segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Via Dei Galli – Campinas



Aberta desde 1.995, a Galeteria Via Dei Galli é super tradicional na cidade e possui o título de ser a única galeteria tipicamente gaúcha no estado de São Paulo.
Os colonizadores italianos instalados nas serras gaúchas, possuíam a tradição de comer a passarinhada, mas no Brasil passaram a comer galetos, que são pequenos frangos, com baixo teor de gordura e colesterol, abatidos com vinte e um dias e devendo pesar entre 600 e 700 gramas. No sul do país, a procura pelas galeterias chega a superar as churrascarias.



Pão de alho e cebola, sopa de capeletti e cebola cozida

Instalada em uma charmosa e aconchegante casa, possui uma decoração caprichada, com toalhas e cortininhas verdes e diversos objetos que remetem às tradições do Rio Grande do Sul.
O sistema da casa é o rodízio, composto por sopa de capeletti, pão de alho e cebola, polenta frita, berinjela a parmegiana, cebola cozida, salada de batata, salada de radicci com bacon, spaguetti a bolonhesa, ao pesto, ao sugo e ao alho é óleo e fechando com chave de ouro, galetinho e costelinha de porco assados na brasa.

Salada de radicci com bacon, spaguetti com molhos variados 

Todos os acompanhamentos são preparados seguindo ao máximo a cultura italiana. O capeletti é preparado artesanalmente na galeteria. O radicci, uma verdura de folhas escuras e amargas, é servido com bacon, como manda a tradição. A polenta é uma receita especial da madrinha do fundador da casa e os vinhos coloniais de garrafão, são caseiros e de procedência das serras gaúchas. Os galetos, que são a grande atração da casa, são trazidos de uma granja do Rio Grande do Sul, seguindo o padrão de qualidade e sendo temperado da mesma forma que os colonizadores faziam.

Costelinha de porco e galeto

Tudo é muito saboroso e servido à vontade. Entre todos os acompanhamentos, vale destacar que a polenta frita foi a mais gostosa que já comi.
Outro segredo é ir a Galeteria sem pressa, pois a fartura impera no local, e é difícil controlar a gula com tamanha variedade de pratos de qualidade incontestável.

Polenta frita, salada de batata, berinjela a parmegiana e molhos

O atendimento também merece destaque, pois a equipe de garçons é simpática, rápida e afinada.
Para acompanhar a refeição, sugiro pedir o vinho da casa ou o suco de uva, ambos deliciosos. E completando esse festival gastronômico, a casa possui um som ambiente, com músicas gaúchas, o qual deixa os clientes muito à vontade.

Decoração

A Galeteria Via Dei Galli é definitivamente um lugar especial que deve ser compartilhado com pessoas especiais, pois quem conhece não esquece jamais.




Galeteria Via Dei Galli - $$$
Rua Oliveira Cardoso, nº 225 – Castelo
Campinas – SP
Tel (19) 3241-4044
www.galeteriaviadeigalli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário