terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mercado Municipal Shangri-lá - Londrina


Sempre que estamos viajando, procuramos conhecer os mercados municipais, pois são lugares que concentram tradição e qualidade.
Nunca escrevi sobre nenhum deles, mas agora, inicio a seção.
Em Londrina - PR, fomos conhecer o Mercado Municipal Shangri-lá, localizado no bairro de mesmo nome.

Área gastronômica do mercado

Inaugurado em 1954 e carregado de história, o mercado é ponto de referência quando o assunto é gastronomia e lá, podemos encontrar de tudo um pouco.

Variedade de produtos do Empório

Degustação dos produtos do Empório Gastronômico

Passeamos pelos movimentados corredores e nos deparamos com floricultura, artesanato, produtos naturais, produtos orientais, legumes e verduras, pimentas, decoração, açougue, cerveja artesanal, entre outras lojas.

Casa do Malte, cervejas artesanais

Doce Mania, especializada em produtos orientais

Feijão, feijão, feijão

O local não é muito grande, mas é repleto de excelentes lojas e é muito bem frequentado.
Enquanto o marido estacionava a moto, fiquei reparando no movimento da Casa de Carnes Irmãos Furuta. Havia uma banca de defumados fantástica e uns clientes estavam pedindo para fatiá-las para comer em determinado bar do mercado. Isso era a cara do meu marido, e eu não via a hora dele chegar para mostrar o tesouro.

Defumados

Torresmo

Dito e feito. Assim que eu o apresentei para a casa de carnes, ele ficou babando e pediu para fatiar tanta carne, que tive que lembrá-lo que não estávamos em casa.


Com os defumados embrulhadinhos, fomos para o outro lado do mercado, onde se concentravam os boxes de comida.
Apesar de lotado, conseguimos uma mesinha bistrô na Mercearia do Gourmet. Pedimos uma cerveja para iniciar os trabalhos e ao falar para o garçom sobre nossa intenção de comer os defumados de outra loja ali no espaço dele, ele simplesmente nos abriu um sorriso e providenciou pratos e talheres.

IPA da Opa Bier, de Joinville SC

Pale Ale, da Queen's, de Arapongas PR

Observando a mercearia, vimos que tinha muita coisa boa por ali. Alhos em conserva, queijos dos mais variados tipos, azeitonas, palmitos, entre outras delícias.
Pedimos uma porção de parmesão uruguaio, alho espanhol em conserva e azeitona Gordal, acompanhadas de cervejas da região.

Delícias da Mercearia do Gourmet

Entramos para conhecer o box e conversamos um bom tempo com o proprietário, o simpático Manolo.

Nós e o Manolo

Clientes assíduos da Mercearia do Gourmet

Ao lado, ficava o box Assada & Cia, um restaurante e petiscaria de uma família japonesa, aberto desde 1968. Pedimos o cardápio e só tinha coisa boa. Além de pastéis, salgados e porções, o prato do dia era bacalhau e o cheirinho estava divino.
Em destaque no cardápio, como Especialidade da Casa, estava o bolinho de carne (que aqui chamamos de porpeta) e foi ele que pedimos.

Bolinho de carne, o melhor da cidade

O bolinho foi servido quentinho, molhadinho e sem gordura e estava acompanhado de uma pimentinha deliciosa. Ganhamos também uma porçãozinha do bacalhau para provar. Quanta gentileza!
Mais tarde viemos a saber que o tal bolinho de carne é o mais famoso da cidade e realmente faz jus à fama, pois é uma delícia.

Verduras e legumes fresquinhos, da Casa Onishi

Lindas pimentas da Casa Onishi

Produtos do Seu Dega Empório 

O mercado funciona todos os dias da semana, sendo de segunda a sábado, das 7h às 19h e aos domingos, das 7h às 12h30.
Assim, passamos uma tarde muito agradável, conversamos com moradores, proprietários de lojas e pudemos conhecer um pouco da cultura local. Um passeio imperdível.




Mercado Municipal Shangri-lá
Rua Visconde de Mauá, n° 168 - Jardim Shangri-lá
Londrina - PR
Tel (43) 3347-2308

Nenhum comentário:

Postar um comentário