segunda-feira, 7 de março de 2016

Jamie's Italian - Campinas


Convidada pela Magali Magalhães, assessora de imprensa da Journal Assessoria de Comunicação & Entretenimento, participei de um almoço para imprensa, no dia 26 de fevereiro, no recém-inaugurado Jamie’s Italian Campinas, que é o segundo restaurante da rede no Brasil e número 61º no mundo. O primeiro no Brasil, foi inaugurado em São Paulo, em maio de 2015.

Chef Jamie Oliver
Foto: 
David Loftus

Um pouco sobre Jamie Oliver e seu restaurante Jamie's Italian
Há oito anos, o inglês Jamie Oliver, famoso chef de cozinha, ativista na educação alimentar de crianças e personalidade da TV, decidiu compartilhar com o mundo seu conhecimento sobre comida italiana. O Jamie´s Italian é inspirado na paixão de Jamie pelo modo de vida italiano, especialmente da boa alimentação. Ele conta com o amigo e mentor Gennaro Contaldo para inovar e garantir a qualidade do conceito e cardápio com criatividade, simplicidade e paixão genuína pelo que faz.
O restaurante tem a proposta de oferecer comida saudável, sustentável e fresca (feita na hora) e não de alta gastronomia, como muitos erroneamente pensam.

Citação

Conhecido por utilizar apenas ingredientes de alta qualidade, Jamie Oliver faz questão de apresentar um menu autêntico, onde todas as receitas são experimentadas e testadas com o objetivo de se criar pratos fantásticos. Os ingredientes utilizados são sempre os melhores, cuidadosamente selecionados e seguem à risca o padrão da rede no mundo, com aprovação e homologação dos fornecedores pelo grupo Jamie Oliver. Entre os produtos importados estão as farinhas italianas, geleia de pimenta, azeitona preta de Gaeta, presunto italiano San Daniele, carnes curadas e alguns pães como a carta de música.

Balcão descontraído no bar

As carnes são free range, onde os animais são criados livres e sem confinamento, as linguiças não possuem conservantes e os peixes são exclusivamente de maricultura (Itapema).
Toda a equipe é treinada para ter um conhecimento profundo sobre todos os pratos servidos, a origem de cada um, criação, preparo, além das personalidades e histórias por trás de cada um deles.
Como nos demais restaurantes, a unidade campineira também ganhou projeto único, incorporando a personalidade da cidade.

Jamie's Bar

O espaço chama atenção pela fachada, em chapa envelhecida com vidro, jogo de pinturas texturizadas, ladrilho hidráulico, cerâmica esmaltada e concreto nos revestimentos da parte interna, design italiano composto por maquinário, móveis, luminárias e louças, todos vindos do exterior. Nas paredes, diversas tabuletas com sugestões de pratos decoram o local e ao mesmo tempo informam os clientes. Achei o ambiente super descolado, colorido e agradável, com música alta para animar.

Massas fresquinhas preparadas no local

O Jamie´s Italian Campinas está instalado na Alameda Parque Dom Pedro, nova ala de restaurantes do shopping Parque Dom Pedro, possui acesso para deficientes (com banheiro adaptado) e oferece serviço de vallet exclusivo. São 800 metros quadrados de área construída com capacidade para 240 pessoas. Com pé direito alto e salão aberto, possui um bar, batizado de Jamie's Bar, estação de massas, área de antepasto (reservada para o preparo de entradas, saladas e sobremesas), espaço com forno de pizza e cozinha, num único piso, onde os clientes podem acompanhar de perto todos os preparos.

Exclusividade em Campinas: Pizzas

A equipe, formada por 92 pessoas, recebeu treinamento do time inglês de Jamie Oliver entre janeiro e fevereiro deste ano e os principais funcionários do restaurante também foram treinados pelo time de Jamie na capital inglesa no final de 2015. Super simpáticos, bonitos e atenciosos, realmente pude perceber que a equipe foi extremamente bem selecionada e muito bem treinada.

Ares de armazém


O que rolou no Jamie's Italian
Logo no início do almoço, fomos surpreendidos com a presença do chef Lisandro Lauretti, apaixonado pela gastronomia e pelo conceito de alimentação saudável com qualidade, descendente de família italiana e discípulo de Jamie Oliver. Em 2012 provou a Jamie, que era a pessoa certa para ser sócio dele no Brasil. Lisandro Lauretti é chef executivo com especialização em consultoria e já assinou cardápios de aproximadamente 20 restaurantes. Além de Lauretti, estão na sociedade os empresários Bruno Laporta, Carlo Gadia, Diego Sala, Marcel Gholmieh e Marcelo Goldfarb.

Chef Lisandro Lauretti
Foto: Douglas Costanzo

Lizandro nos contou detalhes sobre todos os processos de produção, a rigorosa seleção de fornecedores e produtos e fez questão de ressaltar que no restaurante há restrição de pelo menos 80 itens, devido a produtos químicos, conservantes, etc. Foi devido a todos esses padrões rígidos que o restaurante levou quase 3 anos para ficar pronto.
Entusiasmado, nos contou que a unidade de Campinas fluiu mais fácil que a de São Paulo e muito contente com o resultado, já atingiu o número de 850 refeições ao dia.

Ambiente descolado

O chef sentou em nossa mesa, nos acompanhou durante todo o almoço e fugindo do protocolo, sugeriu pratos e porções que deveríamos obrigatoriamente conhecer.

Personalizado

Inicialmente, provamos alguns petiscos da casa, como os Nachos Italianos (raviolis crocantes de quatro queijos com molho arrabbiata), Lula Crocante (com maionese de alho, limão, pimenta dedo-de-moça, salsinha e alho frito) e o Arancini Margherita (bolinhos de risotto de tomate e mozzarella com molho arrabbiata).

Lula Crocante
Foto: Matt Russell

A unidade de Campinas prepara com exclusividade, pizzas artesanais em cinco sabores e para nosso deleite, provamos duas pizzas incríveis, a Margherita (molho de tomate, mozzarella de búfala, manjericão e azeite de oliva extravirgem) e a Parma (clássica Marguerita coberta com prosciutto, rúcula, parmesão e um fio de azeite trufado). As pizzas são simplesmente fantásticas e apesar de serem individuais, são bem generosas. Não resisti e repeti uma fatia da Marguerita.
O chopp também é novidade na unidade de Campinas, porém, experimentei dois coquetéis sem álcool, o Berry Blast (morango, maracujá, suco de limão siciliano e suco de cranberry) e o Orange Refresher (sucos de pêssego, laranja e abacaxi, batidos com um toque de xarope de maracujá).

Berry Blast

Na sequência foi servido Linguine com Camarões, a massa mais vendida no mundo. Preparada com camarões ao perfume de alho com erva-doce, tomate, pimenta dedo-de-moça, açafrão e caldo de peixe, finalizado com rúcula crocante, o prato realmente merece o título. Provamos também o Jamie's Sausage Parpardelle, a massa mais vendida no Brasil, preparada com ragú de carne de porco com erva doce e vinho tinto, finalizado com parmesão e pangrattato (que é conhecido como o parmesão dos pobres, feito com pão amanhecido). Ainda nas massas, provamos o delicioso Penne Carbonara, com pancetta crocante, alho-poró, tradicional molho carbonara e um toque de limão.

Linguine com Camarões
Foto: site Jamie's Italian

E como a intenção era que provássemos um pouco de tudo, foi servido um perfumado Rib-Eye Steak. Macio e delicioso, trata-se de um contrafilé grelhado servido com cogumelos portobello salteados, gremolata de limão, cebolas ao balsâmico e funky chips (batatas com lâminas de alho e salsinha). Nesse prato, pode ser acrescentado, manteiga trufada e lascas de trufas selvagens da Toscana.

Rib-Eye Steak
Foto: Matt Russell

Depois de toda comilança, chegou o momento das esperadas sobremesas, no qual apreciamos a Cheesecake de Limão Siciliano (cheesecake aveludada de mascarpone com limão siciliano, merengue italiano, lemon curd e calda de amora), o Brownie Épico (servido com calda de chocolate, sorvete de carameljo, flor de sal e pipoca caramelada com amaretto) e o doce mais traciocional da Itália, o Tiramisù (preparado com café espresso, mascarpone, raspas de laranja e chocolate).

Brownie Épico
Foto: 
Jamie Scott-Long

Para realmente finalizar, tomamos um café Santo Grão e fomos convidados a fazer um tour pelo restaurante, observando o preparo das massas.


Café Santo Grão

Além de decorar o ambiente, estão à venda no restaurante, livros de Jamie Oliver, azeites, vinagres, farinhas, molhos de tomate, pão italiano Carta di Musica, entre outros itens interessantes. Para quem quiser uma recordação, também estão à venda, os guardanapos da casa.

Mimos à venda

O Jamie's Italian Campinas funciona de domingo à quinta-feira, das 12h às 23h, de sexta-feira, sábado, feriado e véspera de feriado, das 12h à meia-noite.
Devido aos rígidos padrões da casa, não foi autorizada a publicação das fotos dos pratos em sites e blogs, as quais estarão disponíveis na nossa página no Facebook: Fan Page Blog Dicas da Mi

Foto: Divulgação


Jamie’s Italian Campinas - $$$

Parque Dom Pedro Shopping (Alameda Parque Dom Pedro)
Av. Guilherme Campos, n° 500 - Jardim Santa Genebra


Nenhum comentário:

Postar um comentário