terça-feira, 4 de outubro de 2016

Schwarzwald - Bar do Alemão - Curitiba


Durante uma viagem a Curitiba, segui os conselhos de minha prima Suze, que reside na cidade e foi categórica em dizer: "Não deixe de conhecer o Bar do Alemão".
Localizado no Centro Histórico de Curitiba, no calçadão do Largo da Ordem e cercado de outros bares, o Schwarzwald - Bar do Alemão iniciou suas atividades em 1.979, ou seja, é tradicionalíssimo.

Alemanha - Brasil - Curitiba

Assim que chegamos, nos deparamos com uma pequena e alegre fachada. Havia um daqueles painéis em que os turistas colocam as carinhas para tirar foto, e claro que nós também registramos o momento de casal alemão.

Foto de turista, rs

Ao entrar no bar, a surpresa foi grande, pois quem vê a pequena entrada, não imagina o real tamanho do bar, que é muito grande e possui capacidade para 800 pessoas muito bem acomodadas. A decoração é de encher os olhos, remetendo às tradicionais tabernas germânicas, com móveis rústicos pesados.

Alegre decoração

Camisas autografadas

Casa cantinho do bar possui um detalhe, como camisas de jogadores do Bayern Munchen autografadas, bandeiras, flâmulas, quadros, canecas, flores e claro, uma parede só com prêmios. O mascote Tiburso, fica bem no meio do salão, e também é difícil resistir a uma foto.

Tiburso, o mascote, no meio da galera

O cardápio é composto quase que integralmente por comida típica alemã, dividido em aperitivos (porções), refeições e sobremesas. Entre kassler, eisben, bockwurst, bratwurst e demais pratos, o prato de maior sucesso na casa é a Carne de Onça, preparado com quadradinhos de pão, cobertos com carne crua moída na hora, cebola e muita cebolinha. Recomenda-se salgar na hora de comer, acrescentar mostarda escura e regar com azeite. Assim fizemos.

Carne de Onça

Dicas da Mi:
  • Carne de Onça
  • Marreco Recheado (servido com purê de maçã, repolho roxo e salada)
  • Eisbein (joelho de porco) (servido com bockwurst salsicha vermelha e salada)
  • Spätzle (javali) (servido com purê de maçã e repolho roxo)
  • Apfelstrudel (folhado de maçã com nata)

Joelho de porco

Ficamos com vontade de provar o joelho de porco. Como vínhamos de outro bar, já tínhamos comido a tradicional Carne de Onça e notamos que a porção de joelho era bem servida, pedimos ao garçom se a casa poderia preparar uma porção aperitivo e gentilmente nosso pedido foi atendido.
Dessa forma, não fomos embora sem ter provado o delicioso joelho de porco.

O famoso Submarino

Para beber, fomos de Submarino, que é uma canequinha de Steinhäger mergulhada numa caneca de chopp. Além de ser delicioso e refrescante, o cliente pode levar a canequinha para casa. Como cada uma tem um motivo diferente estampado, pode-se colecioná-las. O curioso, é a frase embaixo delas "Este caneco foi roubado honestamente no Bar do Alemão".

Canequinhas colecionáveis

O chopp da casa é Itaipava, e o Bar do Alemão já recebeu por diversas vezes, o prêmio de melhor chopp da cidade. O cliente pode escolher entre as versões clara, escura, carioca, black ou weiss.
Durante toda a noite, a tradicional música alemã e o alto barulho das conversas, risadas e brindes, tornaram o ambiente descontraído e muito alegre.

Chopp Itaipava

O bar abre diariamente das 11h às 2h, inclusive aos domingos e feriados.
Podemos afirmar que o bar do Alemão é um lugar imperdível e pode ser considerado uma verdadeira atração turística da cidade.



Schwarzwald - Bar do Alemão - $$

Rua Claudino dos Santos, n° 63, Largo da Ordem
Curitiba - PR
Tel: (41) 3223-2585
http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário