segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Café Bistrô Rubem Alves - Campinas (FECHOU)


Herdei de minha mãe o fascínio pelas obras do estimado Rubem Alves, psicanalista, educador, teólogo e escritor, que longo de sua brilhante carreira, escreveu livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis, todos de muito sucesso. Nascido em Minas Gerais, escolheu Campinas para morar desde 1974.

Rubem Alves

Falecido em julho de 2014, não chegou a ver finalizada a obra do seu espaço, o Café Bistrô Rubem Alves, que foi inaugurado em dezembro de 2014, sob gestão da Associação Cultural de Campinas, em parceria com o Instituto Rubem Alves.

A bela jornada

Para conhecer o local, não haveria companhia melhor do que da minha mãe Labibe Abrahão, e assim fomos no horário do almoço durante as minhas férias.
Muito bem localizado no bairro Cambuí, o Café Bistrô Rubem Alves possui uma energia sem igual, onde em cada cantinho, podemos sentir a presença do mestre.

Lembranças

Nas paredes, quadros com fotografias do autor, frases, painel com sua trajetória e objetos pessoais, decoram o local. Em especial, dois itens me chamaram a atenção: um cartão postal que ele escreveu para sua filha e sua boina, que o acompanhava sempre. De emocionar.

Pensamentos
Nem o banheiro escapou

Parte de suas obras estão expostas em áreas carinhosamente chamadas de Degustando com Rubem Alves e Cardápio Rubem Alves, que é um convite à leitura.

Acervo Rubem Alves


A decoração é de muito bom gosto e o ambiente muito agradável.
Os clientes podem escolher entre três ambientes, sendo eles dois espaços internos e aos fundos uma linda e charmosa varanda.

Varanda

A casa oferece um cardápio com almoço, café da tarde e jantar. Composto por entradas frias e quentes, pratos elaborados com peixes e frutos do mar, massas frescas e carnes nobres.

Saladinha de entrada

Há também o almoço executivo, que inclui salada, prato principal e sobremesa. Esse cardápio varia todo mês e as opções são carne, peixe, frango ou massa.

Filé de peixe Martinique

Eu escolhi  um filé de peixe Martinique, delicioso grelhado, ao molho de acerola, com arroz branco e legumes na manteiga. A sobremesa escolhida foi mousse de frutas vermelhas.

Filé mignon ao molho madeira

Minha mãe escolheu o escalope de filé mignon, ao molho madeira e champignons, servido com arroz branco e purê de batata. A sobremesa escolhida foi mousse de manga.


Mousse de manga

Mousse de frutas vermelhas

Os pratos não demoraram a chegar e estavam deliciosos.
Para beber, pedimos suco de laranja.

Suco de laranja

A cozinha é comandada pelo renomado chef Jean-Claude Bernhard, nascido em Paris e formado em uma das melhores escolas de gastronomia da Europa, o Institut Paul Bocuse. Tivemos o prazer de conhecê-lo e claro, elogiar suas criações, pois os pratos escolhidos estavam sensacionais.
O atendimento foi impecável, cordial e discreto.

Pensamentos

Voltaremos com certeza para um café da tarde, pois a diversidade de cafés especiais é tentadora.
A casa funciona todos os dias da semana, a partir das 12h e conta com uma programação cultural bem interessante, como exposições, saraus, palestras, música ao vivo, lançamento de livros, entre outros.

Ipê amarelo, uma das grandes paixões do autor

No local, a obra do autor está disponível para consulta e também para compra.
Além de ser um ambiente delicioso, o Café Bistrô Rubem Alves proporciona momentos de reflexão, aliando cultura à gastronomia.




Café Bistrô Rubem Alves - $$$
Rua Dr. Emílio Ribas, nº 476 - Cambuí
Campinas - SP
Tel (19) 3395-6525

Nenhum comentário:

Postar um comentário