sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Bar do Rafa - Campinas


Localizado no Mercado Municipal de Campinas, mais precisamente no Box 111, o Bar do Rafa iniciou suas atividades em 2001.
Sob o comando do simpático Rafael, inicialmente o bar foi batizado de Bar do Tio, devido a presença do seu tio, o Dito. "Era tio pra cá, tio prá lá e então ficou Bar do Tio", explicou o Rafa. Após a saída do tio para tocar seu próprio bar, o nome do Rafa ganhou força e então o nome do tio foi saindo de cena aos poucos.

Mercado Municipal de Campinas, nosso Mercadão

Apesar de existir há uns bons anos, o bar era mais conhecido pelo pessoal que trabalha no centro da cidade ou por quem tem o costume de frequentar o Mercadão.
Tudo mudou a partir de 2016, quando o bar participou pela primeira vez do concurso Comida di Buteco (CdB) e passou a ser conhecido e frequentado por clientes de toda a cidade e até mesmo das cidades vizinhas, que vão ao Mercadão exclusivamente para conhecer o tal Box 111.

Esse é o Box 111

Foi assim com a gente. Já havíamos lido que o bar deve ser parada obrigatória para quem vai ao Mercado Municipal de Campinas, mas somente na ocasião de fazer a cobertura para o CdB, é que fomos conhecer o bar.

Os 10 mais

Não é preciso dizer que viramos fãs e que passamos a frequentar o bar, assim como a torcer para que ganhasse um lugar pódio, nos demais anos que participou do concurso.

Fraldinha Chapada, concorreu no CdB em 2017 (bolinhos de mandioca recheados com fraldinha na cerveja preta, milho e catupiry)

O box é pequeno e os clientes vão se acomodando nas banquetas em torno do balcão ou nas mesas improvisadas pelos garçons, com caixas de cerveja empilhadas.

O queijo é do box vizinho, sinta-se em casa

O cardápio é de babar, composto pastéis, salgados, lanches tradicionais e no prato, porções frias e quentes, saladas e tapiocas. O almoço também é muito procurado e a cada dia tem um prato especial, como a tradicional feijoada e a rabada. O carro-chefe é o filé de pescada branca com molho de camarão e foi com ele que o bar estreou no CdB.

Filé de Pescada do Tio, estreou no CdB em 2016


Dicas da Mi:
  • Porpeta de Carne
  • Bolinho de Bacalhau
  • Crocovo
  • Pastel de Camarão
  • Pastel de Bacalhau com Azeitona
  • Bolinho de Fraldinha (com milho e catupiry, na massa de mandioca)
  • Bolinho de Pernil (com tomate seco e requeijão, na massa de mandioca) 
  • Lanche de Costela da Casa (costela, queijo prato, cebolete, alface e azeite)
  • Lanche de Linguiça Caipira da Casa (linguiça caipira, queijo prato, ovo e vinagrete)
  • Filé de Pescada Branca com Molho de Camarão
  • Rabada
A famosa porpeta

Na dúvida, vá pedindo, pois tudo que é preparado ali é de comer de joelhos. Os salgados são sequinhos e muito bem recheados, os lanches são turbinados e os pratos além de fartos, tem um tempero todo especial.

Porpeta da Mama, concorreu no CdB em 2018

Em nenhuma de nossas visitas, deixamos de pedir a porpeta, pois ela é irresistível. Para acompanhar qualquer pedido, as pimentas da casa ficam à disposição em uma variedade admirável.

Pimentas da casa

Na hora do almoço, além da galera que come por ali, é impressionante ver o movimento dos marmitex, um atrás do outro.

Isca de peixe

Para beber são preparados sucos na hora, caipirinhas, cervejas estupidamente geladas, chopp e cervejas artesanais.

Cerveja sempre gelada

O atendimento merece todo destaque, pois é de uma rapidez espantosa. O jovem Matheus deve ler pensamentos, pois só do cliente olhar, ele já sabe o que deve providenciar.

Omelete no capricho

Fica até difícil entender como um lugar aparentemente tão pequeno, proporciona momentos gastronômicos tão prazerosos. Mas o segredo está no mezanino, onde dona Maria, mãe do Rafa, prepara tudo com muito carinho.

Cuscuz divino

Quanto ao espaço, como não tem como ser ampliado, a galera se ajeita da melhor forma e o improviso fica perfeito. 
Resumindo, o Bar do Rafa é show e reforçamos o time que diz que a parada lá é obrigatória!



Bar do Rafa - $$
Rua Benjamin Constant, Mercado Municipal - Box 111 - Centro
Campinas - SP
Tel (19) 3232-8970
https://www.facebook.com/Bar-Do-Rafa-Mercado-Municipal-De-Campinas-200766773741506/


Nenhum comentário:

Postar um comentário