segunda-feira, 30 de maio de 2016

Temakeria Barão Geraldo - Campinas


A Temakeria Barão Geraldo foi aberta em 2009 e é a segunda unidade da rede que conta com 4 unidades na cidade (Cambuí, Barão, Castelo e Nova Campinas).
A casa, como seu nome sugere, é especializada no cone de algas recheado com peixe cru e arroz, o famoso temaki, iguaria japonesa que conquistou os brasileiros.

Alegria no trabalho

Com um ambiente moderno e descontraído, possui uma decoração alegre e móveis confortáveis. Os clientes podem escolher entre os sofás fixos ou as cadeiras tradicionais.
No cardápio, uma infinidade de opções de temakis, preparados com salmão, atum, peixe branco, kani, camarão e shimeji, em diversas combinações de recheios, quente ou frio. Há também algumas porções, como edamame, shimeji, camarão empanado, entre outros. Para os formigas, duas opções de temaki doce e sobremesas.

Recheios deliciosos

Dicas da Mi:
  • Salmão com Palha de Alho Poró
  • Mix com Salmão, Atum, Peixe Branco, Kani e Cebolinha
  • Atum com Amêndoas Laminadas, Gengibre e Mel
  • Salmão, Cream Cheese e Cebolinha
  • Pic 4 (peixe branco, maionese, pimenta biquinho e cebolinha)
  • Sashimi Bowl Mix (salmão, atum, peixe branco, kani e gergelim)

Temaki salmão, cream cheese e cebolinha

Em comemoração ao aniversário de 8 anos da Temakeria, foi lançado um cardápio especial com 5 tipos de temaki, chamados de Pic. Esses temakis serão preparados por tempo limitado, mas gostei tanto do Pic 4, que vou torcer para que ele permaneça no cardápio.

Pic 4 (peixe branco, maionese, pimenta biquinho e cebolinha)

Para aqueles que comem mais de um temaki, é interessante aproveitar o Festival, que são combinados de 2 ou 3 temakis, mais porções.

Sashimi Bowl Mix (salmão, atum, peixe branco, kani e gergelim)

Todos os itens são muito bem preparados e os pedidos chegam rapidinho à mesa.
Para beber tem cerveja long neck, saquê, sucos e chás industrializados e chás naturais, nos sabores da casa.

Chá de laranja e gengibre

O atendimento também é muito bom, educado e rápido.
Um diferencial da unidade de Barão é o horário de funcionamento, pois de quarta-feira a sábado, ela fica aberta até às 6h e nos demais dias da semana, encerra à meia-noite, uma mão na roda para aqueles que tem fome nas altas horas da madrugada.


Temakeria Barão Geraldo - $$
Av. Dr Romeu Tórtima, n° 1.259 - Barão Geraldo
Campinas - SP
(19) 3289-0802
http://www.tmkr.com.br/

terça-feira, 24 de maio de 2016

Famiglia Gianni Ristoranti - Campinas


Quando passei pela frente e vi um novo nome na fachada da Trattoria Pallermo, fiquei bem chateada, pois adorava o restaurante. Dei uma pesquisada e logo notei que apenas tinha mudado de nome e a casa, inaugurada em 2010, passou a se chamar em agosto de 2015, Famiglia Gianni Ristoranti.
Fui então conferir as novidades da Gianni, localizada em uma rua bem tranquila da Chácara da Barra.


Taças fazem parte da decoração

Internamente, praticamente não mudou nada, apenas as cores das toalhas que agora são nos tons de vermelho e verde, típicos de uma cantina italiana. A casa é ampla, climatizada e com belos detalhes em madeira. A decoração fica por conta das garrafas e taças de vinho, muito bem dispostas no ambiente.
Logo na entrada, uma apetitosa e bem montada mesa de antepasto, chama a atenção. Ali, o cliente pode se servir e pesar seu prato conforme o gosto. A variedade é excelente.



Mesa de antepasto


Ótima variedade

O cardápio continua o mesmo, apenas com algumas novidades para a hora do almoço, com atraentes pratos executivos, como as lascas de cordeiro com fettuccine, o tucunaré especial com risoto de tangerina, entre outras delícias. 
Diversas opções de massas simples ou recheadas, peixes, carnes, aves e risotos, deixam qualquer um com água na boca. Quanto aos molhos, a casa oferece 15 tipos, difícil mesmo é escolher.


Abadejo a Belle Meunière

Dicas da Mi:

  • Filé à Parmegiana com Fettuccine na Manteiga
  • Pailard (filé mignon ultrafino ao molho madeira com leve toque de creme de leite, acompanha risoto ao funghi)
  • Lasanha Branca do Chef (recheada de queijo, presunto e molho branco, ao molho napolitano: azeite, tiras de filé mignon, champignon, azeitonas e manjericão)
  • Manicaretti (funghi, presunto, champignon e parmesão, ao molho frutos do mar: camarão, lula e marisco)
  • Filé Italiano com Garganelli a Pallermo (filé mignon alto, grelhado, ao molho madeira, com funghi e creme de leite)
  • Abadejo a Belle Meunière (abadejo grelhado ao molho de manteiga, alcaparras, champignon e camarão. Acompanha arroz branco e batata noisette)
  • Capeletti ao Brodo


Capeletti ao brodo

As massas são frescas e muito saborosas e os pratos servem muito bem duas pessoas. Umas das minhas massas favoritas é o Garganelli a Pallermo, preparado com molho napolitano, azeitonas pretas, muçarela de búfala e manjericão. Simplesmente incrível.


Filé Italiano com Garganelli a Pallermo


A casa possui uma ampla carta de vinhos, os quais são acondicionados em uma adega climatizada, e com certeza o cliente achará um a seu gosto para acompanhar os deliciosos pratos.
Durante a semana, no horário do almoço, os pratos executivos atraem muitos clientes e o movimento do restaurante aumento significativamente. No jantar, durante a semana, o movimento é mais tranquilo e nos fins de semana, é bom chegar cedo tanto para almoço como para o jantar. 


Bela carta de vinho

Outro ponto que merece destaque, é o excelente atendimento, com gentileza, rapidez e cordialidade. A bem treinada equipe de garçons, deixa os clientes bem à vontade.


Fettuccine na manteiga

E se você ainda quiser levar para casa um pouquinho dessas delícias, é só dar uma passadinha na rotisseria logo na entrada do restaurante e fazer bonito com seus convidados.
A Famiglia Gianni conquistou o coração e o estômago dos campineiros e vale sempre uma visita.



Famiglia Gianni Ristoranti -  $$

Rua Pedregulho, nº 27 - Chácara da Barra

Campinas – SP

Tel (19) 3294-2087
http://famigliagianni.com.br/

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Saideira Comida di Buteco 2016 - Campinas


Na noite de ontem, 17 de maio, rolou a tão esperada Saideira do Comida di Buteco 2016, evento realizado no Espaço Real Brasil, em Sousas.
E como não poderia ser diferente, o Blog Dicas da Mi esteve presente na grande festa a convite da D &D Assessoria de Comunicação, para poder contar todos os detalhes.

Casa cheia

A noite foi de muita alegria e contou com a presença de todos os proprietários dos 24 botecos que participaram do concurso, suas famílias, imprensa, patrocinadores, empresários e convidados especiais.
Por volta das 20 horas, o tão esperado resultado foi divulgado e os vencedores foram:

1º - Preste Atenção, com o saborosíssimo CABRAL
2º - Casa Du & Du, com a suculenta PORCA ATOLADA
3° - Quiosque da Horta, com o delicioso ROLINHO DA HORTA

Vencedor: Preste Atenção

Petisco campeão: CABRAL


2º lugar: Casa Du & Du

Petisco 2° lugar: PORCA ATOLADA


3° lugar: Quiosque da Horta

Petisco 3° lugar: Rolinho da Horta

Animando ainda mais a noite, rolou o delicioso som do grupo Moringa de Sinhá, formado exclusivamente por mulheres que mandaram muito bem no samba de raiz, com músicas de Clara Nunes, Paulinho da Viola, Cartola, Noel Rosa, Zeca Pagodinho, entre muitos outros.

Delicioso som de Moringa de Sinhá

Durante a noite, foram servidos diversos petiscos à vontade, como pastelzinho de camarão e de carne seca, lanchinhos de costela, mortadela e de pernil, bolinho de bacalhau, batata frita, entre outras delícias.

Petiscos Ceratti


Para beber, a patrocinadora Amstel foi servida à vontade aos convidados, assim como refrigerantes e água.
Cerveja Amstel

Como todos os anos, foi muito gratificante estar presente na festa de encerramento do concurso, conversar com os donos dos bares participantes e ouvir de cada um deles, que independente do resultado, que o importante mesmo, foi participar, ver a casa cheia e plenamente envolvida por toda aquela alegria.

Os campeões do CdB Campinas (foto Dreison Medeiros)

Meus sinceros parabéns aos vencedores e a todos que concorreram, pois o concurso foi um sucesso e tornou os nossos meses de abril e maio, muito mais alegre e saboroso.
Temos certeza que o Preste Atenção vai representar muito bem Campinas na grande final nacional. Boa sorte!!!


Meu especial agradecimento a Veridiana Weinlich, Mariana Tamashiro, Cristina Schirmer, Eduardo Mosca, Dreison Medeiros e demais membros da equipe de produção, estar com vocês é sempre uma alegria.
Agora é aguardar as novidades para 2017!!!

Todas as fotos da noite da Saideira Comida di Buteco Campinas 2016,  estão disponíveis na nossa Fanpage https://www.facebook.com/Blog-Dicas-da-Mi-128271940622264/






segunda-feira, 16 de maio de 2016

Vegetalle Restaurante - Campinas


Por sugestão da querida amiga Luciana Barioni, fomos almoçar no restaurante Vegetalle.
Especializado em comida vegetariana e vegana, é um dos mais tradicionais da cidade e considerado um dos melhores, sem contar que o Vegetalle foi o primeiro restaurante vegano da região metropolitana de Campinas.

Um delicioso restaurante

Não sou vegetariana, mas adoro legumes e verduras de todos os tipos e me delicio com suas diversas preparações.
Instalado em um casarão antigo no centro da cidade, o restaurante possui um ambiente muito agradável, com uma simples e delicada decoração.

Beleza dos antigos casarões

Logo ao entrar, nos deparamos com o buffet e as mesas são distribuídas em dois outros salões. O buffet é muito bem servido e com ótima variedade de saladas, legumes e pratos quentes.


Verduras fresquinhas

Legumes deliciosos

No dia em que fui almoçar, havia feijão, feijoada, arroz, arroz integral, batatas coradas, bolinhos de carne de soja, farofa, bolinho de abobrinha, homus e muitas saladas, fresquinhas e apetitosas.

Feijoada? Tem também

Além da proposta de comida saudável, balanceada e saborosa, o Vegetalle se preocupa em trabalhar com hortaliças, frutas e legumes cultivados de maneira adequada, com produtores que respeitem o meio ambiente e utiliza somente ingredientes escolhidos mediante critérios específicos de qualidade.

Almôndegas de soja

A comida é caseiríssima e o sabor me agradou muito. Comi de tudo um pouco e fiquei com vontade de provar outros pratos, como por exemplo a feijoada, que só conheço a tradicional. Mas ficará para uma próxima oportunidade.

Batata gratinada

O cardápio é sempre renovado, o que é ótimo para quem costuma frequentar o restaurante, pois não tem como enjoar diante de tanta criatividade.
Para beber, a casa segue a mesma linha e não trabalha com refrigerantes e nem com bebidas alcoólicas. Seguindo a sugestão da Lu, experimentei o suco de limão com gengibre e açúcar mascavo.

Suco de limão, gengibre e açúcar mascavo

Para quem não abre mão de uma sobremesa, a mesa de doces também estava bonita, com bolo de chocolate, bolo de milho, doce de abóbora, creme de cacau e cestinhas de banana.

Doces de babar

Adorei minha visita no restaurante Vegetalle e experiências assim, provam que uma boa refeição não necessita obrigatoriamente de carne, e que dá sim para variar.


Vegetalle Restaurante - $$
Rua Padre Vieira, n° 1.121 - Centro
Campinas - SP
Tel (19) 3231-9345

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sabores da Terra - Festival Gastronômico Itinerante - Indaiatuba


“Sabores da Terra” será lançado oficialmente neste domingo na

2ª edição do Chefs no Campus na Faculdade Max Planck


De 20 de junho a 3 de julho, será realizado em Indaiatuba, a 1ª edição do Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”, que vai percorrer o interior


Quer conhecer um povo? Seus costumes, o lugar onde vive? Então conheça sua gastronomia. O Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” chega para contar a história de cada região, seus ingredientes típicos e sua cultura. É um evento que valoriza a gastronomia das cidades e promove seu turismo e comércio.

O município de Indaiatuba será o primeiro a receber o evento, que vai percorrer o interior. “Nossa intenção é fugir dos grandes centros e mostrar a força e a qualidade da gastronomia dessas regiões. As próximas edições estão sendo negociadas com Holambra, Circuito das Águas e Ribeirão Preto, mas muitas outras devem entrar em nosso calendário”, pontua Renata Tannuri Meneghetti idealizadora e sócia da Elo Produções, empresa que realiza o Festival.

Com duração de 14 dias, o evento conta o apoio da Faculdade Max Planck, nota 5 pelo MEC no curso de Gastronomia. O lançamento oficial da 1ª edição será neste domingo (15) no Chefs no Campus, que recebeu 4,5 mil visitantes no ano passado.

A proposta do chefs é oferecer ao público a oportunidade de conhecer e saborear pratos elaborados por chefs de renome a preços acessíveis. O evento será das 11h às 16h no campus 1 da Faculdade, em Indaiatuba. No total, serão 18 estandes de alimentos e bebidas.

O Sabores da Terra contará com espaço para divulgar o festival e fará sorteio de brindes durante todo o dia.



Valorização da cultura gastronômica e sustentabilidade

O grande objetivo do Festival Sabores da Terra é aproximar os chefs e cozinheiros do pequeno produtor, aquele cuja agricultura respeita a biodiversidade local, para que esses alimentos mais saudáveis possam entrar nas cozinhas e chegar ao prato do consumidor final com mais qualidade.

“Infelizmente ainda são poucos os que buscam essa alternativa, mas é preciso que cada vez mais ações como essas aconteçam para dar voz aos produtores. Se conseguirmos após o evento que cada restaurante passe a consumir de um produtor local já será uma grande conquista”, explica Tannuri.

A temática dessa edição é inverno e, para difundir a boa mesa, cada restaurante é convidado a participar com um menu fechado (entrada, prato principal e sobremesa), tendo que introduzir no mesmos algum ingrediente oriundo de produtores locais. Os valores dos menus são fixos e acessíveis (R$ 45,00 no almoço e R$ 55,00 no jantar).

Uma curadoria acompanha todo o processo. Queremos dar todo o suporte às casas participantes para garantir que estejam em conformidade com a proposta e a temática do evento”, diz Arian Carneiro de Mendonça do Guia do Lugarzinho, co-realizador do evento.
O renomado fotógrafo Guillermo White, do Food Studio Brasil completa o time da Elo Produções para registrar as imagens durante todo o festival.  

Já são 12 casas participantes: Amadeu Restaurante, Bastião Gastronomia do Brasil, Casa da Esfiha, Daisho Japanese Food, Flor de Pitanga Gelateria, La Pasta Gialla, Lafée Cafeteria, Lets Eat Hamburgueria, Le Triskell, Green House Gourmet, Santo Parque Empório Gourmet e Vick Pizza e Cozinha, que fica dentro do Hotel Vitória, um dos apoiadores do evento.

Durante o Festival, além do menu nos restaurantes participantes a cidade irá respirar gastronomia com a realização de feiras, workshops, exposições, cozinha show, estagiários do curso de gastronomia na cozinha dos participantes e um jantar de encerramento beneficente em prol de uma entidade local indicada pelos chefs em conjunto com os organizadores.


SERVIÇO

Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”
Período: de 20 de junho a 3 de julho
Informações: (19) 99733.1398 ou e-mail: renata@eloproducoes.com.br

Chefs no Campus 2016
Data: 15 de maio (domingo)
Horário: das 11h às 16h
Local: campus Faculdade Max Planck – avenida 9 de Dezembro, 460 - Indaiatuba

Preços: R$ 10 a R$ 25

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Caravana do Batom Comida di Buteco 2016 - Preste Atenção, Bar do Bigodi e da Tia Eli e Rei do Joelho



CARAVANA DO BATOM



Já virou tradição rolar durante o concurso Comida di Buteco, a Caravana do Batom, que é formada exclusivamente por mulheres, que segundo as recentes pesquisas, é o público que mais frequenta os bares. Organizada pela nossa querida Veridiana Weinlich, coordenadora do CdB, tivemos como ponto de encontro o Bar Preste Atenção, onde fomos muita bem recebidas pela Lu, Fabinho e Dai. Provamos o delicioso petisco concorrente, tomamos Amstel gelada, brindamos com Chandon, votamos na cédula oficial e partimos para o próximo destino, pois essas malucas reunidas, tiveram a dura missão de visitar três bares na noite.

Diversão (foto da Fer Cavalcanti)

No ônibus foi aquela bagunça, pois ali não tinha lugar para tristeza. Cantamos, pulamos, tiramos fotos e demos muita risada.
Chegamos ao Bar do Bigodi e da Tia Eli, que nos aguardava com uma grande mesa. A mulherada descendo do ônibus chamou a atenção de todos que por ali estavam.
Provamos o sensacional petisco concorrente, tomamos Amstel gelada e também brindamos com Chandon. Para fechar com chave de ouro, ganhamos deliciosas coxinhas de churros recheadas de Philadelphia.
Seguimos para o terceiro e último bar da noite, o Rei do Joelho. Ali todas as mulheres já se tratavam como amigas de infância. Provamos o petisco concorrente entre muitas fotos, troca de contatos, risadas e muitos brindes de Amstel e Chandon Rose. Guenta essa mulherada phyna que só!
Foi uma noite divertidíssima e tenho certeza que todas já estão contando os dias para a Caravana do batom de 2017.

Passa um batonzinho nelaaaaa

Então vamos falar dos botecos?


PRESTE ATENÇÃO


Primeiro bar visitado da noite. Considero o Preste Atenção, ou simplesmente Presta, um dos bares mais alegres da cidade. Pequenino no tamanho, mas enorme nas qualidades. Sua calçada é como coração de mãe, sempre cabe mais um.
Veterano no concurso e sempre muito bem colocado, neste ano concorre com o Cabral, um lanche de bacalhau, salsinha, provolone, tomate, azeitona preta e rúcula, servido no pão francês no corte boquinha de anjo. Mega recheado e bem servido, o lanche estava com um sabor sem igual e a combinação dos ingredientes fez o maior sucesso. E como não poderia faltar, a pimentinha da casa acompanhou o lanche, que ficou ainda melhor.

Petisco concorrente: Cabral

Para beber, foi servida Amstel que estava super gelada e depois foi feito um brinde especial com Chandon.

Amstel gelada e brinde com Chandon



O atendimento foi impecável, com o Fabinho e a Daiane se desdobrando para atender as mesas.



Quanto a higiene, estava tudo em ordem: calçada, mesas e banheiros.
Parabéns e boa sorte Lu, Fabinho e Dai!!!




Preste Atenção - Concorre com Cabral - R$ 25,90
Rua Barão Geraldo de Resende, n° 52 - Vila Itapura
Campinas - SP
Tel (19) 3232-7613
Funcionamento: Terça a Sexta: 14h às 22h, Sábado: 13h às 19h, Domingo: 15h às 20h




BAR DO BIGODI E DA TIA ELI



Segundo bar da noite a ser visitado, foi o Bar do Bigodi e da Tia Eli, bar tradicional da cidade e que participa desde a primeira edição do concurso. É com certeza um daqueles bares que sempre tenho vontade de voltar, pois além do ambiente pra lá de especial, possui um cardápio maravilhoso. Para esse ano, prepararam A Maré Subiu, uma porção de rissoles com massa de abóbora, recheados com tilápia, camarão e catupiry. A apresentação estava uma graça, pois a porção foi servida em um prato em formato de concha e o molhinho, numa estrelinha. Os rissoles perfumaram a mesa assim que chegaram. A porção é composta por 7 rissoles, de massa leve, sequinha e crocante. Bem recheados com tilápia e camarão, agradou tanto nosso paladar que repetimos o petisco. O molhinho que acompanha, é preparado com maionese, manteiga, limão e cheiro verde, e deu aquele toque final perfeito.

Petisco concorrente: A Maré Subiu


Para beber, foi servida Amstel que estava super gelada e depois, como não era noite de brincadeira, fizemos um brinde especial com Chandon.

Amstel gelada

O atendimento foi impecável como sempre, que se revezou entre as filhas do casal, o garçom e a própria Eli.



Quanto a higiene, estava tudo limpinho: ambiente interno, calçada, mesas e banheiros (recém-reformados).

Sobremesa Philadelphia: Coxinha de Churros

Fechando com chave de ouro, fomos agraciadas com as deliciosas Coxinhas de Churros, que concorrem na categoria sobremesa Philadelphia. Como não é segredo para ninguém, sou apaixonada por churros e essa sobremesa não vai ter pra ninguém, pois estava dos deuses.
Meus sinceros parabéns e boa sorte para essa família de ouro, do Bigodi e da Eli.


Bar do Bigodi e da Tia Eli - Concorre com A Maré Subiu - R$ 25,90
Rua Sylvio Baratelli, n° 110 - Vila Nova
Campinas - SP
Tel (19) 3243-9294
Funcionamento: Terça a Sexta: 16h às 22h, Sábado: 8h às 22h, Domingo: 10h às 14h



REI DO JOELHO



Terceiro bar da noite e também o último que faltava para ser visitado na minha maratona de botecagem 2016. O Rei do Joelho, bar tradicional, descontraído e muito bem frequentado, preparou para esse ano, o Schnitzel, que são iscas de porco empanado, acompanhadas de batatas e molho especial de mostarda e mel. A porção veio muito bem servida, com grandes tiras do prato alemão. Super crocantes e carnudas, ficaram ainda mais gostosas com o molho de mostarda e mel. As batatas cozidas que acompanham o prato estava igualmente deliciosas.
Petisco concorrente: Schnitzel

Para beber, foi servida Amstel que estava super gelada e depois fechamo a noite de brindes com Chandon Rose.

Amstel gelada e brinde com Chandon Rose


O atendimento foi ótimo, pois o Bruce sempre corre entre uma mesa e outra com maestria.
Quanto a higiene, estava tudo arrumadinho: ambiente interno, calçada, mesas e banheiros.



Meus parabéns e boa sorte ao querido Valmir!


Rei do Joelho - Concorre com Schnitzel - R$ 22,90
Rua Osvaldo Cruz, n° 137 - Guanabara
Campinas - SP
Tel (19) 3255-2017
Funcionamento: Segunda: 11h às 14h, Terça a Sexta: 11h às 23h, Sábado: 11h às 16h