quarta-feira, 13 de julho de 2016

Milord Taverna - Campinas


Por total incompatibilidade de agenda, demorei a conhecer a Milord Taverna, uma casa que despertou a curiosidade e interesse de muitos, antes mesmo de sua inauguração, pois em janeiro deste ano, chegou fazendo barulho na cidade e tão logo, consagrou-se e conquistou um enorme número de fãs.

Na entrada, um ambiente mais reservado

A casa é temática e trouxe a cultura medieval para Campinas. Estar na taverna, é uma verdadeira viagem no tempo, nos remetendo à idade média e resgatando os costumes medievais. Para começar, todos os funcionários são vestido a caráter. Logo na entrada, os clientes são recebidos por uma graciosa Milady e então são encaminhados aos Milordes, que juntamente com o taverneiro, realizam o atendimento.

Milady Giovanna, recepciona os clientes

Instalada em um antigo casarão no centro da cidade, possui uma decoração caprichada e de muito bom gosto. Repleta de detalhes, vale a pena observar o piso, as paredes de tijolo aparente e as grandes mesas de madeira pesada. Diversos objetos compõem o ambiente, como brasões, tochas, barris, luminárias, cestos, bandeiras, pendões, escudos, espadas, elmos, entre outros.

Detalhes da decoração

Detalhes da decoração

No balcão, os milordes trabalham entre especiarias, canecas e garrafões pendurados. A iluminação da casa é feita com velas, deixando o ambiente muito aconchegante. No banheiro encontramos um barril transformado em pia. Tudo muito harmonioso.

Balcão movimentado e repleto de penduricalhos

A ideia de montar a taverna, surgiu após os sócios terem ajudado a organizar a Feira Medieval de Campinas, realizada na Estação Cultura, no ano de 2013. Ali, conheceram um público apaixonado pelo tema, no qual se aprofundaram ainda mais, e hoje, com o projeto concretizado, possuem a primeira taverna medieval do país, criada com a proposta de proporcionar uma experiência sensorial aos clientes, com música, atividades e até mesmo com perfume de floresta no ar.

Salão principal

O cardápio da casa é um caso a parte, pois foi totalmente pensado em cima dos costumes da época e elaborado pela chef Miriam Canesin. É composto por galeto, T-bone, coxa de peru, costelas bovina e suína, truta, bacalhau e a exótica carne de javali. Também encontramos saladas, caldos, verduras, legumes, frutas, pães e queijos.

Chopp Cevada Pura

Delícia de chopp na caneca

Para beber, a dica é o chopp Red Ale, que a cervejaria Cevada Pura desenvolveu exclusivamente para a Milord Taverna. Há também cervejas artesanais, chopp Baden Baden e o típico Hidromel, bebida alcóolica derivada da fermentação de mel e água. O Hidromel Milord Taverna foi desenvolvido com fórmula exclusiva Bee Gold, sendo um produto único, vendido no Empório da casa e oferecido no menu para harmonização com os pratos do cardápio.

Degustação de hidromel

Para ser ainda mais especial, o barman Douglas Sgoll, criou drinks que utilizam a bebida como base, acrescentando ingredientes como hortelã, limão e pimenta, trazendo para a experiência de imersão histórica, um pouco de contemporaneidade.

Produtos à venda

Com a chegada do frio, fomos convidados pela Tahiana Carnielli, Assessora de Imprensa da Milord Taverna, para conhecer o Cardápio Sazonal de Inverno.

Batatas Milord

Saborosa geleia de pimenta

Uma grande mesas estava reservada para os convidados e de entrada foram servidas batatas rústicas Milord, com uma geleia de pimenta deliciosa. Na sequência, os caldos foram servidos em belas panelas de cerâmica:
  • Caldo Celta: bem encorpado, é feito com beterrabas, batatas e carne desfiada. Também foi servida a opção para veganos e vegetarianos, substituindo a carne desfiada por cogumelos. Eu particularmente amei essa versão. 
  • Caldo Germânico: saboroso caldo de cevada cozida com linguiças diversas típicas da região (também com opção vegetariana, com legumes substituindo as linguiças). 
  • Cozido Milord: o mais tradicional cozido de legumes e carne vermelha, acompanhado de cevada cozida em grãos.
  • Caldeirão de Cobra: é um tradicional prato medieval, feito com ervilhas e linguiças em grandes pedaços.

Caldo Celta e Germânico

Caldeirão de Cobra

Cozido Milord

Os caldos foram elaborados com base em receitas típicas da idade média. Todas as opções servem muito bem duas pessoas e são acompanhadas de deliciosas e macias fatias de pão artesanal, preparado na casa.
Os caldos agradaram a todos, pois estavam muito saborosos e bem temperados, perfeitos para as noites de inverno. Encorpados e fugindo do convencional, é uma ótima opção de jantar.
Para beber, sucos foram servidos na moringa e o chopp, nas canecas. Tudo para agradar aos olhos e também ao estômago.

Suco de morango na moringa

Esse jantar de lançamento, ocorreu em uma terça-feira de muito frio e para nossa admiração, a casa estava lotada, inclusive com mesas reservadas para aniversários.
E se ainda não bastasse, todo esse sucesso é embalado de quinta a sábado, por apresentações de bandas que tocam músicas tradicionais das culturas medievais, celtas, germânicos e nórdicos.

Trajes medievais

Para entrar ainda mais no clima, há um espaço com roupas e acessórios temáticos, e já adianto que é impossível resistir e não tirar uma foto trajada. Na hora de acertar a conta, não deixe de dar uma espiada no empório, com diversos produtos à venda.

Quem resiste a uma foto?

Como na região é muito difícil de encontrar vagas na rua para estacionar, a casa trabalha com serviço de valet por R$ 20,00, com convênio com estacionamento.
A Milord Taverna funciona de terça a domingo das 18h às 23h30 e é uma excelente opção para passar momentos descontraídos, com ótima comida e bebida.


Milord Taverna - $$
Rua Sacramento, n° 367 – Centro
Campinas – SP
Tel: (19) 3308-2014
https://www.facebook.com/milordtaverna/

Nenhum comentário:

Postar um comentário