segunda-feira, 8 de junho de 2015

Novidades no Bar Dona Flor - Campinas

Foto de Marcello Manconi

Na noite de terça-feira, estive presente no Bar Dona Flor, em uma degustação para a imprensa, onde nos foi apresentado o novo cardápio do bar, que comemorou há pouco, 1 ano de muito sucesso.
Sócio-proprietário do Dona Flor, o Chef Adriano Ramos, é formado em gastronomia. De família goiana, prepara em seu bar, porções especiais com sabores e combinações formidáveis.
A noite foi de muita fartura, regada à bebidas diversas, servidas sem cerimônia, conforme a preferência dos convidados.

Cerveja gelada a noite toda

Para iniciar a degustação, foi servido um prato que já faz parte do cardápio, sendo considerado a vedete da casa: as Canoas de Abobrinha. Muito bem apresentado, são abobrinhas italianas, recheadas com requeijão cremoso e bacon, gratinada com muçarela e parmesão. Sensacionais.

Canoas de Abobrinha
Na sequência, foi servida mais uma porção já existente no cardápio, e que de tão famosa, com certeza permanecerá eternamente. São os deliciosos Pêssegos do Chef, um prato que é especialidade do Adriano Ramos, o qual preparou por toda sua vida. Consiste em pêssegos em calda, recheados com requeijão cremoso, peito de peru defumado e ervas. Simplesmente incrível, a combinação agridoce é perfeita.

Pêssegos do Chef

Após todo mundo se deliciar com os pratos, chegaram as novidades, como a porção de Bolinho de Arroz com Alho Poró e Camarão. Servido com um delicioso molho curry e pimentas, a porção ganhou elogios de todos.

Bolinho de Arroz com Alho Poró e Camarão

Logo após, foi servido o Lanche de Caponata, recheado com antepasto à base de berinjela, rúcula, requeijão cremoso, servido no pão de ciabatta, no corte boca de anjo. Acompanhado de fritas, o lanche é leve e demasiadamente saboroso.


Lanche de Caponata

Então, quando todos já estavam estasiados, foi a vez do Mini-hambúrguer do Chef, preparado com fraldinha, muçarela, provolone, alface, tomate, cebola caramelada, no pão italiano. Pensem num hambúrguer prá lá de saboroso. Garanto que é melhor do que pensou. Macio, bem temperado e mega recheado, ganhou elogios e arrancou suspiros unânimes.

Mini-hambúrguer do Chef

Finalizando os pratos salgados, experimentamos a Lentilha com Costelinha Desfiada, servida com torradas temperadas. Perfeita para a noite que estava gelada e para o inverno que promete ser rigoroso, o caldo é revigorante e muito gostoso.


Lentilha com Costelinha Desfiada

E para ser perfeita, a degustação encerrou com um Creme de Graviola com Calda de Maracujá Roxo e Castanha Baru. Cremoso e com sabor peculiar, a sobremesa agradou a todos.


Creme de Graviola com Calda de Maracujá Roxo
e Castanha Baru

Entre um prato e outro, degustamos a exótica e picante caipiroska com limão, gengibre e pimenta dedo de moça. Linda e deliciosa, a bichinha é forte e deve ser degustada lentamente.


Caipiroska com
limão, gengibre e pimenta dedo de moça

Além dos pratos degustados, passam também a fazer parte do cardápio, as Batatas aos Murros, preparadas com carne seca, catupiry gratinado, queijo coalho e muçarela, a Fritada de Ovo Caipira, com alho, cebola, manjericão, azeitona preta, tomate e três queijos, acompanhada de cesta de pães e a Linguiça de Arreio, feita com carne bovina e toucinho, servida com vinagrete, farofa, torradas de alho com ervas e molhos de alho e mostarda. Outra sobremesa que entra para o cardápio, é o petit gateau e brownie, com uma bola de sorvete de creme
Para os fãs de vinho, a novidade fica por conta de uma pequena e bem selecionada carta, em parceria com a Excelência Vinhos, com vinhos argentinos, chilenos, portugueses e um carbenet sauvignon da vinícola Casa Valduga em taça ou em jarra de 700 ml.

Presentinho: deliciosa caponata

A noite foi especialmente saborosa e divertida, com a participação de diversos amigos blogueiros.
Ao nos despedir, recebemos uma caponata para levar para casa. Adorei o mimo.
Meus sinceros agradecimentos e parabéns ao Chef Adriano e sua esposa Érika, que pensaram com carinho em cada detalhe, recebendo a todos os convidados com esmero.

Chef Adriano Ramos e Erika Soares

O Dona Flor, abre de terça a domingo a partir das 16h.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Bar Dona Flor, confira a resenha que escrevi em 2014 http://meusbarespreferidos.blogspot.com.br/2014/04/dona-flor-campinas.html.
E para quem não se aguentar de desejo, corra o Dona Flor e confira as novidades do cardápio.

Bar Dona Flor - $$
Rua Rafael Sales, n° 828 – Castelo
Campinas – SP
Tel (19) 3342-4117


Nenhum comentário:

Postar um comentário