhos
Bolinho de Abóbora com Carne Seca
Caldo de Mocotó
Macaxeira Chips


MACHUCHOS & CO
Paleta Sabores diversos
Brigadeiro Gourmet 140grs
Grand Machuchos
Vulcão de Sorvete


ORIGINAL CHEESECAKE
Cheesecake de Frutas Vermelhas
Cheesecake de Brigadeiro Belga
Três Chocolates
Cheesecake de chocolate branco, ao leite e meio amargo com cobertura trufada de chocolate
Brownie S’Mores
Brownie coberto com chocolate meio amargo e marshmallows tostados.


OUTBACK
Junior Ribs
Porção de Fritas


PRIME ITALIAN
Porção de Arancini
Bolinho de risoto com tomate seco e muçarela empanado e frito
Ravioli Prime
Massa de espinafre recheado com muçarela de búfala regados ao molho concassê
Ravioli Prime com Polpetone
Risoto de Camarão com Limão Siciliano
Prime Gâteau
Gâteau de chocolate com sorvete Magnum a sua escolha, raspas de chocolate branco, morangos picados e calda de Chocolate


RAIZES ZEN
Burguer Zen
Pão integral orgânico, hambúrguer de ervilha com quinoa ou defumado de grãos, queijo muçarela ou de castanha de caju, molho, alface e tomate
Estrogonofe de frango vegetal com pupunha
Acompanha arroz integral orgânico e batata palha
Espaguete de pupunha
com molho de castanha de caju e espinafre
Brownie de Chocolate Meio Amargo


SOUSAS CRAFT BEER
Bolinho de Bacalhau do Chef Aroldo
Com mix de pimentas portuguesa douradas no azeite e anéis de cebola empanados
Camarão de Laguna
Temperado com pimenta do reino e limão siciliano ao molho de especiarias. Acompanha anéis de cebola empanados


SULINA PARRILA RESTAURANTE
Denver Steak
Corte tradicional de Angus marmorizado, acompanhado de farofa crocante e molho chimichurri
Assado de Tira Argentino
Corte da costela do dianteiro, preparado com sal de parrilla acompanhado de farofa crocantes e molho chimichurri.
Mignon de Cordeiro
Tenro corte de Cordeiro, grelhado na parrilla, apenas com sal de parrila, acompanhado de ferofa crocante e molho de hortelã


TANNUR LEBANESE
Kebab de frango
Kebab grego


ZURDO'S BBQ
Brisket defumado com Mac and cheese
Copa lombo BBQ com Mac and cheese
Mac and cheese com bacon




SERVIÇO

Chefs Campinas
Data: 10 de julho
Horário: domingo, das 10h às 17h
Local: Praça Carlos Gomes, no Centro de Campinas