sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Castelo de Aleppo - Campinas


Durante uma caminhada pelo Cambuí, um letreiro na fachada simples de uma casa me chamou a atenção, pois muitos amigos já tinham de falado (muito bem) desse restaurante, o Castelo de Aleppo.
Lá estávamos nós, na hora certa e no lugar certo, pois era exatamente horário de almoço e então, entramos para finalmente conhecê-lo.

Buffet com delícias sírias

Com uma decoração simples e temática, o restaurante foi inaugurado no final do ano de 2014. Especializado em comida árabe, está sob o comando de uma família de refugiados da Síria, que trouxe consigo, o delicioso tempero e tradições de sua culinária. A família residia em Aleppo, conhecida como "a cidade mais bonita e elegante do mundo", que infelizmente foi resumida a ruínas durante a guerra civil. Aleppo é a segunda maior cidade da Síria e está localizada a 350 km da capital Damasco.

Excelente variedade

O nome escolhido para o restaurante da família, foi uma homenagem a um dos maiores e mais antigos castelos do mundo e que faz parte da Cidade Antiga de Aleppo, classificada em 1986, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Esfihas

Na ocasião em que estivemos presentes, o sistema era self service (por quilo ou à vontade) e as comidas dispostas no buffet estavam de babar. Servida em uma boa variedade, havia tabule, homus, falafel, esfiha de carne, de vegetais e de legumes, mjadra, arroz sírio (com aletria), charutinho de repolho e de folha de uva, batatas, chakrie, batatas, pães, entre muitas outras delícias.

Falafel e esfihas

Dicas da Mi:
  • Kibe Frito
  • Kibe Assado
  • Mjadra (arroz com lentilhas e cebola frita)
  • Chakrie (fraldinha cozida na coalhada fresca)
  • Esfiha de Carne
Provando as maravilhas da família Zinou

Comemos de tudo um pouco e nos deleitamos. Tanto os pratos frios como os quentes, possuíam o sabor típico do tempero sírio, mas nada muito forte, e sim, leves e saborosos.

Mais opções

O bom do self service é que pudemos comer aos poucos e repetir aquilo que mais apreciamos.
De segunda a quinta-feira, são servidos o prato feito vegetariano ou com carne e de sexta a domingo, o sistema é self service, como provamos.

Doces tradicionais

Para encerrar, recomendamos provar os doces árabes, um mais gostoso que o outro. Comemos o famoso baklawa, um folhado árabe, recheado de nozes e damascos.

Delicioso Baklawa

No local, há um espaço com produtos árabes à venda, ótimo para levar um pouquinho dessa rica cultura para casa ou até mesmo presentear um amigo.

Produtos árabes à venda

No balcão, controlando a balança e o caixa, está o sr. Suhib Zinou, que com seu forte sotaque, me explicou alguns pratos que eu não havia identificado, como um frango com legumes, por exemplo. À frente da cozinha está sua esposa Chaza Alturkmani.

Mais esfihas

Quando chegaram ao Brasil em 2014, o casal e seus três filhos, optaram por abrir um restaurante porque, na visão deles, a dificuldade do idioma até então desconhecido, seria menor se trabalhassem com comida. Para eles a mudança foi drástica, pois ele é engenheiro civil e ela, era proprietária de uma agência de turismo. Agora são donos de restaurante e especializados em comida síria. Mesmo sentindo saudades da Síria, consideram o Brasil sua segunda pátria.

Kibe frito e assado

Desejamos muito sucesso e paz a essa família batalhadora e convidamos a todos para conhecer as delícias da Síria servidas no Castelo de Aleppo.

#Believe_in_Aleppo



Restaurante Castelo de Aleppo - $$
Rua Conceição, n° 511 - Centro
Campinas - SP
Tel (19) 2517-2156

Um comentário: