segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Giovannetti – Campinas



Há tempos me cobro para escrever sobre o bar mais famoso da cidade, o Giovannetti, que faz parte da minha vida e sempre marcou momentos importantes, como grandes laços de amizade, comemorações de datas especiais, reencontros e ultimamente, para aquelas rápidas paradas para beber aquele chopp bem tirado.


GV Cambuí

Inaugurada em 1.937 pelo italiano Enrico Giovannetti, a casa chegou a ter seis unidades em Campinas, e eu tive o prazer de frequentar todas elas. Cada uma a seu estilo e todas com o mesmo padrão de excelência. Atualmente, estão abertas apenas três unidades: a do Centro, que deu início a toda essa história de sucesso, a do Cambuí, instalada em um casarão maravilhoso e que conta com a presença do charmoso Beethoven e a mais nova, do Dom Pedro Shopping, ampla e moderna.



Decoração Unidade Rosário

Para escrever no blog, escolhi a pioneira e a que mais frequento. Localizada no Largo do Rosário, coração do centro da cidade de Campinas, a primeira unidade está instalada em uma charmosa e bem conservada casa de valor cultural, pois falar de Campinas e não lembrar de Giovannetti é praticamente impossível. Em termos de estrutura, é a que possui menor unidade. O espaço interno é muito bem decorado, com diversos quadros de fotos antigas nas paredes, um belo balcão com choppeira, peças de queijos e frios pendurados e mesinhas bem distribuídas. As mesas mais concorridas são as da calçada, ótimas para as noites quentes, quando o movimento da avenida já está menor. 

Tradicional balcão

Referência na cidade graças à qualidade de sua cozinha e do tradicional chopp, oferece aos clientes deliciosas porções, incríveis salgados, concorrido almoço e os famosos lanches em boca de anjo, um corte especial criado por um antigo chapeiro do Giovannetti, que divide o lanche em oito pedacinhos iguais. Com esse corte, é possível saborear cada pedaço sem muita dificuldade e também poder dividir com os amigos da mesa, favorecendo assim, a degustação de diversos lanches.

O famoso chopp

O lanche mais tradicional da casa é o Psicodélico, preparado com sete tipos de frios, e que diz a lenda, foi inventado por um funcionário da época, conhecido por Moleza, no qual ele utilizou as pontas das peças de frios utilizadas no dia, que eram difíceis de fatiar, evitando assim o desperdício. O nome foi devido ao colorido do lanche, que fez tanto sucesso, que hoje chega a vender 300 unidades ao dia.


Casal 20


Dicas da Mi:

  • Psicodélico (salsichão xadrez, muçarela, salsichão com picles, lombo cozido, salsichão lionês, mortadela, rosbife caseiro, presunto, tomate e azeitona)
  • GV Cambuí (rosbife, aliche e queijo reino)
  • Casal 20 (copa, lombo apimentado, carne assada, tomate, azeitona, gorgonzola e salsinha)
  • Churrasco especial (bife de contrafilé, queijo, presunto, bacon, tomate, azeitona e cebola)
  • Escondidinho de carne seca (purê de batata com carne seca desfiada e requeijão cremoso)
  • Filé mignon (gratinado com gorgonzola ou requeijão cremoso)
  • Rolha (croquete de carne)
  • Bigode (camarão empanado)
  • Marta Rocha (coxinha)
Rolha

Sou fã incondicional do Giovannetti e particularmente aprecio todos as iguarias preparados na casa, assim como adoro matar a sede com os bem tirados chopps.
Vale lembrar que o cardápio do Giovannetti é especial e possui um vocabulário próprio e muito criativo. A maioria dos clientes já está familiarizada, mas para não passar nenhum aperto, fique atento aos termos utilizados:

  • Rolha: croquete de carne
  • Penosa ou Marta Rocha: coxinha de galinha
  • Milionário: kibe frito
  • Casadinho: porção de rolha e bolinho de bacalhau
  • Envelope: pastel de carne ou queijo (exclusivo no Rosário)
  • Bigode: camarão empanado
  • Engrenagem: empada (exclusivo no Rosário)
  • Psicodélico: sanduíche preparado com 7 tipos de frios
  • Sharpp: sanduíche de rosbife
  • Moleza: sanduíche de peito de peru
  • Casal 20: sanduíche de copa

Escondidinho de Carne Seca

Merecedor de destaque, é também o atendimento da casa, realizado por uma equipe uniformizada e especialista no assunto aqui tratado. A maioria são senhores que estão na casa há muitos anos.
O Giovanneti também oferece almoço executivo diariamente, das 11h às 15h e os pratos são bem caprichados.

Deliciosas pimentas da casa

Outro fato muito relevante, são os eventos beneficentes realizados anualmente na rede, como a Campanha do Psicodélico e a FeiGioada Solidária, ambos com o intuito de arrecadar verbas para entidades assistenciais da cidade.
Sem dúvida o Giovannetti é um patrimônio da nossa cidade e merece cada vez mais a nossa presença.




Giovannetti Rosário - $$
Rua General Osório, nº 1.059 – Centro
Campinas – SP
Tel (19) 3231-2830

Giovannetti Cambuí - $$
Rua Padre Vieira, nº 1.277 – Cambuí
Campinas – SP
Tel (19) 3234-9510 / 3234-4397

Giovannetti Dom Pedro - $$
Parque Dom Pedro Shopping – Entrada das Águas
Campinas – SP
Tel (19) 3209-1641
www.giovannetti.com.br

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Velhão (As Véia) – Mairiporã


Há alguns anos, li em uma revista de motocicletas, uma reportagem sobre O Velhão, e fiquei curiosa para conhecê-lo.
Após tentativa frustrada, recebemos o convite da amiga Alyne Póstos, que mora em São Paulo, para almoçarmos por lá.
Finalmente o dia chegou e fomos premiados com um lindo domingo de sol.

Marcenaria
Localizado na Serra da Cantareira, na divisa do município de São Paulo e Mairiporã, O Velhão é um complexo arquitetônico simplesmente SURREAL.
Mesmo tendo visto muitas fotos e lido diversas matérias sobre o local, fiquei de boca aberta quando cheguei por lá, pois é muito bonito, grande e diferente de tudo que imaginei.

Serralheria

Linda também é a sua história. Em 1.978, o proprietário Sr. Moacyr, comprou um lote de 3.000m2 no meio do nada e começou a construir um casarão e uma oficina, trabalhando apenas com material de demolição. Ao longo dos anos, foi comprando mais lotes e ampliando o conjunto, ao lado de sua esposa Iracema. Seu Moacyr faleceu em 2.001 e Dona Iracema, tocou O Velhão com muita dedicação, onde passou a incentivar o aprendizado de jovens da região, na arte da serralheria e da marcenaria.

Café do Véio

Aliás, vale ressaltar que todos os itens produzidos no local são maravilhosos, literalmente uma arte.
A cozinha utilizada para a preparação do almoço dos meninos foi chamando a atenção de quem passava por ali e assim surgiu a ideia de abrir um restaurante, hoje chamado de As Véia.

Sebo

Os nomes O Velhão e As Véia são uma simpática homenagem ao casal Moacyr e Iracema.
Antes de começar a falar do restaurante, vale lembrar que no complexo gastronômico, há uma pizzaria “As Pizza”, dois bares “Conspiração do Jogo” e “Galos Bar”, o “Café do Veio” e a cervejaria “Das Nova”.

Conspiração do jogo

Em outras casinhas pra lá de charmosas, estão localizadas diversas lojinhas que são a alegria dos clientes, como o Antiquário, o Sebo, a Boutique Requinte da Serra, o Batubulan, com lindos objetos de decoração produzidos pelos artesãos da Ilha de Bali, além de lojas de flores, de chocolates, de bijuterias, bordados, etc.

Detalhes por todos os cantos

Restaurante As Véia

Depois de andar por cada cantinho do complexo e registrar tudo que via pela frente, decidimos entrar finalmente no restaurante, pois já estava começando a formar fila para o almoço.
Ao chegar, o cliente recebe uma comanda individual e é avisado que o pagamento deverá ser feito somente com cheque ou dinheiro.

Mesa de antepastos

Aos sábados, domingos e feriados, o restaurante trabalha com um delicioso café da manhã com quitutes servidos no fogão a lenha, como café no bule, pães e bolos caseiros, sucos naturais, frutas, tortas, entre outros, servidos das 9:00 às 12 horas.

Linda mesa de saladas

Já o almoço, é servido de segunda a quinta-feira, das 12:00 às 16:00 horas, por um valor único e incluída a sobremesa.
Sexta, sábado, domingo e feriado, o horário é o mesmo, porém o valor é um pouco mais caro, pois há o churrasco como mais uma opção. Nesses dias a sobremesa é cobrada a parte.

Comida brasileira de primeira

A decoração é rústica e maravilhosa, com madeira de demolição e tijolos por todos os lados, lindas flores em cada cantinho, placas indicativas elaboradas em mosaicos, estátuas antigas, diversas panelas nas prateleiras, bicicletas penduradas no teto, lindos lustres antigos, arandelas, lampiões, e diversos utensílios de cozinha entre muitos outros detalhes.

Salão principal

O restaurante é formado por 8 ambientes, e as comidas são dispostas no fogão à lenha em diversos lugares. Logo ao entrar, me deparei com um ambiente muito bacana, onde rolava música ao vivo, com um trio de primeira, cantando pop rock internacional. Lá são servidos massas e peixes.

Buffet de massas e peixes

Depois em outro ambiente, uma linda e grande mesa de saladas, toda decorada com orquídeas, chamou a atenção por sua beleza.

Pimentinhas das Véia

Andando mais um pouco, você entra no salão principal, onde está o buffet da perdição, com muita variedade de comida brasileira, típica da fazenda, com pernil, feijoada, farofas, batatas preparadas de inúmeras formas, couve, feijão branco, virado, torresmo, dobradinha, espigas de milho, frango frito, assada, empanado, etc, etc.

Cachaças

Neste ambiente, achei sensacional e inusitado encontrar duas banheiras lotadas de cerveja no gelo. Além de lindo é prático, pois a cerveja estava estupidamente gelada.

Cervejas na banheira

Num cantinho, havia uma mesa de antepastos, com queijos, alichela, abobrinha e berinjela em conserva, tomates secos, pães caseiros, cuscuz, etc.
Ali pertinho há a cachaçaria, onde os clientes podem degustar deliciosas cachaças e também comprar algumas garrafas para levar para casa.

Churrasco na área externa

Se ainda não bastasse toda essa comilança, em uma área externa, está localizada a churrasqueira, onde são preparados contra-filé, chuleta, linguiça, cebola e os famosos assados de frutas, abacaxi e banana.

Ambiente externo todo florido

Escolhemos um ambiente externo para almoçar, por acharmos mais tranquilo, mais fresquinho e por ser uma ótima oportunidade de passar bons momentos  em meio à natureza.

Decoração caprichada

Ali também pudemos almoçar ao som de tradicionais músicas italianas, cantadas e tocadas com muita alegria pela Sr. Michele Gravina, que depois passou nas mesas vendendo seu CD.

Em um ambiente música italiana

No outro, pop rock internacional

O atendimento com relação às bebidas foi muito bom e ao terminar o almoço, uma simpática fotógrafa registra fotos dos casais e oferece o trabalho como chaveiros e imãs de geladeira, como recordação. Compra quem quiser, sem maiores problemas.
Se você for do tipo formiga, há uma charmosa banquinha de sobremesas com diversos doces caseiros apetitosos.

Doces cortesia durante a semana.
Finais de semana, doces pagos a parte.

Assim que encerramos a comilança, fomos dar uma passeada por uma trilha, que nos levou até um parquinho para as crianças e uma linda casinha de bonecas, a qual eu e minha amiga não resistimos e entramos para apreciar.

Passeio pela trilha

Mesmo sendo grande, todos os ambientes são lotados e o vai e vem de pessoas é rotineiro. Assim, recomendo que chegue cedo para não ficar horas nas filas, que são gigantescas.
Antes de ir embora, vale a pena dar uma passadinha na cozinha e levar para casa os pães caseiros preparados por lá.

Pães caseiros à venda

Esse é O Velhão, um lugar que proporciona uma viagem ao passado, repleto de surpresas agradáveis e super indicado para curtir sem pressa, pois são muitos os detalhes que ainda sim passam desapercebidos até mesmo para olhos mais atentos.


O Velhão – As Véia - $$$
Estrada Santa Inês, n° 3.000
Mairiporã – SP
Tel (11) 4485-1330, 4485-2084

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nosso Cantinho (Bar do Vanilson) – Campinas


Escondidinho no Jardim Leonor, o Nosso Cantinho é mais um daqueles típicos botecos de bairro, no qual você se sente em casa.
Com algumas décadas de existência, mas desde 1.999 sob o comando do Vanilson, o bar está instalado em uma casa verde de esquina, com um toldo em sua porta e várias mesinhas na calçadas. O verde se deve ao Guarani, time para o qual o proprietário torce, mas ali todos os torcedores são bem-vindos e quadros de outros times decoram as paredes, tudo na mais sincera democracia.

Espaço interno com mesa de bilhar e churrasqueira

No ambiente interno, uma mesa de bilhar é disputada pelos clientes mais assíduos, assim como os lugares em torno do balcão.
É nesse ambiente que fica também a famosa churrasqueira e algumas mesinhas.

Todo torcedor é bem-vindo

Cardápio no bar não há, mas alguns banners nas paredes divulgam o que a casa oferece de melhor, que são os espetinhos, preparados com um tempero especial.
Você pode se deliciar com espetinhos de carne, linguiça, lombo, coraçãozinho, batata, queijo coalho e tulipa de frango. Entre as porções, estão o bife de picanha e as tão procuradas sardinhas e pancetas, servidas às quartas e sextas respectivamente.


Tulipas e Coração


Dicas da Mi:
  • Espeto de Tulipa
  • Espeto de Coração
  • Porção de Sardinha
  • Porção de Panceta
  • Bife de Picanha


Porção de sardinha dos deuses

Ao escolher o espetinho, o garçom pergunta se quer no espeto mesmo ou no prato. Pedimos no prato para dar uma variada e o mesmo veio todo arrumadinho com farofa e pimenta biquinho, o que fez toda a diferença.

Espetinho de carne

Aliás, o bar em si faz toda a diferença. Assim que chegamos, fomos super bem recebidos pelo simpático Robson, que se diz um colaborador da casa. Logo em seguida veio o Vanilson, todo sorridente, ajeitando nossos lugares e falando um pouco sobre o bar.

Batatinhas temperadas

Queijo coalho

Não era dia da famosa sardinha, mas como ele percebeu que ficamos com água na boca, tratou de preparar uma generosa porção que deixou todos de boca aberta. Até mesmo minha amiga que disse não ser chegada em sardinha, se rendeu aos encantos e degustou com satisfação a porção.

Vanilson, sempre sorridente

O ambiente é o melhor possível, bem familiar, banheiros limpinhos, ótimo atendimento e comidinhas de primeira.

Que balinha que nada, Sonho de Valsa

Assim passamos uma noite pra lá de agradável em mais um boteco de qualidade. Para variar, fomos os últimos a sair, com a certeza voltar em breve.



Nosso Cantinho (Bar do Vanilson) - $$
Rua Padre Leonel França, n° 161 – Jardim Leonor
Campinas – SP
Tel (19) 9702-3910

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Greg Burgers – Campinas



Greg Burgers foi a primeira hamburgueria premium de Campinas. Inaugurada em 2.007, hoje é considerada um clássico na cidade, sendo eleita pela Veja Campinas Comer & Beber como o Melhor Hambúrguer.Com duas unidades na cidade, uma localizada em Barão Geraldo e outra no Cambuí, escolhi a unidade Cambuí para esta matéria, simplesmente por ser mais fácil de estacionar.

Varanda Greg

Bem localizada, a hamburgueria está instalada em uma ampla casa, com uma bela varanda na entrada e um confortável salão interno, dividido em dois ambientes.
A decoração remete às lanchonetes americanas, com confortáveis sofás e cadeiras de revestimento vermelho e mesinhas de madeira.

Atendimento de primeira

O cardápio é um caso sério. Composto por diversos hambúrgueres, beirutes, lanches especiais, sanduíches italianos frios, omeletes, porções, pratos rápidos, sobremesas, shakes, sorvetes, chocolates, cafés e acompanhamentos adicionais para os lanches.
Entre os hambúrgueres, os clientes podem se deliciar entre os tradicionais e os originais. Os originais são sensacionais, preparados com diversos ingredientes e gigantes.

Glorioso, literalmente GLORIOSO!!!

Dicas da Mi:

  • Jumbo (hambúrguer de 250g, queijo cheddar, alface americana, tomate caqui, pepino em conserva, cebola roxa e a parte, maionese Greg. Acompanha fritas)
  • Original Greg (hambúrguer, queijo, bacon crocante, ovo, alface, tomate e a parte, maionese Greg. Acompanha fritas)
  • Glorioso (hambúrguer de 150g, queijo, alface, tomate, cebola roxa, ovo, azeitona preta, pepino, presunto, bacon crocante e a parte, maionese Greg)
  • Eclipse (dois hambúrgueres, queijo cheddar, alface americana picada, tomate caqui e a parte, maionese Greg. Servido no pão australiano)
  • Gregonzola (hambúrguer de picanha, coroado com queijo gorgonzola, alface americana, tomate caqui e a parte, maionese Greg. Servido no pão francês)
  • Petit Gateau (servido com sorvete e cobertura)
  • Creme L’amour (sorvete de creme, calda quente de chocolate, Marshmallow, chantilly e farofa crocante)
  • Banana Greg (banana assada, calda quente de framboesa, canela e sorvete de creme)

Jumbo, delicioso

Os lanches não demoraram muito a chegar e quando chegaram, fizeram aquele sucesso, pois são servidos de uma forma bonita, literalmente de comer com os olhos.
Melhor ainda depois da primeira mordida, pois são preparados com ingredientes da melhor qualidade. Os lanches são enormes, tanto que eu não consegui dar uma mordida que pegasse toda a parte do lanche. Comi em mordidinhas. Foi então que entendi porque o garçom perguntou se gostaríamos de talheres quando fizemos o pedido.

Outro ângulo do Glorioso e do Jumbo, haja maxilar!!!



Por falar em atendimento, a equipe do Greg está de parabéns. Os garçons são muito atenciosos e simpáticos.
Para beber, refrigerantes, sucos e chopp, que de segunda à quarta-feira, estão na promoção, tanto taça quanto caneca.

Sensacional Petit Gateau

As sobremesas são de tirar o fôlego, mas o difícil mesmo é encará-las depois de lanches tão gigantes.Para comodidade do cliente, a unidade conta com um estacionamento localizado aos fundos da casa.
Greg Burgers é uma excelente opção para os fãs de hambúrgueres, e sem dúvida, foi um dos melhores lanches que já comi. 


Greg Burgers - $$$
Rua Maria Tereza Dias da Silva, n° 664 – Barão Geraldo
Tel (19) 3289-6400
www.gregburgers.com.br