segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Giovannetti – Campinas



Há tempos me cobro para escrever sobre o bar mais famoso da cidade, o Giovannetti, que faz parte da minha vida e sempre marcou momentos importantes, como grandes laços de amizade, comemorações de datas especiais, reencontros e ultimamente, para aquelas rápidas paradas para beber aquele chopp bem tirado.


GV Cambuí

Inaugurada em 1.937 pelo italiano Enrico Giovannetti, a casa chegou a ter seis unidades em Campinas, e eu tive o prazer de frequentar todas elas. Cada uma a seu estilo e todas com o mesmo padrão de excelência. Atualmente, estão abertas apenas três unidades: a do Centro, que deu início a toda essa história de sucesso, a do Cambuí, instalada em um casarão maravilhoso e que conta com a presença do charmoso Beethoven e a mais nova, do Dom Pedro Shopping, ampla e moderna.



Decoração Unidade Rosário

Para escrever no blog, escolhi a pioneira e a que mais frequento. Localizada no Largo do Rosário, coração do centro da cidade de Campinas, a primeira unidade está instalada em uma charmosa e bem conservada casa de valor cultural, pois falar de Campinas e não lembrar de Giovannetti é praticamente impossível. Em termos de estrutura, é a que possui menor unidade. O espaço interno é muito bem decorado, com diversos quadros de fotos antigas nas paredes, um belo balcão com choppeira, peças de queijos e frios pendurados e mesinhas bem distribuídas. As mesas mais concorridas são as da calçada, ótimas para as noites quentes, quando o movimento da avenida já está menor. 

Tradicional balcão

Referência na cidade graças à qualidade de sua cozinha e do tradicional chopp, oferece aos clientes deliciosas porções, incríveis salgados, concorrido almoço e os famosos lanches em boca de anjo, um corte especial criado por um antigo chapeiro do Giovannetti, que divide o lanche em oito pedacinhos iguais. Com esse corte, é possível saborear cada pedaço sem muita dificuldade e também poder dividir com os amigos da mesa, favorecendo assim, a degustação de diversos lanches.

O famoso chopp

O lanche mais tradicional da casa é o Psicodélico, preparado com sete tipos de frios, e que diz a lenda, foi inventado por um funcionário da época, conhecido por Moleza, no qual ele utilizou as pontas das peças de frios utilizadas no dia, que eram difíceis de fatiar, evitando assim o desperdício. O nome foi devido ao colorido do lanche, que fez tanto sucesso, que hoje chega a vender 300 unidades ao dia.


Casal 20


Dicas da Mi:

  • Psicodélico (salsichão xadrez, muçarela, salsichão com picles, lombo cozido, salsichão lionês, mortadela, rosbife caseiro, presunto, tomate e azeitona)
  • GV Cambuí (rosbife, aliche e queijo reino)
  • Casal 20 (copa, lombo apimentado, carne assada, tomate, azeitona, gorgonzola e salsinha)
  • Churrasco especial (bife de contrafilé, queijo, presunto, bacon, tomate, azeitona e cebola)
  • Escondidinho de carne seca (purê de batata com carne seca desfiada e requeijão cremoso)
  • Filé mignon (gratinado com gorgonzola ou requeijão cremoso)
  • Rolha (croquete de carne)
  • Bigode (camarão empanado)
  • Marta Rocha (coxinha)
Rolha

Sou fã incondicional do Giovannetti e particularmente aprecio todos as iguarias preparados na casa, assim como adoro matar a sede com os bem tirados chopps.
Vale lembrar que o cardápio do Giovannetti é especial e possui um vocabulário próprio e muito criativo. A maioria dos clientes já está familiarizada, mas para não passar nenhum aperto, fique atento aos termos utilizados:

  • Rolha: croquete de carne
  • Penosa ou Marta Rocha: coxinha de galinha
  • Milionário: kibe frito
  • Casadinho: porção de rolha e bolinho de bacalhau
  • Envelope: pastel de carne ou queijo (exclusivo no Rosário)
  • Bigode: camarão empanado
  • Engrenagem: empada (exclusivo no Rosário)
  • Psicodélico: sanduíche preparado com 7 tipos de frios
  • Sharpp: sanduíche de rosbife
  • Moleza: sanduíche de peito de peru
  • Casal 20: sanduíche de copa

Escondidinho de Carne Seca

Merecedor de destaque, é também o atendimento da casa, realizado por uma equipe uniformizada e especialista no assunto aqui tratado. A maioria são senhores que estão na casa há muitos anos.
O Giovanneti também oferece almoço executivo diariamente, das 11h às 15h e os pratos são bem caprichados.

Deliciosas pimentas da casa

Outro fato muito relevante, são os eventos beneficentes realizados anualmente na rede, como a Campanha do Psicodélico e a FeiGioada Solidária, ambos com o intuito de arrecadar verbas para entidades assistenciais da cidade.
Sem dúvida o Giovannetti é um patrimônio da nossa cidade e merece cada vez mais a nossa presença.




Giovannetti Rosário - $$
Rua General Osório, nº 1.059 – Centro
Campinas – SP
Tel (19) 3231-2830

Giovannetti Cambuí - $$
Rua Padre Vieira, nº 1.277 – Cambuí
Campinas – SP
Tel (19) 3234-9510 / 3234-4397

Giovannetti Dom Pedro - $$
Parque Dom Pedro Shopping – Entrada das Águas
Campinas – SP
Tel (19) 3209-1641
www.giovannetti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário