segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bar 1º de Abril – Campinas


O Bar 1º de Abril começou suas atividades como mercearia em 1964 e em 1976, sob o comando do famoso Fernandão, passou a ter características de bar.
Considerado um dos botecos mais tradicionais da cidade, está localizado na esquina mais agitada do bairro Castelo, em frente a uma gostosa e também movimentada praça.


Seu Fernando e suas preciosidades

O bar inicia suas atividades às 7:00 da manhã e acreditem, sempre tem uma mesa com alguém bebendo uma cerveja e comendo um petisco.
Sempre lotado, como todo e bom boteco, possui um belo balcão, mesas no ambiente interno e as mais concorridas mesas na calçada. Há também uma famosa mesa de sinuca e de carteado. Para aqueles que preferem beber em pé, existe uma mureta em torno do bar com suas disputadas banquetas. 

O Velho e o novo cardápio

Até pouco tempo, não existia cardápio. Ou você perguntava para o garçom que disparava a falar todas as opções ou lia uma tabuleta com sugestões de petiscos. Das últimas vezes que fui ao 1° de Abril, notei a presença do cardápio.
Os petiscos da casa são muito famosos e saborosos.

Famosa porpeta

A estufa vive repleta de salgados fresquinhos e variados, como pastel, sardinha empanada, empada e o tradicional torresmo.
Entre os mais pedidos, estão o lanche de pernil, o lanche de calabresa, o caldinho de mocotó e a porpeta frita, que concorreu no 1º Comida di Buteco.


Lanche de pernil

Dicas da Mi:
  • Torresmo (unidade)
  • Lanche de Pernil (pernil, tomate, cebola e queijo)
  • Lanche de Calabresa (calabresa, tomate, cebola e queijo)
  • Pastel de Bacalhau
  • Porpeta
  • Chuleta

Lanche de calabresa

A cerveja é sempre servida estupidamente gelada, e para quem não sabe, o bar trabalha com um considerável número de marcas. Também é só perguntar. As caipirinhas preparadas pelo Fernandão são um caso a parte, pois é a especialidade da casa.
Cachaça também é outro forte do bar, com diversos rótulos para todos os gostos.

Clássicos da casa: torresmo e pernil

O atendimento é feito na medida do possível, pois não há garçons suficientes para tamanho movimento, mas também já aumentou bem o número deles. Mas não custa dar aquela insistida e ter um pouco de paciência, pois esse é o estilo do bar.
Falando em movimento, seu pico é diariamente no final de tarde, e aos sábados por todo período.
Casa de Pontepretanos, em dias de jogo é praticamente impossível passar pela rua.

PF: salada de entrada

O 1° de Abril, também é referência quando o assunto é almoço, pois os PFs servidos por lá fazem sucesso. São várias opções, que variam diariamente. Entre os pratos mais famosos estão a feijoada, bacalhau e a chuleta de boi.


PF: feijão e arroz

PF: chuleta, ovo frito e purê

Inclusive almocei por lá dia desses e pedi uma chuleta, que praticamente não cabia no prato. De entrada foi servida uma salada bem caprichada, com alface, tomate, cebola, cenoura e beterraba. A chuleta estava simplesmente deliciosa, e veio acompanhada de ovo frito e purê de batata. Em um prato a parte, foi servido feijão e arroz. A comida é caseira e de primeira, como tudo servido por lá. 
Para a mulherada que assim como eu gosta de frequentar boteco, fica o aviso que o público é em sua maioria masculino, mas que o feminino vem marcando presença constantemente.



Bar 1º de Abril  -  $$
Rua Dr. Miguel Penteado, nº 440 – Castelo
Campinas – SP
Tel (19) 3241-9016

Nenhum comentário:

Postar um comentário