segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bisteca do Caipirinha – Tatuí


Essa matéria é mais uma indicação do amigo e seguidor Gustavo, que depois de explicar em detalhes e afirmar que eu iria amar um certo restaurante, fui conferir.
Trata-se do tradicional Restaurante Bisteca do Caipirinha, localizado na pequena cidade de Tatuí, e que atrai clientes do Brasil inteiro.
Instalado em um grande sobrado de esquina, o restaurante abriu as portas em 1981. Na parte superior fica a residência de seu Ataíde, que gosta mesmo é de ser chamado de Caipirinha.
Ele me contou que o segredo de seu sucesso, é oferecer o que ele sabe fazer de melhor: bistecas fritas. No começo, há mais de 60 anos e em outro endereço, confessou que sua comida era meio sem graça. Mas depois que comprou grandes frigideiras e passou a fritar as carnes e usar bastante tempero caseiro, sua comida ganhou fama e até já apareceu na televisão, disse ele todo orgulhoso. Detalhe que as frigideiras utilizadas no restaurante, são as mesmas desde 1965.

As tradicionais frigideiras do Caipirinha

Hoje em dia, a família dá conta do recado na cozinha e também do atendimento, enquanto o Caipirinha recebe seus clientes, sentadinho na porta do restaurante, sempre com um sorriso no rosto e uma boa história para contar desses seus 80 anos de vida.
O restaurante é uma verdadeira viagem no tempo. Um amplo salão com azulejos desenhados, mesas de fórmica e cadeiras de plástico daquelas bem antigas, fogão igual ao que minha avó tinha e muitos quadros de clientes nas paredes, inclusive de famosos, como Olivier Anquier, Vera Holtz, Zezé Motta, Bira (do Jô), entre outros.


Arroz e Feijão à vontade, servidos no bom e velho fogão azul e branco.

A simplicidade é tamanha, que nem cardápio o restaurante tem, e para ser sincera, ninguém sente falta dele. As moças que atendem às mesas, oferecem rapidamente as opções: bisteca de boi, bisteca de porco ou filé de frango, que pode ser frito ou à milanesa. Essas opções podem ser aceboladas ou com queijo. Tudo muito light, do jeito que nosso cardiologista recomenda.
Escolhida sua carne, logo a garçonete já pergunta se vão querer ovo frio, mole ou duro, e quantos. Gente, é muita comida!!!
De entrada, é servida uma bela salada de tomate com cebola (ou seria de cebola com tomate?), acompanhada de pão francês fatiado. Deliciosamente preparados com carinho, os tomates são cortados em fatias grossas, cobertos com muita cebola temperada com limão, vinagre, sal, azeite e pimenta do reino. Um segredinho da casa, que a filha do Caipirinha revelou, é levar a cebola ao freezer por algumas horas para que elas fiquem mais suaves.

Deliciosa salada de tomate com cebola e seu tempero especial

O maravilhoso feijão e o arroz, ficam dispostos no charmoso e antigo fogão azul e branco, e pode-se servir à vontade. Ao lado em uma mesa, ainda tem farofa, pão francês e a deliciosa pimenta da casa.
Quando a carne chega à mesa, é comum as pessoas acharem que o prato é para duas pessoas, mas na realidade é bem caprichado mesmo e individual. A carne é macia, suculenta e muito saborosa.

Suculenta bisteca de boi acebolada

Dicas da Mi:
  • Salada de Tomate com Cebola
  • Bisteca de Boi Acebolada
  • Rabicho
  • Arroz e Feijão
  • Ovo Frito
  • Pudim de Leite
  • Mousse de Chocolate

Rabicho (retalhos de carne bem temperadinhos)


Uma boa dica é pedir um prato de rabicho, que são os retalhos da carne pedida. Muito saborosos, fizeram sucesso na mesa.
As sobremesas também tem fama de serem deliciosas, mas essas vão ficar para uma próxima vez, pois não sobrou espaço.
O movimento do restaurante é intenso mesmo nos dias de semana, e nos finais de semana costuma ter fila, mas é daquelas que vale muito a pena. Sorte mesmo dos moradores da cidade que podem degustar de todas as delícias servidas por lá o dia que bem entenderem.
Acredito que muita gente que esteja lendo agora, possa achar sem graça a idéia de sair de casa no final de semana, pegar estrada e comer feijão, arroz, ovo frito, salada de tomate e bisteca. Mas só quem conhece o Restaurante Bisteca do Caipirinha sabe que há um prazer enorme nisso. Vale lembrar que essa deliciosa refeição, pode ser acompanhada da Tuiubaína Vieira!
Gostei muito de ter conhecido o restaurante e mais ainda por ter conhecido e conversado com o carismático Caipirinha e seus lindos olhos azuis. Só fiquei triste porque ao procurá-lo para tirar uma foto para postar aqui no Blog, ele já tinha subido para tirar o cochilo da tarde.
Uma pena, mas vale de pretexto para voltar em breve e tirar um “rrretrato”, como ele mesmo disse.
E já ia me esquecendo, para não perder viagem, aviso que o restaurante não abre aos domingos.
Parabéns a essa família tão dedicada, e muita saúde e sucesso ao Caipirinha.

Proteção de Nossa Senhora Aparecida e uma pinguinha para abrir o apetite.

Bisteca do Caipirinha - $$
Rua do Cruzeiro, nº 954
Tatuí - SP
Tel (15) 3259-1557

Nenhum comentário:

Postar um comentário