quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Workshop Cozinha Show – Cayena Bistrô - Campinas


A convite do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), estive presente em uma noite muito especial no Cayena Bistrô, onde ocorreu o Workshop Cozinha Show, um destaque do 5º Festival Gastronômico de Campinas, organizado exclusivamente para jornalistas e convidados.
No workshop, os pratos servidos no festival, são preparados ao vivo pelos chefs dos restaurantes participantes, com uma explicação detalhada de sua elaboração, desde a escolha dos ingredientes até a forma de servi-los.

Deliciosa entrada

A chef Manuella Delatorre, proprietária do bistrô, estudou em Barcelona, é brasileira de descendência cubana e assim, nessa miscigenação, aplica seus conhecimentos procurando fugir de receitas tradicionais e buscando inspiração nos sabores do mundo, que por sinal, é tema do festival em questão.

Thyago Camilo, especialista em cervejas, da Brasil Kirin 

Sugerindo a harmonização de bedidas com os pratos servidos na noite, esteve presente no local, o representante da Brasil Kirin, Thyago Camilo, especialista em cervejas, o qual nos falou um pouco mais sobre a Baden Baden, uma conhecida cerveja artesanal, produzida em Campos do Jordão. Foram passados diversos aspectos importantes que devem ser apreciados, como a parte auditiva que deve ser observada ao abrir a garrafa, a parte visual com as diferentes tonalidades, a parte olfativa, onde sentimos o aroma após agitar um pouco o copo e por fim a parte do paladar, onde degustamos a cerveja que ao passar pela saliva, é possível diferenciar se ela é doce, amarga, ácida, etc. Muito válidas as orientações sobre harmonização de cervejas premium.

Terra Brasilis

O Cayena Bistrô participa do Festival Gastronômico com o seguinte menu:
  • Entrada: Terra Brasilis (bolinho de filhote com açaí e crocante de farinha d’água) 
  • Prato Principal: Cuba Tropicana (nhoque de banana da terra com ragú de roupa velha)
  • Sobremesa: Makia Mediterrânea (brûlée de limão siciliano e alecrim)

Harmonização com Pilsen Cristal

Ao longo da noite, Manuella passou dicas incríveis da cozinha e tratou do assunto com desenvoltura e muita paixão pela sua arte.
Iniciou os trabalhos com a preparação do bolinho de filhote de piraíba, um peixe de rio que conforme seu relato, gosta muito de utilizar no bistrô. O bolinho leva ingredientes como pimenta branca em grãos, sementes de coentro, cúrcuma, leite de coco e suco de limão siciliano. Foi servido de forma impecável e estava muito saboroso.

Cozinha Show - Chef Manuella e sua equipe

Enquanto os convidados degustavam a entrada acompanhada da cerveja Pilsen, Manuella começou a preparação do prato principal, o Cuba Tropicana, um nhoque que tem como ingrediente principal a banana da terra. Conforme explicação da Manuella, quanto mais escura, mais doce está a banana e melhor para utilização nas receitas. Sempre questionada o que seria ragú, ela explicou que basicamente é uma carne cozida ao molho, e que roupa velha, é um prato típico cubano, preparado com fraldinha, mas que em seu restaurante, ela prepara com filé mignon.

Cuba Tropicana

O Cuba Tropicana foi servido aos convidados e recebeu elogios de todos, pois estava muito gostoso e exótico, misturando sabores doces e salgados. Foi lembrado que este prato participou do Evento Gastronômico Chefs na Praça, e para tal foram utilizados setenta quilos de banana da terra, sendo servidas cerca de 500 porções.

Cayena & Baden Baden

Finalizando a noite, foi preparada a sobremesa, Makia Mediterrânea, com limão siciliano, açúcar demerara, ovo, creme de leite, fava de baunilha e alecrim.

Baden Baden Weiss

Os copos foram trocados e abastecidos com a cerveja Weiss, mais forte e encorpada que a Pilsen. Seguimos atentos ao passo a passo da preparação da sobremesa, e assim que foi servido o brûlée, os elogios foram unânimes, encerrando a noite com chave de ouro.

Makia Mediterrânea

Foi um evento muito interessante, realizado em um bistrô de largo prestígio, na agradável companhia de convidados especiais.
O 5° Festival Gastronômico de Campinas ocorre até o dia 11 de agosto de 2013 e ainda dá tempo de você saborear todas essas delícias.


A blogueira Mi e a Chef Manuella Delatorre

Cayena Bistrô - $$$
Rua Capitão Francisco de Paula, n° 264 - Cambuí
Campinas - SP
Tel (19) 3385-3033
www.cayenabistro.com.br

8 comentários:

  1. Adorei...Como sempre muita informação boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tata!!!!
      Que bom que gostou, fico feliz!!!
      Obrigada!!!
      Bjs
      Mi

      Excluir
  2. Uau! Que matéria maravilhosa, super explicativa e cheia de informações preciosas.
    parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Souza Lima
      Muito obrigada pelas gentis palavras!!!
      Abraços
      Mi

      Excluir
  3. Mandou muito bem, deve ser muito legal participar de um evento assim e você merece.

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Cayena ano passado com minha esposa e gostei muito de tudo.
    E também gostei muito da forma como você trouxe a nós clientes, as novidades do local.
    att

    ResponderExcluir