terça-feira, 16 de outubro de 2018

Gin Tônica é sucesso no Lado B - Campinas


Seguindo a tendência mundial e a febre nacional, o Bar Lado B lançou sua Carta de Gin Tônica (GyT) e fomos convidados a conhecê-la. A bebida que já passou por um período de quase esquecimento, hoje está em alta e é um dos cinco coquetéis mais pedidos em um bar. O drink é considerado um estilo e bebê-lo tornou-se um ritual, pois sua elaboração leva ingredientes botânicos muito aromáticos e com variedade de sabores levemente adstringentes, próprios do Gin, que resulta em um coquetel extremamente refrescante.

O bar

Segundo Caco Piccoli, um dos proprietários do Labo B, a casa pretende levar aos clientes, verdadeiras opções de Gin Tônica, feitas conforme os princípios da coquetelaria clássica.
A carta conta com oito drinques, é assinada pelo bartender Lemon Diez, que atua a 28 anos no ramo e traz a proposta de revisitar o clássico sem descaracterizá-lo, porém com uma leve interferência. “O clássico é preparado igualmente em todo mundo, catalogado pela IBA (Internacional Bar Association), então há um padrão. Se simplesmente misturar suco, xarope e fruta, deixa de ser um Gin Tônica clássico. O que eu fiz foi trazer uma nova experiência por meio de infusões e vaporizações sem mascarar a essência do gin e da tônica”, revela. Todos levam, por exemplo, a vaporização na finalização para acentuar aromas e sabores. São utilizados também, apenas rótulos de alta qualidade, como as linhas premium e superpremium, com graduações alcoólicas que variam de 40º a 47º, como Bulldog, Beefeater, Nordés, o brasileiro Amazzoni (Petro), entre outros.

O bartender Lemon Diez (de preto) e Caco Piccoli, um dos proprietários do Labo B 

Para harmonizar, Caco Picolli escolheu como ingrediente chave o pastrami, que é um embutido feito com carne bovina mantida em salmoura, mel, açúcar e alho, posteriormente defumada com sementes de coentro e pimenta preta.

Pastrami no laço de salsão grelhado,
gel de pimenta e gergelim

Iniciamos a noite com o Beefeater, uma infusão com mel, laranja confitada e desidratada, com vaporização de camomila. Harmonizado com pastrami no laço de salsão grelhado, gel de pimenta e gergelim.

Beefeater, infusão com mel, laranja confitada e desidratada, com vaporização de camomila

Na sequência provamos o Amazzoni, uma infusão com capim santo, guarnição de tangerina desidratada e vaporização com tangerina. Harmonizado com tomatinho turbinado envolto no pastrami com gengibre e cravo ao molho de limões.

Amazzoni, infusão com capim santo, guarnição de tangerina desidratada e vaporização com tangerina

Finalizando os drinques, nos deliciamos com o Nordés, sem infusão devido a complexidade do gin, com guarnição de manjericão basílico e vaporização de manjericão. Harmonizado com maça Smith dormida em gin e zimbro, envolta em pastrami.

Nordés, com guarnição de manjericão basílico e vaporização de manjericão

Maça Smith dormida em gin e zimbro,
envolta em pastrami

Para finalizar, foi servido um delicioso capeletti in brodo.

Capeletti in brodo

Podemos afirmar que o gin tônica veio para ficar e que nos próximos tempos, dificilmente outro drinque com destilado tomará seu lugar.

Conheça a Carta GyT do Lado B:

Beefeater
Infusão com mel e laranja desidratada
Vaporização com camomila

Beefeater 24
Infusão com cardamomo e pimenta-rosa
Vaporização da infusão com cardamomo

Bulldog
Infusão com hibisco e zimbo
Vaporização com zimbro

Gordon’s
Infusão com jasmim, casca de limão siciliano e carambola desidratada
Vaporização com jasmim

Tanqueray
Infusão com cascas de limão siciliano e alecrim
Vaporização com alecrim

Hendrick’s
Infusão com pepino e pétalas de rosas
Vaporização com água de rosas

Amazzoni
Infusão com capim santo e bitter de tangerina
Vaporização com mexerica


O Bar Lado B foi inaugurado em 2016 e caiu no gosto da galera, pois oferece cerveja artesanal, drinques exclusivos, música de qualidade e excelente cardápio. Sua decoração inspirada no mundo da música é belíssima e a programação musical de primeira, pode ser acompanhada pelo site do bar.



Bar Lado B - $$
Av. Albino José Barbosa de Oliveira, n° 1.240 - Barão Geraldo
Campinas - SP
Tel :(19) 3249-0015
www.barladob.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário