segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Rojão do Balaio - Ribeirão Grande


Há um bom tempo, vimos no programa O Diário do Olivier, do Olivier Anquier, uma reportagem sobre uma iguaria da culinária caipira, originária do município de Ribeirão Grande. A reportagem mostrava a tradição do Espeto de Rojão, que teve início há mais de 150 anos no município e foi mantida pela família dos criadores da receita, ganhando ao longo dos anos, grande destaque na região.

Casa de Carnes Balaio

No mesmo ano de 2015, fomos até a cidade, mas infelizmente como não sabíamos que a famosa comida deveria ser reservada com antecedência, voltamos apenas com a água na boca. Já neste ano de 2018, para não ficar novamente na vontade, entramos em contato antecipadamente e providenciamos a nossa reserva.

Braseiro

O Sr. João Cláudio Ferreira, mais conhecido como Balaio, é bisneto de um dos criadores da receita e possui uma casa de carnes chamada Balaio. Ao lado, há um terreno onde o prato é preparado. Atualmente, para conforto dos clientes, a comida é servida na Sorveteria e Lanchonete Parof, localizada do outro lado da praça.

Esse é o famoso Espeto de Rojão do Balaio

Curiosos sobre a receita? Passada de geração para geração, o espeto de rojão basicamente é preparado com carne porco moída (pernil e lombo), cheiro verde, sal, alho, cebola, ovos, farinha de milho peneirada bem fininho, pimenta e vinagre. Deve-se mexer tudo até formar uma pasta uniforme. Em seguida, molda-se a carne no formato do rojão em espeto de eucalipto reflorestado, finalizando com o barbante de algodão, que amarra a carne. Depois é só levar ao braseiro para assar.

Saladinha de entrada

Couve refogada

O prato é acompanhado de salada, arroz branco, tutu de feijão feito com farinha de milho, couve refogada e torresmo. Como somos bons de boca, ainda pedimos ovos fritos.

Ovos fritos

A comida é super caseira e o temperinho maravilhoso. Tudo servido com limão cravo e pimentinha da casa. O Espeto de Rojão realmente faz jus à sua fama e nos deliciamos com três unidades dele, que serviu muito bem oito pessoas. Sensacional!!

Arroz e tutu de feijão

Torresmo nota mil

Em 1997 a versão comercial do Espeto de Rojão foi patenteada, como forma de manter a origem cultural dessa especialidade da culinária, da pacata cidade de Ribeirão Grande.
A dica é aproveitar o fim de semana para passear, fazer a reserva e se deliciar com essa iguaria.



Rojão do Balaio - $$
Praça Bom Jesus, n° 44 - Centro
Ribeirão Grande - SP
Tel (15) 99711-9691 - 99707-6227 - 3544-1146


Sorveteria e Lanchonete Parof - $$
Praça Bom Jesus, n° 59 - Centro
Ribeirão Grande - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário